Acompanhar as principais tendências do mercado automotivo é essencial para estar à frente da competição e entregar o que o consumidor espera e se destacar em um mercado tão competitivo. Felizmente, graças ao grande volume de dados e às ferramentas disponíveis, é possível conhecer e antecipar as tendências. Mas, afinal, quais são as principais?
É isso que vamos mostrar neste post. Continue lendo até o fim e conheça as principais tendências do mercado automotivo, além de dicas de como se adaptar a elas.
Quais são as principais tendências do mercado automotivo?
Olhar essas tendências pode fazer muita diferença no dia a dia da sua loja. Por exemplo, se você tem dificuldade em vender, talvez seja porque não está atualizado com as tendências, por isso pode não estar oferecendo o que o público procura. Além disso, o mundo está cada vez mais digitalizado, isso muda a forma como as pessoas compram. Para conhecer algumas tendências atuais, siga com a leitura.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é uma das preocupações mais importantes para os clientes, especialmente os mais jovens. É por isso que as maiores marcas do mercado estão investindo em soluções para diminuir as emissões de carbono, e os carros híbridos e elétricos vêm crescendo no mercado. A iniciativa Sempre Compensa do BV é um exemplo.
Conectividade
Você já ouviu falar na Internet das Coisas (IoT)? Esse é um conceito em que diversos objetos da rotina estarão conectados à internet. Entre eles, os carros. Por isso, os automóveis conectados apresentam uma grande tendência, com enorme potencial. Para começar, eles serão capazes de calcular as próprias rotas, sem a necessidade de aplicativos terceiros. Além disso, podem se conectar a apps para se tornar uma central multimídia.
Autonomia
Carros autônomos não são ficção científica. A inteligência artificial vem evoluindo a passos largos, com montadores investindo muito dinheiro para desenvolver e testar a direção totalmente automática. Enquanto essa tendência ainda está um pouco longe, já que não temos um carro totalmente autônomo, existem outras formas de automação. O assistente de estacionamento e a frenagem automática são exemplos.
A tendência é importante porque o cliente cada vez se mostra mais aberto e deseja essa solução, já que ela torna o processo de dirigir mais simples e seguro. É uma evolução natural de tecnologias como a direção hidráulica.
Leveza
Os carros mais leves são uma tendência por diversos motivos. Primeiro, são mais seguros, já que diminuem o impacto em caso de acidentes. Para isso, são usados materiais mais leves, que ainda trazem uma boa resistência para o veículo, enquanto reduzem seu peso.
Outro motivo pelo qual essa tendência é forte é semelhante a um dos maiores benefícios do carro a gás, a economia. Como o carro é mais leve, consome menos combustível, o que o torna mais barato. Além disso, é mais uma forma de diminuir a emissão de carbono.
Personalização
Cada vez mais os veículos terão um propósito. Por isso, serão oferecidas aos clientes versões personalizadas dos carros, como o tamanho família e o modelo mais compacto. Por exemplo, veículos para compartilhamento precisam ter características específicas, assim como os modelos de venda diferenciados.
Empatia
Melhor que os carros personalizados são os modelos empáticos. Ou seja, os veículos não somente têm um propósito claro, mas conseguem se adaptar diretamente às necessidades dos passageiros. Para isso, o carro conhece os hábitos de viagem de cada um, além de informações sobre sua postura, batimentos cardíacos, respiração e outros dados de saúde.
Informação
Combinados com a personalização, há a tendência à informação e o maior conforto do público em compartilhar seus dados com empresas do setor automotivo. Em boa parte dos casos, eles não querem nada em troca, a não ser uma experiência de compra que seja mais personalizada e alinhada aos seus objetivos.
Experiência
Atualmente, a experiência de compra das pessoas é realmente omnichannel. Ou seja, ela é feita por diversos canais. Segundo a versão brasileira da pesquisa Global Automotive Executive Survey 2019, 96% das pessoas afirmam que a experiência de compra começa na internet, pode ser por sites, revistas digitais, blogs, YouTube ou redes sociais. Porém, na hora de fechar a compra, 8 entre 10 priorizam a visita à loja. Ou seja, é impossível separar o online do offline.
Valor
Vender os carros é a principal forma como as lojas faturam, mas não é a única. Uma forte tendência também é a mudança nesse paradigma. A prestação de serviços deve crescer nos próximos anos, de modo a trazer mais valor para os consumidores.
Como se reinventar e se adaptar às novidades?
O mais importante para se adaptar às novidades é mudar a mentalidade. Tanto a tecnologia quanto o público mudam constantemente. Logo, é preciso também estar aberto às mudanças. A ótima notícia é que essas mudanças beneficiam o mercado, o tornando mais eficiente e sustentável.
Portanto, é fundamental conhecer quais são as novidades. Para quem gosta do assunto, é natural consumir conteúdo sobre ele, mas é necessário ativamente buscar notícias, seguir as fontes e encontrar as principais novidades sobre o assunto.
Como a inovação se relaciona com o aumento das vendas?
A inovação apresenta uma relação direta com as vendas por conta da experiência do consumidor, como vimos. O público moderno mudou a forma como compra praticamente tudo, inclusive os carros. O processo começa muito antes de entrar na loja, com uma pesquisa completa sobre os veículos, desde os preços até as informações técnicas de cada um, podendo chegar até na compra de carros online. Por outro lado, o aspecto presencial ainda é muito forte, por conta do test-drive, por exemplo.
Logo, o objetivo das empresas é inovar para encontrar soluções que combinem ambas as experiências. Por isso, é preciso seguir as tendências, de modo a garantir que a sua loja tenha sempre o que o público deseja.
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