Com a Black Friday chegando, muitas pessoas começam a procurar as melhores opções em compras pela internet, com o objetivo de encontrar promoções incríveis e, com isso, conseguir economizar.
Contudo, especialmente nessa data, é importante ter cuidado e observar atentamente não só os preços, mas também as condições propostas pela loja. Por isso, trouxemos algumas dicas de Black Friday para você aproveitar suas compras sem dor de cabeça! Vamos lá?
O que é Black Friday?
A Black Friday (ou BF) é uma data comercial, conhecida por trazer grandes ofertas em diversos tipos de produtos, estimulando os consumidores a realizar suas compras pela internet ou em lojas físicas. Desde 2010, o evento começou a ser realizado anualmente no Brasil e ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro.
6 Dicas para Black Friday
Preparamos 6 dicas para te auxiliar a aproveitar melhor suas compras pela internet na Black Friday. Confira:
1. Faça um planejamento
Se você pretende comprar na internet algum produto durante a Black Friday e aproveitar descontos reais, comece a se planejar com antecedência.
Vá pesquisando os preços praticados ao longo dos meses e veja se houve algum aumento pouco antes da data. É comum que algumas lojas subam os preços pouco antes da BF para aparentar um desconto grande e tornar a promoção irresistível no dia. No final das contas, para os consumidores, os valores seriam os mesmos (ou até menores) se deixassem para comprar em outra ocasião.
Portanto, não deixe de se planejar! Se for o caso, conte com o auxílio de alguns sites e aplicativos que ajudam a monitorar os preços na internet. Por meio deles, fica fácil visualizar quando algum item teve aumento ou queda no valor de venda.
Dessa forma, você consegue realizar suas compras pela internet e aproveitar as verdadeiras oportunidades do dia!
Procurando dicas para Black Friday? Para aproveitar melhor suas compras pela internet, analise previamente os sites e produtos de seu interesse.
2. Analise as ofertas
Ao se deparar com alguma promoção, não confie logo de imediato, principalmente quando o preço parecer bom demais para ser verdade. Antes de efetuar quaisquer compras pela internet, verifique se não tem letrinhas miúdas ou juros altos para parcelamento, por exemplo.
Além disso, aproveite para fazer uma pesquisa completa sobre a loja na internet. Em alguns minutos, é possível saber há quanto tempo a marca existe, se os clientes estão satisfeitos, se o serviço de entrega funciona bem e quais são as principais reclamações.
Essa também é uma maneira de evitar golpes, principalmente de lojas que acabaram de abrir, mas que, na verdade, só existem para obter vantagem em cima dos mais desavisados.
As redes sociais podem ser grandes aliadas na sua pesquisa. Procure pelos perfis oficiais das lojas (normalmente com selo de verificação) e veja o que os comentários têm a dizer e desde quando as publicações estão sendo feitas. Isso é um grande termômetro para medir a seriedade e a tradição da empresa no mercado.
É importante prestar muita atenção na hora de fazer suas compras pela internet para evitar cair em ciladas. Sempre verifique qual é o banco e quem é o beneficiário registrado no boleto antes de efetuar qualquer pagamento.
Quer saber mais? Clique aqui e confira um guia completo para evitar boletos falsos!
A atenção redobrada também vale para evitar cair em golpes por e-mail. Nesse período, você pode receber vários e-mails com ofertas enganosas e redirecionamento para sites falsos.
Lembre-se de ficar sempre alerta e conferir todas as informações, além de se certificar que está navegando em sites e aplicativos oficiais, seguros e confiáveis. Com esse tipo de cuidado, fica mais difícil cair em alguma cilada e correr o risco de perder dinheiro com compras falsas.
3. Pesquise preços
No dia da Black Friday, não deixe de pesquisar preços — seja nas lojas físicas ou ao comprar pela internet. A variação dos valores pode ser bem grande entre uma empresa e outra. Fique de olho também no frete que é cobrado. Em muitos casos, ele pode fazer uma grande diferença no total.
Então, mesmo que o preço do produto seja menor em uma loja, o valor da entrega pode encarecer o total. Nesse caso, comprar um item um pouco mais caro, mas com o frete mais em conta, pode fazer a diferença no seu bolso.
4. Verifique as avaliações
Antes de finalizar suas compras pela internet, analise as avaliações da loja e dos produtos. No caso da empresa, isso pode ajudar você a evitar uma possível dor de cabeça tendo que lidar com problemas no atendimento, na forma de pagamento e até mesmo na entrega.
Além das redes sociais da marca, que já mencionamos, sites como o Reclame Aqui vão te auxiliar bastante a entender como aquela loja trata seus consumidores.
Já no caso do produto, as avaliações podem dar uma ideia da qualidade do item. Supondo que você queira comprar uma TV, com base na opinião de outros clientes, fica mais fácil saber quais marcas e modelos têm o melhor custo-benefício.
5. Tenha cuidado com o parcelamento
Fique de olho nas opções de parcelamento que algumas lojas oferecem. Há muitas situações em que a cobrança é tão alta que o valor final não compensa — mesmo que a oferta inicial pareça tentadora para a Black Friday.
Esse é um dos grandes cuidados na hora de fazer suas compras pela internet, pois essas taxas jogar o seu planejamento no ralo.
E já que estamos falando do orçamento, esse também é um ponto a ser considerado. Por mais que o parcelamento pareça uma boa ideia inicialmente, não deixe de avaliar se ele cabe nas suas finanças, sem comprometer a sua capacidade de pagamento.
Lembre-se que o cartão de crédito é um ótimo recurso, mas sem o planejamento necessário, você pode acabar se endividando.
6. Utilize um cartão virtual
Vai comprar pela internet? Opte por utilizar o cartão virtual. Você pode ativá-lo no próprio aplicativo e, em geral, o número só fica disponível por determinado período de tempo. Depois, ele expira e não pode ser mais utilizado.
Também há situações em que a emissora do cartão mantém os dados, mas permite que você faça o bloqueio e desbloqueio a qualquer momento no aplicativo. Sendo assim, quando não estiver utilizando, basta fazer o procedimento para bloquear o recurso.
Essa é uma ótima dica para garantir que o número do seu cartão de crédito não ficará registrado em nenhum site!
Com alguns cuidados como esses, fica mais fácil aproveitar suas compras pela internet e ficar longe de problemas! Você já utilizava alguma dica dessa lista? Descobriu uma alternativa que ainda não conhecia?
Se você gostou das nossas dicas para Black Friday, aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares e ajudá-los a realizar suas compras pela internet. Não deixe de conferir outros artigos no nosso blog!