No momento de renovar a proteção do seu veículo, existe uma pontuação que se baseia no histórico de sinistros da apólice. Ela é a classe de bônus seguro auto, que pode dar descontos no preço da sua renovação.
Quando você não registra nenhum sinistro durante a vigência do seguro, o custo para renovar a apólice tem um desconto. A pontuação serve de incentivo para continuar com a proteção do veículo, além de tomar outros cuidados como a direção preventiva e a manutenção em dia.
Neste texto, você vai entender como a classe de bônus do seguro auto funciona e o que você precisa fazer para garantir descontos a cada renovação. Confira!
O que é classe de bônus seguro auto?
Ao fazer o seguro para o seu veículo, você vai se deparar com o termo “classe de bônus”. É uma pontuação progressiva que serve para dar descontos toda vez que precisar renovar a sua apólice.
A classe de bônus do seguro auto funciona como um histórico de bom pagador em instituições financeiras: ao honrar seus pagamentos, sua avaliação melhora, aumentando o potencial de pagar despesas em dia.
Com uma boa avaliação, você consegue fazer empréstimos com taxas mais baixas, por exemplo. A classe de bônus do seguro auto tem a mesma proposta.
Para a seguradora, é uma vantagem ter um segurado que dirige bem e cuida bem do automóvel. É por isso que a classe de bônus beneficia quem tem um bom histórico com o seguro.
Como funciona a classe de bônus
A classe de bônus seguro auto é uma escala que vai de 0 a 10. Ela vai aumentando a cada contrato, conforme as renovações da apólice sem sinistros.
As seguradoras definem o próprio percentual de desconto para cada classe de bônus. Mas, de modo geral, a evolução dos bônus tem uma variação em torno de 5%, como exemplo:
- Classe 0: não tem desconto porque você ainda não tem um histórico de uso do seguro;
- Classe 1: 10% na primeira renovação, caso não tenha tido nenhum sinistro durante a vigência da apólice;
- Classe 2: 15%;
- Classe 3: 20%;
- Classe 4: 25%;
- Classe 5: 30%.
Existem seguradoras que podem ter mais classes e oferecer até 50% de desconto. Vale lembrar que o preço do seguro considera uma série de fatores, como o ano e modelo do carro, a idade do motorista, etc.
É importante dizer que a classe de bônus não impede o aumento do valor do seguro auto ao longo do tempo. O preço pode ser influenciado por fatores como o índice de roubos de determinado veículo ou a mudança de hábito do condutor.
Como acumular classe de bônus?
Você viu no tópico anterior que a classe de bônus seguro auto melhora com o passar dos anos, certo? Portanto, para acumular esse bônus ao longo dos anos, é importante que você renove a sua apólice antes do vencimento e esteja conforme as cláusulas do seu tipo de seguro.
O ideal é contatar a seguradora ou seu corretor de seguros antes de vencer o seguro. Caso haja algum problema ou imprevisto, você terá tempo para evitar dois problemas: ficar sem seguro e perder a classe de bônus do seguro auto.
Portanto, fique de olho no prazo e nos hábitos para evitar sinistros. Inclusive, vamos falar sobre as situações que você pode perder a pontuação mais adiante!
Como descubro minha classe de bônus?
A forma mais prática de saber qual é a sua classe de bônus é por meio da sua apólice ou em contato com o seu corretor de seguros. Na hora de renovar, você pode conferir a escala de descontos da sua seguradora.
Quando perco a classe de bônus do seguro auto?
Algumas situações podem fazer você perder a classe de bônus e todo o período de cuidado para ter esse desconto. São elas:
Registro de sinistro
Acionar a seguradora para utilizar uma das coberturas que você contratou já compromete a classe de bônus no seguro auto. É o caso de ocorrências como furto do veículo e acidente, por exemplo.
Você perde uma classe de bônus cada vez que tiver um novo sinistro, pois cada ocorrência gera despesas para a seguradora.
A assistência 24 horas e serviços adicionais, como o de guincho, não interferem na classe de bônus do seguro auto. De qualquer forma, é importante que você verifique com a sua seguradora ou corretor de seguros quais situações influenciam a pontuação.
Atraso na renovação
A renovação do seguro deve ser feita antes do vencimento da apólice. Este é o prazo para você conseguir aumentar a sua classificação, caso não tenha registrado nenhum sinistro desde a última contratação do seguro auto.
Caso o contrato da apólice do seguro tenha acabado, você ainda consegue renovar a proteção sem precisar passar por todos os procedimentos como se fosse a primeiro apólice, desde que não precise passar por vistoria. Se perder o prazo, você tem que contratar o seguro do zero.
Mudança de categoria
Se você tem um carro de passeio e passa a usar uma moto, por exemplo, pode perder uma classe de bônus. As coberturas contratadas do seguro também podem alterar o custo e a bonificação dele também.
Quando não perco a classe de bônus do seguro auto?
Um ponto importante para essa classificação é que ela fica vinculada ao seu CPF. Com isso, mesmo nas situações abaixo você continua com a pontuação:
Trocar de veículo
Se você tem um carro e apenas troca por outro modelo e ano, o preço do seguro pode até mudar, mas não vai interferir na classe de bônus.
Mudar de seguradora
Você tem o direito de renovar seu seguro com outra seguradora, seja pelo atendimento, tipos de cobertura ou preço, o fato é que essa mudança não zera a sua classificação. Mas, lembre-se de consultar a nova seguradora para saber como é o percentual de desconto na escala dela.
Posso transferir a classe de bônus para outra pessoa?
A bonificação se baseia no perfil do proprietário do veículo, na forma como ele cuida do bem e como o dirige, certo? Assim, transferir a classe de bônus seguro para outra pessoa é algo mais complicado.
De modo geral, você não consegue passar sua pontuação para outra pessoa, a não ser em casos bem específicos. Isso é feito por meio do termo Transferência de Direito e Obrigações (TDO) somente para estes casos:
Entre cônjuges
Um cônjuge pode passar sua pontuação, desde que comprove o vínculo através da certidão de casamento. Além disso, é preciso provar que a outra pessoa já conduzia o veículo segurado antes.
Entre pais e filhos
Assim como acontece com a transferência entre cônjuges, é necessário comprovar o parentesco entre pai/mãe e filho por meio da certidão de nascimento. Você também vai precisar garantir que a pessoa já utilizava o veículo anteriormente.
Pessoa jurídica
A pontuação de uma conta pessoa jurídica pode ser transferida para uma pessoa física, desde que se comprove o vínculo entre o novo segurado e a empresa.
É hora de renovar seu seguro auto com a BV Corretora de Seguros
Agora que você já sabe a importância da classe de bônus do seguro auto para o seu bolso, é hora de escolher bem onde fazer a renovação.
Aqui no BV, você pode escolher entre algumas opções de seguro auto de acordo com a sua necessidade.
O Seguro Auto Completo, por exemplo, tem cobertura contra furto, roubo, incêndio, acidentes e cobertura para terceiros. Você pode receber uma indenização de até 100% do valor do veículo pela Tabela Fipe e conta com uma assistência 24 horas.
Quer saber mais sobre este tema? Confira outros conteúdos sobre seguros em nosso blog!