"Bati meu carro. E agora?" Pode apostar que essas frases passarão pela sua cabeça se, em algum momento, sofrer esse tipo de acidente. Antes de tudo, o importante é checar se está tudo bem com você e com os demais passageiros, se houver. Depois, respirar fundo e tentar manter a calma para que os passos seguintes corram com mais tranquilidade, na medida do possível.
Se você tem um seguro automotivo, tudo será mais fácil daqui para frente, pois você terá todo o suporte de que precisa para resolver essa situação. Para aproveitar todos os benefícios que o serviço oferece, é preciso seguir alguns passos. É isso que mostraremos para você, neste post!
Saiba quais são os procedimentos que devem ser realizados e como acionar o seguro, a partir de agora!
Quais procedimentos iniciais devem ser realizados?
Conseguiu se acalmar e ver se todos nos veículos envolvidos na batida estão bem? Então, é hora de iniciar alguns procedimentos que vão garantir mais segurança enquanto os carros não são retirados do local do acidente.
Caso os danos sejam menores e não impeçam a locomoção do veículo, o ideal é tirá-lo da via e estacioná-lo próximo à guia (na cidade) ou no acostamento (na estrada). Então, use as formas disponíveis para sinalizar o acidente: ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo (que deverá estar no porta-mala) a pelo menos 30 metros da traseira do carro.
Vale lembrar que a sinalização está prevista no Código de Trânsito e quem deixa de fazê-la pode até levar multa, pois se trata de uma infração grave, ok? Portanto, adote essa medida simples para evitar mais imprevistos financeiros.
Converse com o condutor do outro veículo, procurando sempre manter a calma para que não haja problemas. Você pode fazer fotos dos danos nos dois carros, caso precise de provas mais tarde.
Como fazer o acionamento do seguro?
Claro que, quando contratamos um seguro auto, o que se espera é que o corretor explique quais são os procedimentos para usá-lo em um momento de necessidade. Mas, na hora que precisamos saber o que fazer diante de uma batida de carro, nem sempre nos lembramos de tudo o que é preciso, não é mesmo?
Primeiro de tudo, ao conversar com o condutor do outro veículo, procure ter um entendimento sobre quem foi responsável pelo acidente e verifique se ele também tem seguro auto. Geralmente, a pessoa que causou o acidente é quem aciona a seguradora.
Sempre que achar que o conserto dos danos sairá mais caro do que a franquia, é melhor acionar o seguro. Se o acidente tiver sido leve, com apenas arranhões e pequenos amassados, pode compensar arcar com as despesas pessoalmente.
Em todos os casos, o ideal é chamar as autoridades de trânsito e registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Assim, o policial vai ouvir as duas partes e escrever o documento relatando o acidente. Não se esqueça, também, de pegar o máximo de dados de contato das pessoas envolvidas na batida, ok?
Como acionar o seguro?
Há muitas maneiras de fazer a comunicação de acidente para a administradora. Você poderá fazer isso por e-mail, pelo site, por uma central telefônica e, até mesmo, por aplicativo de celular. Lembre-se de que terá que pagar pela franquia, cujo valor é informado em sua apólice.
Você precisará informar o número da sua apólice de seguro para ser atendido mais rapidamente, além dos dados de seus documentos e do carro. Já nesse contato você poderá passar ao atendente os dados que constam no BO, relatar como foi a batida, enviar fotos do acidente, se houver, e o orçamento da oficina mecânica.
A seguradora vai marcar uma data de prazo para avaliação das informações. Em seguida, ela vai autorizar (ou não) os reparos.
Quais são as coberturas?
Existem alguns tipos de seguros automobilísticos, e no BV você certamente vai encontrar o ideal para suas necessidades. Veja quais são eles.
Auto Completo
Esse também é conhecido como Seguro Compreensivo. No pacote de coberturas, estão incluídos colisão, furto e roubo, danos causados pela natureza, danos materiais, danos corporais, danos morais, acidentes pessoais de passageiros, quebra de vidros e até incêndio. Além de contar com carro reserva em caso de imprevisto e assistência 24h, como troca de pneu, chaveiro e guincho.
Seguro Auto Casco
Essa modalidade assegura a indenização nos casos de roubo ou furto do veículo, se ele não for encontrado pelas autoridades. Assim, você terá proteção contra prejuízos.
Seguro Auto RCF (Responsabilidade Civil Facultativa)
Nesse caso, o seguro protege de danos corporais e/ou materiais involuntários, causados a terceiros, danos morais causados a terceiros. Ou seja, cobre as indenizações que o segurado for obrigado a pagar, judicial ou extrajudicialmente, por ter provocado prejuízos pessoais ou materiais a outros. Além de contar com assistência 24h, como troca de pneu, chaveiro e guincho.
Seguro Garantia Mecânica
Essa modalidade tem cobertura mecânica (mão de obra e peças) para motor e câmbio do veículo seminovo ou usado que já não conta mais com a Garantia de Fábrica. Cobrindo danos mecânicos no motor e câmbio, além de contar com assistência 24h, como troca de pneu, chaveiro e guincho.
Seguro Auto Gap Nota Fiscal
Essa modalidade concede a proteção contra a perda financeira causada pela desvalorização do veículo ao longo do tempo — diferença entre o valor descrito na nota fiscal e o valor indenizado pelo Seguro Auto Casco ou Seguro Auto Completo que o cliente já possua para o veículo.
Quais são as vantagens de contar com um seguro?
Você já deve ter percebido como, no momento em que bater o carro, saber o que fazer depende muito de você ter ou não seguro auto, não é mesmo? Sentir-se amparado nesse momento vai ajudar você a ter mais calma para resolver a situação. De toda forma, veja quais são os benefícios de contratar esse serviço:
- proteção das suas finanças em caso de furto ou roubo;
- cobertura de danos causados por fenômenos naturais;
- assistência em caso de acidentes (incluindo guincho, se houver necessidade, e outros serviços);
- indenização a vítimas de acidente, se for o caso;
- pagamento dos danos em veículos de terceiros ou causados por outras pessoas, e muito mais, dependendo da modalidade escolhida.
Vale lembrar que os procedimentos que você viu aqui se referem, basicamente, a acidentes sem vítimas. Caso alguém esteja ferido, antes de tudo, será preciso acionar o serviço de emergência para que receba atendimento o mais rapidamente possível, certo?
Como vimos, ter um seguro auto ajuda muito naquele momento em que nos deparamos com a pergunta "bati o carro, e agora?". Ao escolher a melhor seguradora, você terá mais tranquilidade para resolver o problema e ter seu carro novamente circulando.
Aproveite que está pensando no assunto e saiba mais sobre os tipos de seguro de automóvel.