Ao adquirir um carro, além do custo total da compra, você precisa ter na ponta do lápis outras despesas, como combustível, manutenções pontuais, licenciamento, DPVAT e o IPVA. Por isso, entender o significado de IPVA e como fazer sua consulta, pode te ajudar a entender o que está pagando.
Por ser um imposto que precisa ser pago todo início de ano, é preciso ficar atento às suas variações e as possibilidades de pagamento. Então, se você quer entender qual o valor do IPVA e todos os seus detalhes, continue a leitura!
O que é IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — IPVA — precisa ser pago anualmente pelos proprietários de veículos. Ele surgiu em 1986 como substituto à Taxa Rodoviária Única (TRU).
Anteriormente, a TRU era utilizada para ajudar nos custos do sistema de transportes. Porém, mesmo que o IPVA seja um tributo associado ao Transporte, sua utilidade não é exclusiva para isso.
A divisão do valor recolhido com o IPVA é feita entre os estados, municípios e o governo federal. Esse dinheiro é destinado para diferentes setores públicos, como mobilidade, saúde e educação, por exemplo, ou até mesmo para a manutenção de ruas e rodovias. Ou seja, a sua finalidade vai além do transporte, como era o destino da TRU.
Quando sai o valor do IPVA?
Uma das principais dúvidas é se o IPVA é anual ou mensal. Apesar de ser um imposto cobrado anualmente, ele pode ser pago de forma parcelada ao longo de alguns meses para facilitar a vida de quem não consegue pagá-lo à vista.
O valor do IPVA varia conforme a alíquota aplicada de acordo com cada estado brasileiro, que varia entre 1,5% a 4% em cada um. Esse valor é aplicado sobre o valor atual de mercado do automóvel, conforme a Tabela Fipe — Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já no caso de um carro zero, seu valor de referência é o da nota fiscal.
Apesar dos contribuintes terem a opção do parcelamento, quando quitado de uma única vez, os descontos do IPVA podem ser de até 20%. Além disso, o preço do IPVA depende também de fatores externos que ajudam na variação do valor. Em 2022, por exemplo, ele aumentou, em média, 22%, devido ao aumento dos preços dos veículos usados e seminovos.
Para o Estado de São Paulo, a partir do dia 1º de janeiro, já será possível consultar o valor do IPVA que será pago em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou por meio do internet banking. Para essa consulta, é preciso ter em mãos o número do Renavam do veículo.
Também é possível verificar diretamente no Portal da Secretaria da Fazenda ou pelo canal do Governo, com o número da placa e do Renavam.
Qual o valor do IPVA a ser pago?
Como vimos, para saber qual o valor do IPVA, é preciso saber alguns valores-base. Confira-os a seguir:
Valor venal
O venal é uma estimativa do governo sobre o valor de alguns bens. O seu principal objetivo é ter uma base para calcular alguns tributos.
No caso, o valor venal será utilizado como base de cálculo do IPVA. Para carros zero-quilômetro, é o valor total que consta no documento fiscal na hora da aquisição do veículo. Para carros seminovos e usados, o valor venal segue o cálculo da Tabela FIPE.
Alíquotas
A segunda etapa é você conferir a alíquota com base na sua localidade. Ou seja, a porcentagem de imposto que será cobrada pelo veículo. Confira abaixo as taxas!
Estado | Taxa do IPVA |
Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins | 2% |
Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe | 2,5% |
Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima | 3% |
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná | 3,5% |
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo | 4% |
Goiás | 3,75% |
Tabela FIPE
É por meio da Tabela Fipe que é estimado os valores dos veículos para negociação, inclusive, até órgãos oficiais a usam como base. Ela é atualizada todo mês com o valor médio dos veículos, usados como parâmetro para avaliações e transações.
No ano de 2021, segundo a Tabela FIPE, os veículos usados tiveram uma valorização de 30%. Isso aconteceu devido à pandemia, falta de matéria-prima para a fabricação de automóveis, como chips e semicondutores. Com isso, houve falta de veículos novos no mercado e a procura por seminovos acabou crescendo, aumentando seus valores.
Já a partir do segundo semestre de 2022, já foi possível observar uma lenta e gradual queda nos preços dos veículos usados.
Como faço para saber o valor do IPVA?
Para saber qual o valor do IPVA, é preciso calcular com base no valor venal do veículo e a alíquota aplicada em cada estado. Veja mais detalhes a seguir:
Como calcular o valor do IPVA?
Com as duas informações em mãos, basta, então, multiplicar a alíquota pelo preço médio do veículo, para encontrar o valor do IPVA:
Valor do veículo x valor da alíquota = valor do IPVA.
Exemplo:
- Um veículo do estado de São Paulo com o valor de R$40.000;
- O cálculo fica, então: 40.000 x 4% (alíquota de SP) = R$1.600 de IPVA.
Além disso, é importante ficar atento às regras de desconto de cada estado.
Como consultar o valor do IPVA?
Para consultar o valor do seu IPVA, você pode acessar o site da Secretaria da Fazenda ou DETRAN do seu respectivo do seu estado, por meio dos seguintes sites:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Tocantins.
Além disso, você pode pesquisar o modelo do seu veículo no site da FIPE e calcular o valor com base na alíquota do seu estado.
Formas de pagamento: à vista ou parcelado?
Outro fator que acaba determinando qual o valor do IPVA, é a forma de pagamento. Cada estado possui descontos para pagamento de cota única. Porém, o prazo varia de acordo com cada SEFAZ e o final da placa do veículo.
O proprietário do veículo também pode quitar o imposto por meio de parcelamento, entre 3 a 10 vezes, dependendo do estado. Caso opte por essa opção, é importante ficar atento aos prazos determinados.
O que acontece se o IPVA não for pago?
O pagamento do IPVA é obrigatório e deixar de pagá-lo pode causar alguns problemas.
O primeiro problema é que o dono do veículo pode ficar proibido de circular pelas vias públicas e ter seu cadastro negativado pelo SERASA/SPC, sem ter direito a fazer um licenciamento.
Em último caso, se o dono do veículo for flagrado dirigindo o carro sem pagar o IPVA, há risco de apreensão do veículo ou ter que arcar com multas, com registro de infração gravíssima e pagamento de juros.
Como pagar o IPVA atrasado?
- Para não ficar em situação irregular, saiba como proceder para pagar o IPVA atrasado:
- Se atrasou alguma parcela, entre no site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou Detran;
- Digite a placa do seu carro e o RENAVAM;
- Emita a nova guia de pagamento. Ela já estará atualizada com os juros, multas e encargos do atraso;
- Escolha a melhor forma de pagamento, que pode ser integral ou parcelada;
- Pague em uma lotérica, banco ou posto de atendimento da SEFAZ.
Porém, é importante ressaltar que nem todos os estados permitem que o IPVA atrasado seja parcelado. Por isso, consulte as regras da sua região e saiba as melhores condições de pagamento para você.
Quem tem direito a isenção no IPVA?
Há algumas exceções para o pagamento do IPVA. Dependendo do estado, veículos com idade superior a 10 e 30 anos, estão isentos do imposto, exceto Minas Gerais e Roraima.
Além disso, se o motorista comprovar, por meio de relatório médico, uma doença grave ou, então, que é dono de veículos de uso rural, como tratores, tem direito à isenção do IPVA. Carros elétricos também são isentos em alguns estados.
Agora que você já está por dentro de como consultar e qual o valor do IPVA, que tal conhecer mais benefícios do BV financiamentos de veículos? Acesse nosso blog e confira nossos conteúdos exclusivos!