Você sabe o que é cadastro positivo? Esse sistema foi criado para que as empresas de créditos entendam como funciona o seu comportamento financeiro e, então, abrir possibilidades para a sua vida financeira.
Essa é uma ferramenta muito útil para ajudar nas decisões de crédito, impactando a vida financeira dos brasileiros. Isso porque, de acordo com o Serasa, 79% dos brasileiros usaram algum tipo de crédito durante a pandemia
Se você quer entender melhor sobre como funciona o cadastro positivo e tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto, acompanhe a leitura!
Afinal, o que é cadastro positivo?
O cadastro positivo é um sistema que reúne o histórico do seu comportamento de crédito. Assim, ele reúne informações sobre como você lida com as suas contas: desde a realização dos pagamentos, até a pontualidade deles.
O histórico do cadastro positivo é alimentado todas as vezes que você paga uma conta. Dessa forma, ele funciona como um currículo financeiro, já que suas informações ficam armazenadas de forma segura.
E é bem simples! Sempre que você paga uma conta, sua pontuação melhora. Mas vale lembrar que o contrário também é levado em consideração. Tome cuidado com seus pagamentos para não interferir negativamente no seu histórico.
Então, é através das informações do cadastro positivo que os bancos e as instituições financeiras conseguem fazer uma avaliação mais precisa do perfil financeiro dos seus clientes, podendo oferecer serviços mais adequados às suas necessidades.
Assim, ele é uma boa maneira de construir uma imagem positiva no mercado de crédito.
O que é score de crédito?
O score de crédito vem da palavra inglesa que significa pontuação. Ou seja, é o score de crédito marca pontos de acordo com a sua vida financeira.
Assim, na prática, ele revela se você é ou não um pagador confiável.
Em geral, o score é representado por uma pontuação que varia entre 0 e 1.000 pontos. Sendo assim:
- de 0-300 pontos representa um alto risco de inadimplência;
- 301-700 pontos um médio risco de inadimplência
- 701-1000 pontos um baixo risco de inadimplência.
Porém, não existe um sistema único de score de crédito.
Na verdade, esse indicador é calculado por meio de fórmulas estatísticas, a partir do histórico de pagamentos das pessoas. Assim, os órgãos de proteção ao crédito ajudam as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco dos clientes.
Isso porque, cada pessoa com uma vida financeira ativa possui uma pontuação, como as demonstradas acima, que variam de 0 a 1000.
As informações do seu currículo financeiro para formar o score de crédito têm como base os dados do sistema de cadastro positivo. Dessa forma, sempre que você paga uma conta em dia, você pontua. Caso contrário, seu score pode ser reduzido.
Então, o score de crédito, bem como o cadastro positivo, funciona de modo que as empresas de crédito possam entender o seu comportamento financeiro e se você paga suas contas em dia.
Para que serve o cadastro positivo?
Além de saber o que é cadastro positivo, é preciso também entender para que serve esse serviço.
O Cadastro Positivo tem como principal objetivo facilitar o acesso ao crédito financeiro, fazendo com que processos de análise e concessão de empréstimos, parcelamentos e financiamentos sejam feitos de forma mais rápida e assertiva.
Assim, ao pagar suas contas em dia e ter seu histórico de bom pagador reconhecido, você poderá ter acesso a juros menores e condições especiais de crédito.
Isso vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e pode ser bastante útil no caso de profissionais que têm dificuldades para comprovar a renda, como autônomos.
Por isso, é importante lembrar que mesmo que a pessoa atrase o pagamento de alguma conta eventualmente, o impacto no seu score não será tão grande, já que é considerado o histórico de pagamento como um todo.
Antes da criação desse sistema, as informações de pagamento ficavam mais restritas a cada instituição financeira, e os dados de reputação não podiam ser facilmente acessados por outras empresas.
Isso fazia com que as avaliações de risco fossem mais individualizadas, e a concessão de crédito mais restrita e burocrática.
Agora as informações do cadastro positivo podem ser acessadas por qualquer banco ou organização que contrate os serviços. Além disso, cada consumidor pode acompanhar como está a sua pontuação do score pelo próprio site do serviço contratado.
Quando surgiu o cadastro positivo?
O cadastro positivo surgiu como um projeto de lei em 2003, sancionado efetivamente pela Presidência em 2011. Até então, o Brasil contava somente com um sistema de registro de dados negativos de pagamento, em que constavam informações sobre atrasos e inadimplências de consumidores.
Assim, no primeiro momento, a lei previa que cada pessoa ou empresa deveria se registrar na lista de bons pagadores. Porém, em 2019, as regras do cadastro positivo mudaram.
Desde então, toda pessoa (física e jurídica) passou a fazer parte automaticamente do sistema. Quem não quiser constar no cadastro positivo deve solicitar a exclusão de suas informações.
Nos EUA, por exemplo, uma pesquisa descobriu que caso os dados de cadastro positivo não fossem utilizados, isso resultaria em um aumento de 76% da inadimplência na economia.
Por isso, aproveite e aprenda a ter controle financeiro pessoal para manter seu score sempre positivo!
Como fazer cadastro positivo?
Desde 2019, ficou estabelecido que a inclusão no cadastro positivo é feita de forma automática. Na prática, isso significa que todos os brasileiros já estão cadastrados no sistema, sem que haja necessidade de fazer uma inscrição ou conceder autorização prévia.
As instituições de serviço de proteção ao crédito, que funcionam como gestores de banco de dados de pagamentos, estão autorizadas a fazer o registro das informações de adimplência de todas as pessoas físicas e jurídicas.
Assim, quando o cadastro é aberto, o consumidor deve ser notificado em até 30 dias por e-mail, SMS ou carta.
No entanto, é possível deixar de fazer parte do cadastro positivo, se você assim desejar. Para isso, basta entrar em contato com uma das empresas de crédito e solicitar a sua retirada do sistema.
F.A.Q de cadastro positivo: sane já suas dúvidas!
Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas a respeito do Cadastro Positivo:
Quem pode fazer o cadastro positivo?
Desde 2019, a inclusão no Cadastro Positivo passou a ser feita de forma automática. Todas as pessoas físicas e jurídicas (consumidores ou empresas) que fizeram financiamentos, empréstimos, compras a prazo ou que possuem contas de consumo - como energia e telefone - são registradas no sistema.
Tem que pagar o cadastro positivo?
A participação no cadastro positivo é gratuita. Assim, você não precisa pagar nada para fazer parte do sistema e usufruir dos benefícios.
Como saber se estou no cadastro positivo?
Para saber se você está inscrito no sistema, basta acessar o site de um dos bureaus de crédito e procurar pela opção do “cadastro positivo” para acessar as informações disponíveis sobre o seu perfil. Isso pode ser feito pelo SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod.
Mas vale lembrar que, como a inclusão no cadastro positivo não depende mais de manifestação de interesse do consumidor desde 2019, a entrada no sistema é feita de forma automática.
Contudo, quem não desejar permanecer no cadastro positivo pode solicitar sua exclusão da base de dados no site dessas empresas. No futuro, caso o consumidor queira voltar para o cadastro positivo, ele pode solicitar um novo acesso.
O cadastro positivo registra tudo o que eu comprei?
Não. O Cadastro Positivo tem acesso apenas a informações referentes ao pagamento de contas obrigatórias, como pagamento de água, luz e telefone. Esses dados de adimplência podem ser armazenados por até 15 anos.
Então, as informações sobre compra e pagamento de outros produtos e serviços não são registradas no sistema.
E aí, gostou de aprender mais sobre o que é cadastro positivo e como ele pode te ajudar a conseguir crédito? Então, continue navegando no BV Inspira e descomplique sua vida financeira!