Dirigir com segurança envolve um conjunto de ações. Dentre essas ações, uma das mais importantes é o que especialistas chamam de direção preventiva.
Mas você sabia que o cuidado ao volante pode ajudar a proteger vidas e, ainda, trazer benefícios para o seu bolso? Isso porque a direção preventiva pode reduzir custos com reparos do veículo e, inclusive, no preço do seguro auto.
Neste texto, você vai entender o que é direção preventiva e de que forma ela também pode ser uma aliada para as suas finanças! Vamos lá?
O que é direção preventiva?
A direção preventiva é a forma como o motorista se comporta no trânsito, onde a intenção é evitar comportamentos de riscos, diminuindo as chances de acidentes ou outros possíveis danos.
Essa postura se baseia em elementos que abrangem desde a maneira de dirigir até as condições do ambiente onde o condutor circula e a manutenção do veículo.
O que são comportamentos de risco ao volante?
No dia a dia, podemos identificar alguns comportamentos nocivos para condutores, como:
- Mexer no celular ao dirigir: essa prática é tão comum de se ver mas é altamente perigosa. Ela aumenta em 400% o risco de sofrer acidentes, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
- Excesso de velocidade: dirigir acima do limite permitido dificulta a reação mais prudente diante de qualquer imprevisto. Além disso, pode potencializar o impacto em um acidente;
- Consumir bebida alcoólica antes de dirigir: a gente sabe que essa combinação não funciona, que o risco de acidentes é muito maior, mas, infelizmente, esta ainda é uma ocorrência comum.
Os exemplos acima são consequências de uma escolha do motorista, em que ele se coloca em perigo e expõe outras pessoas também. Vale lembrar que, no trânsito, o condutor também está sujeito a outros elementos que podem colocá-lo em risco, como:
- Vias mal sinalizadas ou esburacadas;
- Ter um veículo com problemas;
- Condições do tempo que prejudicam a direção, como queda de árvores, neblina e chuva intensa;
- Outros condutores que nem sempre respeitam as regras de trânsito;
- Pedestres e animais na via, o que exige atenção redobrada ao dirigir.
Quais são os elementos da direção preventiva?
A direção preventiva é baseada em alguns elementos que, juntos, fazem com que você tenha mais consciência na hora de dirigir. Se levarmos em conta que os hábitos ruins ao volante podem custar vidas e bastante dinheiro, esse conceito passa a fazer muito mais sentido.
A seguir, confira quais são esses elementos e os detalhes de cada um:
1. Conhecimento
Esse elemento aborda as leis de trânsito, itens essenciais do veículo e como lidar com situações de emergência. As informações trazem clareza sobre a direção segura e o que fazer para evitar danos.
2. Atenção
A atenção é imprescindível para um trânsito seguro. Ela serve, por exemplo, para você notar qualquer alteração no funcionamento do automóvel, como um som diferente do motor que pode sinalizar algum problema.
3. Previsão
Dirigir é uma prática coletiva porque envolve motoristas, pedestres e fatores que podem tirar a atenção do volante ou exigir uma ação rápida. Dessa forma, é necessário antecipar o que pode acontecer no trânsito e estar preparado para agir com eficiência.
4. Habilidade
Talvez você conheça alguém que tem algum tipo de “vício” na forma como dirige. Embora a pessoa saiba que está errado ou que vai afetar a vida útil do carro, ela continua fazendo. A habilidade na direção preventiva é o resultado da experiência ao volante e do conhecimento sobre as leis e procedimentos corretos como um todo.
5. Ação
É a parte prática, de saber reagir aos imprevistos na hora que eles acontecem. Em muitas situações, a reação pode ser mais emocional do que racional. Seria o caso, por exemplo, de desviar da manobra de outro motorista, mas não considerar se essa ação vai atingir outro veículo.
Qual é a diferença entre direção defensiva e preventiva?
Existem diferentes formas de se conduzir um veículo. Algumas delas são influenciadas pela ação de outros motoristas ou pelo que está acontecendo no trânsito. A seguir, vamos detalhar qual a diferença entre cada tipo de direção:
Direção defensiva
A direção defensiva é a forma como você deve se comportar no trânsito. É preciso dirigir com o objetivo de não provocar acidentes, mas também saber reagir da maneira certa caso algo aconteça.
A direção defensiva é dividida em dois tipos: a preventiva e a corretiva. Cada uma serve para agir ou reagir ao que acontece quando você está dirigindo. Os dois tipos de direção fazem com que você tenha uma percepção mais rápida do que acontece à sua volta. Vamos falar sobre elas abaixo.
Direção preventiva
O objetivo desse tipo de direção é prevenir qualquer tipo de acidente e danos ao veículo. Ao se antecipar, o motorista habilidoso sabe o que fazer para minimizar qualquer risco.
Direção corretiva
Como o nome também sugere, a direção corretiva serve para o condutor reagir a algo que já está acontecendo, como um engavetamento mais à frente ou uma manobra indevida de outro motorista.
Como a direção preventiva te auxilia a economizar no seguro auto?
Algumas atitudes que fazem parte da direção preventiva podem impactar no seu bolso de uma forma positiva. Uma pessoa que respeita as leis de trânsito e dirige com precaução vai reduzir o risco de acidentes, certo?
É por isso que o comportamento do motorista é um dos itens que influenciam no preço do seguro auto. Nós sabemos que dirigir com responsabilidade é uma série de escolhas ao volante que priorizam a segurança.
Uma pessoa que tem constantes acidentes, ainda que pequenos, com o automóvel, vai usar mais o seguro auto. E é aí que essa proteção vai ficando mais cara.
Para retomar o bom comportamento e praticar a direção preventiva, lembre-se de usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, manter a distância segura de outros veículos, dirigir com as duas mãos no volante e evitar manobras arriscadas.
Outro item que influencia no preço do seguro é a manutenção preventiva do veículo. Isso evita que uma peça ou um sistema com defeito provoque danos mais graves.
O cuidado com o carro ou a moto diminui a necessidade de acionar o seguro para reparos. Por consequência, o custo dessa proteção pode ser mais baixo.
Além disso, a classe de bônus do seguro auto pode reduzir ainda mais o preço dele. Nessa classificação, as seguradoras dão descontos progressivos na renovação do seguro para quem não teve sinistros na apólice anterior.
Conheça a parceria BV e Darwin
Você sabia que o BV tem parceria com uma das primeiras insurtechs do país? A seguradora digital Darwin surgiu para simplificar o universo dos seguros utilizando a análise de dados e a inteligência artificial.
A proteção para o seu veículo fica muito mais em conta porque o valor das coberturas não é pela média do mercado, mas pelos seus hábitos como motorista.
Por meio do aplicativo da Darwin no seu celular, ela rastreia o seu comportamento. Alguns elementos vão servir da mesma forma que a pontuação de crédito, onde seu bom desempenho como motorista gera benefícios. Você ganha pontos por:
- Atenção ao volante;
- Respeitar o limite de velocidade;
- Intensidade de aceleração;
- Cuidados ao fazer uma curva;
- Frenagem;
- Finalidade e frequência de uso do veículo.
Dessa forma, o custo da proteção para o seu auto é personalizada. Se você tem uma direção preventiva, o seguro auto pode ficar até 50% mais barato!
A cada mês, sua pontuação é renovada e, com um bom comportamento ao volante, tem desconto na mensalidade. A direção preventiva merece uma recompensa, não é? Aproveite e confira mais detalhes sobre a Darwin!