Você já parou para pensar como as suas ações podem impactar a saúde do planeta? Ou até mesmo como medir esse impacto? Afinal, é fato que isso deve ser uma preocupação coletiva. Por isso, uma maneira de descobrir seu impacto ambiental é através da pegada de carbono.
Não sabe o que é pegada de carbono? Ela mede como seus hábitos de consumo e atividades estão contribuindo para o aquecimento global. Mas a boa notícia é que, ao calcular a pegada de carbono, você pode entender como reduzi-la.
Se você quer aprender a ser mais sustentável e fazer sua parte por um planeta melhor, nós vamos explicar o que é a pegada de carbono. Confira!
O que é pegada de carbono?
A pegada de carbono é uma medida que calcula o volume de gases do efeito estufa emitido por uma pessoa, uma empresa, um evento ou uma atividade. O método do cálculo da pegada de carbono também mensura o impacto de outros gases poluentes, além do dióxido de carbono.
O termo é uma tradução do inglês carbon footprint e faz associação com a marca dos pés que fica no chão ao caminhar. Afinal, a pegada de carbono tem relação direta com o impacto de cada um de nós para o agravamento do efeito estufa.
Vale lembrar que o efeito estufa é um fenômeno natural, em que um conjunto de gases retêm parte do calor irradiado pelo sol para manter a temperatura na Terra. Os principais gases são o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.
Mas alguns hábitos do ser humano geram muita emissão desses gases, que se acumulam e tornam a camada do efeito estufa mais espessa. Como resultado, a temperatura da superfície, dos oceanos e do ar aumenta e desencadeia alterações climáticas, como tempestades, tornados, nevascas, secas e tsunamis.
Diferença entre pegada ecológica e de carbono
A pegada de carbono faz parte da pegada ecológica, que mede de forma mais ampla a quantidade de recursos naturais que uma pessoa ou uma população precisa para manter o seu estilo de vida
A pegada ecológica é medida em hectares globais, já que o ponto de partida é calcular quanto uma pessoa ou uma economia precisa retirar da Terra para viver. Cada hectare global representa a produtividade média no mundo em terras e águas produtivas ao longo de um ano.
Já a pegada de carbono é calculada pela emissão de gases do efeito estufa. A medida é feita pelo nível de carbono equivalente e pela conversão dos gases para o mesmo elemento: o carbono.
Lembrando que o carbono equivalente é uma medida usada para calcular os gases de efeito estufa emitidos (GEEs) e ajuda a entender o quanto eles equivalem em carbono.
O carbono equivalente é calculado por meio da combinação das emissões de CO2 com outros gases de efeito estufa, como o metano. Esse cálculo leva em consideração a capacidade de cada gás em reter calor na atmosfera também. Isso resulta no quanto esses outros gases de efeito estufa representam em toneladas de CO2.
Função da pegada de carbono
A pegada de carbono dá uma dimensão do impacto dos nossos hábitos para o aquecimento global, que pode gerar mudanças climáticas mais frequentes e outros desequilíbrios ambientais.
Diversas tarefas do nosso dia a dia resultam na emissão de gases do efeito estufa. Por exemplo, usar o carro para percorrer distâncias curtas que seriam possíveis de ir a pé ou até comprar alguns itens no mercado podem contribuir para agravar os poluentes. Isso porque o uso do carro contribui para as emissões de gases, assim como qualquer item de consumo adquirido.
Ao calcular a pegada de carbono, você pode identificar quais hábitos são mais nocivos ao planeta, como o descarte incorreto do lixo. Por isso, é importante descobrir qual é sua pegada de carbono.
Como calcular pegada de carbono?
Existem diferentes maneiras de calcular a pegada de carbono, por exemplo, entender o gasto dos nossos hábitos de consumo é um caminho, como:
- consumo de gás;
- utilização de veículos particulares e meios de transporte;
- consumo de produtos locais;
- hábitos de reciclagem e compostagem.
Isso porque cada hábito nosso produz uma quantidade de gases de efeito estufa, que são incluídos para calcular a pegada de carbono. O gás carbônico é o que possui maior volume de emissão em relação aos demais. É por isso que a pegada leva o nome deste elemento químico.
O resultado da pegada costuma mostrar quais atividades estão contribuindo para o aquecimento global, como o consumo elevado de energia ou de tempo de uso do carro.
Tipos de pegada de carbono
Seja em casa, no trabalho ou até viajando, todos estamos deixando uma marca no planeta. A pegada de carbono também pode calcular a emissão de gases de efeito estufa de empresas, de uma região e até de um evento.
Para entender como ela está presente no nosso dia a dia, vamos falar sobre os tipos de pegada de carbono:
Pegada de carbono pessoal
A pegada de carbono pessoal calcula quanto os hábitos e preferências de consumo de uma única pessoa emite de gases de efeito estufa.
Quem vai de carro para o trabalho todos os dias da semana terá uma pegada maior do que quem mora perto do emprego e se desloca a pé, por exemplo.
Pegada de carbono empresarial
As empresas também devem avaliar o impacto da sua pegada de carbono para o aquecimento global. A emissão de poluentes, o desperdício de materiais e o consumo excessivo de recursos naturais podem deixar uma pegada maior no planeta.
Antes da pandemia, por exemplo, era comum ver empreendedores e executivos viajarem de avião para participarem de reuniões que poderiam ser feitas de forma online.
Como saída, as companhias passaram a otimizar as tarefas e fazer escolhas mais sustentáveis. É o caso de utilizar fontes de energia renováveis para reduzir o impacto do consumo de eletricidade.
Outra opção é a aquisição de créditos de carbono. A empresa calcula qual é a sua pegada e compra créditos para compensar essa emissão de gases, quando não conseguem reduzir as emissões.
Como reduzir a pegada de carbono?
Agora que você já sabe o que é pegada de carbono, é importante entender como reduzir a pegada de carbono, certo?
Por isso, confira algumas dicas rápidas para compensar seu impacto nas emissões de gases do efeito estufa e fazer também sua parte!
- compre produtos locais e que sejam elaborados de forma sustentável;
- evite o uso de carro e meios de transporte poluentes;
- economize energia e escolha opções mais sustentáveis, como o uso de painel de energia solar;
- evite produtos com excesso de embalagens. Procure reaproveitar o que puder e, na hora de descartar, recicle o que for possível;
- adote o consumo consciente, conhecendo as práticas das empresas, a origem dos materiais utilizados e projetos que contribuem para a redução do aquecimento global.
Pegada de carbono brasileira
O Brasil é o 6º país entre os maiores emissores de gases do efeito estufa, com uma participação de 3,2% na emissão global. Os dados são do levantamento do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), desenvolvido pelo Observatório do Clima e publicado em 2020.
O relatório mostra que, entre 2010 e 2019, o Brasil aumentou em 28,2% as emissões a cada ano. A principal causa é o desmatamento de áreas verdes para usar a terra para outros fins. Em 2019, cada brasileiro emitiu uma média de 10,4 toneladas brutas de gás carbônico.
A redução das emissões precisa ser um compromisso de todas as partes, de governos a empresas e individualmente. Entre as iniciativas no mundo corporativo, quando não há possibilidade de reduzir as emissões, é possível compensá-las através dos créditos de carbono.
O BV, por exemplo, implantou o Programa Sempre Compensa, em que todos os veículos financiados pelo banco têm a emissão compensada. Ou seja, compensar 100% o CO2 dos veículos financiados.
Veja mais no vídeo abaixo:
Viu, como todos podemos mudar também nossas ações e torná-las mais sustentáveis? Agora que você já sabe o que é a pegada de carbono, confira nosso blog e junte-se conosco para compensar as suas emissões de CO2 também.