Saber o limite de pontos para a suspensão da CNH é essencial para que você não fique sem a sua habilitação. Isto é, conhecer as regras de trânsito é uma necessidade comum entre motoristas que desejam evitar problemas com o documento.
Manter uma boa conduta no trânsito garante a segurança de todos e ajuda a evitar infrações que podem resultar em penalidades, como a suspensão da carteira de habilitação.
Mas com quantos a CNH é suspensa com acúmulo de infrações? Entenda melhor o sistema de pontuação da habilitação e qual limite você pode atingir antes de ter o documento suspenso!
Como funciona a pontuação da CNH?
A pontuação da CNH funciona conforme a gravidade das infrações cometidas. Cada infração gera uma certa quantia de pontos, somados à carteira de habilitação do motorista.
Assim, caso o número de pontos atinja o limite máximo permitido, o condutor pode ter a carteira de habilitação suspensa. Ou seja, para cada infração cometida, uma pontuação é atribuída à CNH.
Quais são os tipos de multas?
Além de saber com quantos pontos a CNH é suspensa, você também deve entender quais são os tipos de multa. Como já destacamos, a pontuação é atribuída conforme a gravidade.
Ou seja, cada tipo de infração no trânsito resulta em uma quantidade específica de pontos que afetam a CNH. Veja a seguir os tipos de infrações e como elas influenciam sua pontuação!
Infração leve
Esse tipo de infração está relacionado a ações que apresentam baixo risco à segurança e causam danos mínimos.
Infração média
As infrações médias envolvem transgressões que apresentam risco razoável à segurança, em comparação com as infrações leves, como transitar na contramão de direção, e resultam na aplicação de 4 pontos na CNH. Esse tipo de infração está relacionada a ações que representam risco moderado no trânsito.
Infração grave
As infrações graves envolvem ações que apresentam risco considerável à segurança, em comparação com as infrações leves e médias, como o condutor ou passageiro deixar de usar o cinto de segurança, e resultam na aplicação de 5 pontos na CNH.
Esse tipo de infração está associada a comportamentos que representam riscos elevados e podem causar danos significativos.
Infração gravíssima
A infração gravíssima representa o maior grau de risco para a segurança do motorista, pedestres e demais agentes de trânsito. Assim, cometer esse tipo de infração pode resultar em uma penalidade mais severa.
Entre as ações consideradas gravíssimas estão dirigir sob influência de álcool, conduzir veículo sem habilitação e disputar corridas, entre outras.
Cometer esse tipo de infração resulta na aplicação de 7 pontos na CNH. A depender da infração, o motorista ainda pode ter o veículo apreendido e o direito de dirigir suspenso.
Com quantos pontos ocorre a suspensão da CNH?
O limite de pontos para suspender a CNH pode variar entre 20, 30 ou até 40 pontos, dependendo de fatores como a gravidade das infrações cometidas no período. A CNH pode ser suspensa se o motorista acumular o limite de pontos permitido em um período de 12 (doze) meses.
A quantidade varia da seguinte forma:
- Sem infrações gravíssimas no período: 40 pontos
- Uma infração gravíssima no período: 30 pontos
- Duas ou mais infrações gravíssimas no período: 20 pontos
Para infrações específicas, a penalidade de suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada independentemente da quantidade de pontos na CNH.
Quem tem direito a 40 pontos na CNH?
Os motoristas que não cometerem infrações gravíssimas no período de 12 meses têm o limite de 39 pontos na CNH. Isso significa que o condutor pode acumular até 39 pontos antes que o documento seja suspenso. De modo que, ao atingir 40 pontos, a CNH poderá ser suspensa, observados os demais fatores legais.
Como saber se a CNH está com multa?
Mas não basta apenas saber com quantos pontos a carteira de habilitação é suspensa, você também precisa entender como consultar o número de pontos na CNH. E, para saber se a CNH está com multa, siga o passo a passo:
- Acesse o site do Detran do seu estado;
- Faça login com seus dados pessoais;
- Navegue até a seção de multas ou consulta de pontos;
- Verifique se há infrações registradas na sua carteira de habilitação.
Quanto tempo leva para aparecer a multa na CNH?
A multa pode levar até 30 dias para aparecer no sistema do Detran, dependendo do tempo necessário para o processamento da autuação pelas autoridades de trânsito. Durante esse período, o condutor pode não visualizar a penalidade no sistema.
Mesmo que a infração tenha sido aplicada por um agente de trânsito, o condutor também poderá saber qual a multa e a pontuação recebida.
Qual o prazo para zerar os pontos da CNH?
De acordo com a Lei 14.071/2020, o prazo para zerar os pontos da CNH é de 12 (doze) meses. Após esse período, os pontos das infrações são excluídos do histórico. Mas isso só acontece se o motorista não tiver atingido o limite de pontos e sua CNH não tenha sido suspensa.
Agora que você já sabe quantos pontos suspendem a carteira, basta consultar se está próximo ou não de atingir o limite e se precaver para não cometer outra infração no período restante.
Como saber se a carteira de motorista está suspensa?
No caso de já ter atingido o limite de pontos, o condutor terá sua carteira de habilitação suspensa. Mas como saber se sua CNH já está suspensa?
Para verificar esse ponto, confira este passo a passo:
- Acesse o site do Detran do seu estado;
- Faça login com seu CPF e dados da CNH;
- Vá até a área de consulta de situação da CNH;
- Verifique o status do seu documento.
Agora que você sabe quantos pontos podem levar à suspensão da CNH, basta seguir as regras de trânsito e evitar acumular infrações. Isso garantirá que você dirija com segurança e tranquilidade, sem correr o risco de ter sua carteira de habilitação suspensa. Não deixe de conferir outros artigos no blog para mais dicas!