A sua segurança é da nossa conta
A sua segurança é da nossa conta
Saiba como se proteger
Saiba como se proteger
Conheça os principais tipos de golpes
Como acontece:
Você recebe mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS com ofertas tentadoras ou assuntos urgentes, contendo links e/ou anexos. Dizem que você precisa preencher seus dados, geralmente de uma forma alarmante ou com ameaças (como um bloqueio de conta, por exemplo). Ao preencher as informações, os golpistas passam a ter acesso a sua conta ou seus cartões.
Como se proteger:
- Leia e-mails, mensagens e SMS com atenção e desconfie de pedidos estranhos ou ofertas boas demais para serem verdade;
- Não informe dados pessoais e bancários, nem senhas por telefone, e-mail ou SMS;
- Cuidado com mensagens com erros de digitação e que têm um tom de urgência;
- Não abra anexos de desconhecidos e bloqueie números suspeitos;
- Sempre que identificar um golpe de roubo de informações, utilize o recurso do seu e-mail para Relatar a Mensagem como Spam ou Tentativa de Golpe;
- Em caso de dúvidas, contate os canais de atendimento do BV para confirmar a mensagem recebida.
Como acontece:
A tentativa de golpe tem ocorrido via SMS ou Whatsapp, mas, principalmente, pelo whatsapp. O golpista se identifica como consultor ou consultora do BV, envia uma proposta comercial e, após aceite da proposta pelo cliente, são solicitados os dados pessoais e da empresa. A partir daí, o golpista pede ao cliente um pagamento para a liberação do financiamento.
Atenção!! O BV não solicita pagamentos antecipados para concessão de empréstimos e financiamentos por meio de terceiros. Não realize pagamentos sem antes confirmar com o BV. Não efetue negociações ou pagamentos fora de nossas ferramentas oficiais.
Como se proteger:
Leia e-mails, mensagens e SMS com atenção e desconfie de pedidos estranhos.
Verifique os números de envio e remetentes de e-mail
Questione mensagens com erros de digitação e que têm um tom de urgência..
Em caso de dúvidas, contate o serviço de atendimento do BV para confirmar a mensagem recebida ou entre em contato com o seu relacionamento dentro do banco.
Não informe dados pessoais importantes por telefone, e-mail , SMS ou whatsapp.
Não abra anexos de desconhecidos e bloqueie números suspeitos.
Não clique em links de números suspeitos
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento, clicando AQUI.
Como acontece:
Você recebe uma mensagem com um link de uma página ou site falsos. Dizem que você precisa preencher seus dados, para sua conta não ser bloqueada. Com as informações enviadas, o golpista acessa sua conta bancária ou faz compras na internet.
Como se proteger:
Leia e-mails, mensagens e SMS com atenção e desconfie de pedidos estranhos.
Questione mensagens com erros de digitação e que têm um tom de urgência.
Em caso de dúvidas, contate o SAC BV para confirmar a mensagem recebida.
Não informe dados pessoais importantes por telefone, e-mail ou SMS.
Não abra anexos de desconhecidos e bloqueie números suspeitos.
Como acontece:
a. Invasão da conta
O golpista entra em contato como se fosse um funcionário do banco e te convence a informar o código de segurança do seu WhatsApp. Com o código em mãos, é possível acessar sua conta. Assim, ele finge ser você e pede dinheiro para os seus contatos.
b. Criação de conta falsa
É criada uma nova conta de WhatsApp, utilizando seu nome e sua foto de perfil. Com a conta falsa, o golpista diz aos seus contatos que aquele é seu novo número e pede dinheiro emprestado se passando por você.
Como se proteger:
Nunca passe os códigos de confirmação do WhatsApp, recebidos por SMS.
Não compartilhe seu número em redes sociais.
- Se um amigo ou familiar pedir dinheiro emprestado, sempre confirme se realmente é a pessoa que está pedindo (por chamada de voz ou até de vídeo).
Como acontece:
O golpista entra em contato como se fosse um funcionário do banco e diz que houve uma compra duvidosa. Depois, solicita seus dados pessoais, senhas e endereço. Em seguida, informa que um funcionário visitará sua residência para trocar seu cartão. Com os dados e o cartão em mãos, o golpista faz saques, compras e transações.
Como se proteger:
Não passe seus dados pessoais e informações importantes por telefone.
Não entregue seus cartões, mesmo a pessoa alegando ser funcionária do banco.
Corte o chip de cartões cancelados, danificados ou que você não vai mais utilizar.
- Após uma ligação suspeita, espere alguns minutos antes de ligar nos canais de atendimento. Assim, não há risco de golpistas interceptarem a ligação.
- Verifique se as ligações recebidas são verdadeiras. Na dúvida, consulte nossos canais de atendimento oficiais.
Como acontece:
Os golpistas utilizam algumas estratégias para adulterar a maquininhas de cartões. As mais comuns são: o entregador diz que o visor da máquina está quebrado e cobra um valor maior sem você perceber; ele pode dizer que o estabelecimento cobrou um valor errado e exige um pagamento extra na hora da entrega; ou fala que que o pagamento teve problemas e não foi concluído, pedindo então que pague novamente.
Como se proteger:
- Sempre que possível, pague direto pelo aplicativo;
- Caso tenha que pagar no ato da entrega, procure pagar em dinheiro;
- Sempre confira o valor digitado na maquininha de cartões e no comprovante;
- Se possível, solicite o comprovante impresso do pagamento;
- Não entregue seu cartão a outras pessoas. Procure pagar no crédito, cobrindo as informações como número e CVV;
- Desconfie se a tela da maquininha estivar coberta ou quebrada.
Como acontece:
- a. Capturador de sessões:
Os golpistas encaminham um e-mail ou PDF com um arquivo. Se aberto, ele infecta seu dispositivo com um vírus, alertando os golpistas quando um aplicativo ou site de banco é acessado. Feito isso, eles "capturam" os seus dados e acessos do banco.
- b. Falso funcionário
Os golpistas fingem que são funcionários do banco. Eles pedem seus dados pessoais e financeiros, com o discurso de regularizar o cadastro do Pix ou criar uma nova chave. Por fim, dizem que vão testar o funcionamento, forçando transferências.
Como se proteger:
- Fale com nossos canais oficiais para tirar dúvidas e verificar se a mensagem é verdadeira.
- Não acredite em benefícios, brindes, cupons ou prêmios por meio da chave Pix.
- Não passe suas informações por telefone, nem realize transferências de "teste".
Como acontece:
O golpista diz ser um funcionário do banco, geralmente pelo telefone ou WhatsApp. Ele até pode simular barulhos de escritório e falas padrões dos bancos! Durante a conversa, ele apresenta alguma solução para tentar obter seus dados, como senhas e códigos de segurança. Com essas informações, realiza transferências, compras e acessa seu WhatsApp para extorquir seus contatos.
Como se proteger:
- Nunca informe sua senha para outras pessoas.
- Ative a verificação em duas etapas para aplicativos de mensagens e do banco.
- Explique sobre o golpe do falso funcionário para quem mora com você.
- Desconfie de contato surpresa feito por empresas conhecidas e desconhecidas.
Como acontece:
O golpista envia mensagem ao seu celular ou por e-mail, com o objetivo de coletar senhas bancárias, dados do cartão de crédito e outras informações confidenciais.
Como se proteger:
Desconfie de mensagens com erros gramaticais e links suspeitos.
Sempre que receber uma mensagem no nome do BV, confira o remetente.
Nunca solicitamos CPF ou dados pessoais por e-mails e mensagens.
Como acontece:
Os golpistas dizem que há dinheiro do seu FGTS disponível para saque. Com a mensagem, enviam um link de sites falsos. Em seguida, solicitam dados pessoais, que são utilizados para sacar seu FGTS, fazer empréstimos ou abrir contas em bancos.
Como se proteger:
Não clique em links de mensagens enviadas por canais não oficiais.
Verifique se o site que pede suas informações é oficial e confiável.
A imprensa normalmente informa quando saques do FGTS são liberados. Verifique se existem notícias sobre o assunto para se proteger.
Entre em contato com o FGTS pelos canais oficiais, para verificar se existem valores disponíveis e se a mensagem recebida é verdadeira.
Baixe o aplicativo do FGTS. Com ele, você pode acompanhar seu saldo mensal.
Verifique seu CPF em sites especializados, como o Serasa, para garantir que não estão utilizando seus dados indevidamente.
Como acontece:
Os argumentos usados podem ser antecipação de parcelas, taxa de cadastro, taxa administrativa e contratação de avalista. Após o pagamento solicitado, os golpistas desaparecem sem entregar o prometido.
Como se proteger:
Evite passar dados pessoais e bancários.
Recuse ofertas de empréstimos e financiamentos por mensagens, telefone e sites desconhecidos.
Nunca deposite valores adiantados, nem para pagamento de taxas.
Desconfie de ofertas muito atrativas de empréstimo
Como acontece:
Os golpistas emitem boletos de contas comuns, como cobranças de imposto, água, energia e faturas de cartão de crédito. Eles são personalizados e podem chegar por e-mail, SMS ou até pelos correios. Em alguns casos, eles podem até criar sites falsos onde as vítimas podem gerar seus próprios boletos. Eles utilizam o nome do banco, mas possuem o código de barras alterado para que os golpistas recebam o dinheiro.
Como se proteger:
Não conseguir ler o código de barras pode ser um sinal de boleto falso. Sempre confira os 3 primeiros dígitos, que devem ser iguais ao número do banco BV, e se os últimos dígitos correspondem ao valor a ser pago;
Antes de fazer o pagamento do seu boleto BV, confirme se o beneficiário final está correto. Ele sempre deve ser um dos beneficiários abaixo:
BV Financeira S/A CFI - CNPJ 01.149.953/0001-89
Banco Votorantim S/A - CNPJ 59.588.111/0001-03
Banco BV SA - CNPJ 01.858.774/0001-10
- Evite pagar boletos recebidos por e-mail. Se você é cliente de financiamento de veículos, cartões e conta digital, a forma mais segura de acessar seus boletos é pelo nosso app. Para todos os clientes, temos a opção de acessar pela Minha BV.
- Opte por débitos diretos autorizados (DDA): O DDA envia o boleto diretamente para sua conta. Ele é mais prático e seguro.
Como acontece:
Geralmente, esses golpistas entram em contato com as vítimas se passando por uma empresa legítima e informam sobre a entrega de brinde ou um presente. Mas, para que a vítima consiga receber o brinde, o entregador solicita uma foto de confirmação da entrega, ele também pode solicitar dados pessoais ou até o pagamento de uma taxa de entrega. Ao obter esses dados, o golpista pode contratar produtos bancários em nome da vítima.
Como se prevenir:
Não informe dados pessoais ou bancários nesse tipo de situação
Não permita que tirem fotos ou selfies com seus documentos em mãos
Desconfie se o entregador solicitar o pagamento de taxas de entrega
Evite passar o seu cartão em maquininhas com o visor quebrado
Ative mensagens de alertas para transações realizadas
Não entregue seu cartão e não mostre sua senha
Se cair em algum golpe, faça o boletim de ocorrência e notifique seu banco.