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Publicado em

05/04/23 16:48

por

Equipe BV Inspira

Entenda como funciona a Contestação de Compras do Cartão BV

Uma das dúvidas mais comuns de clientes que já têm um cartão de crédito ou pretendem tirar um em breve é como agir caso precise cancelar uma compra feita. Afinal, quando compramos algo em dinheiro, basta ir à loja para fazer a devolução. E quando algo é feito no crédito? Nesse caso, existe a possibilidade de contestação de compras do cartão.

Lidar com o processo de devolução de produtos ou quando percebemos uma compra que não fizemos em nossa fatura é sempre muito tenso. É normal ficar ansioso com a situação e querer resolver o problema quanto antes. Por isso, é bom contar com o apoio de especialistas do cartão de crédito, orientando você sobre o que fazer em cada passo.

Quer saber como funciona a contestação de compras do Cartão BV e o que você deve fazer caso precise usar esse recurso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é uma contestação de compra?

A contestação de compra do cartão de crédito (também chamada de estorno de compra) é um recurso disponível para o cliente que está em desacordo comercial com a sua fatura.

O termo pode parecer complicado, mas é bem simples de entender. Desacordo comercial é quando a gente reconhece uma movimentação na fatura, mas tivemos problemas com o produto. Por exemplo:

    - você comprou um produto, mas não o recebeu;

    - você até recebeu o produto, mas ele veio com defeito;

    - o produto chegou certinho, mas não era o que foi anunciado.

Em quais momentos posso precisar contestar uma compra?

Você pode contestar uma compra sempre que houver uma situação de desacordo comercial naquela transação. Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e pedir ao estabelecimento o estorno da compra no cartão, seja por qual motivo for, quando a compra é feita pela internet ou telefone.

Como pedir estorno no cartão BV?

O primeiro passo para fazer a contestação da compra no cartão é formalizar o pedido de estorno para a loja ou estabelecimento no qual você fez a sua compra. Esse pedido deve ser feito de acordo com o prazo do Código de Defesa do Consumidor.

Com a aprovação do estabelecimento, um crédito no valor dessa transação cancelada será estornado na sua fatura. Nesse caso, aparecerá na sua fatura um crédito voucher no mesmo valor da compra, para você saber que deu tudo certo!

Quem é o responsável por esse estorno?

O responsável pelo estorno é sempre o estabelecimento no qual você fez a compra.

É importante lembrar que as operadoras de cartão de crédito são apenas um meio de pagamento. 

Qual é o passo a passo para contestar uma compra?

Existem dois cenários principais em que você precisará fazer a contestação de compras do cartão BV na sua vida. São eles: 

você comprou um produto/contratou um serviço, mas teve problemas com ele;

não reconhece uma compra feita na sua fatura do Cartão BV. 

O que você deve fazer exatamente, passo a passo, nesses casos? Vejamos a seguir!

Caso você tenha comprado o produto, mas teve problemas

1º passo: entre em contato com o estabelecimento 

Como mencionado, a contestação porque o produto veio com defeito, fora do prazo ou não foi entregue como anunciado deve ser iniciada com o estabelecimento que vendeu esse produto ou serviço.

2º passo: atente aos prazos 

O prazo mínimo para abrir uma contestação de compras do Cartão BV é de 7 dias úteis a partir da data em que a compra foi feita. Isso porque esse é o tempo para que o pedido seja processado e confirmado pelo estabelecimento.

Já o prazo máximo, no Cartão BV, é de 60 dias corridos a partir da data da compra. Atenção para a diferença entre dias úteis e dias corridos, hein?

3º passo: reúna comprovantes e documentos 

Caso você tenha falado com o estabelecimento e ele não resolveu a situação e se recuse a devolver o dinheiro, é possível abrir uma disputa para a constatação de compras do Cartão, através do fone BV. 

Esse processo é bem mais demorado.

Ele envolve todas as partes comerciais dessa relação (você, o estabelecimento, a operadora do cartão) e um intermediador, para tentar chegar a uma conclusão justa para todos. 

Para isso, é necessário que você reúna documentos ou provas que atestem a situação. 

O que serve de prova nesse caso? Veja alguns exemplos: 

fotos dos produtos em mau estado;

comprovante de atraso na entrega;

descrição do produto diferente do que foi entregue;

valor divergente ao da oferta. 

Reúna também um registro da conversa feita com o estabelecimento (pode ser um protocolo de atendimento, um e-mail, fotos, vídeos ou a própria confirmação de cancelamento com uma explicação detalhada do que ocorreu). 

De posse desses documentos, entre em contato pelos nossos canais digitais para explicar o caso e enviar os comprovantes. Nós podemos iniciar o processo de disputa, desde que o pedido seja justificado. É importante ter em mente que abrir o pedido de disputa não significa a confirmação de que você receberá o dinheiro de volta. Além disso, a análise pode levar 120 dias. 

A decisão final não é nossa do BV, já que existem regras do mercado que devem ser seguidas nessas situações. É assim para todas as emissoras de cartão, ok?

Caso você não reconheça uma compra na fatura 

Se não reconhece uma compra na sua fatura, não precisa se desesperar. Em primeiro lugar, veja o dia da compra e tente relembrar o que você fez naquela ocasião. Veja também as compras anteriores e posteriores. Às vezes elas podem indicar de onde é aquela compra. Verifique também se você não cadastrou seu cartão em um serviço de assinatura e a cobrança é dali. 

Se mesmo assim você não reconhecer a compra, deve seguir os passos abaixo: 

1º passo: verifique se você tem cadastro na loja online ou serviço digital que fez a cobrança. Se sim, entre em contato com eles, pois essa é a maneira mais rápida de resolver o problema;

2º passo: caso não tenha conta ou não consiga resolver, cancele seu cartão pelo nosso app BV;

3º passo: entre em contato com o nosso atendimento para receber ajuda de como agir. 

Vale lembrar que a contestação de compras do Cartão BV só pode ser feita em compras online ou feitas com o cartão de crédito virtual. Compras feitas com o cartão físico, com verificação via chip e com o uso da sua senha, não podem ser contestadas. 

Importante dizer que quando o cliente pede para investigarmos o uso não autorizado do Cartão BV, é necessário estar de acordo em cooperar com qualquer processo de verificação de compras efetuadas mediante uso indevido do cartão e estar ciente que no caso de contestação com o Banco BV por não reconhecimento, as informações são fornecidas às autoridades policiais. O cliente é responsável por todas as informações declaradas nos canais de atendimento sobre as transações não reconhecidas, por esse motivo é importante que tenha certeza de não relação

com os estabelecimentos onde ocorreu as operações não reconhecidas. Todo esse apoio para a contestação de compras do cartão e o atendimento personalizado com especialistas no assunto é uma das vantagens dos Cartões BV.

E aí, quer saber mais sobre os Cartões BV e saber como podemos ajudar você? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

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