A revisão do carro apresenta uma excelente oportunidade para as concessionárias. Afinal, esse é o momento de chamar a atenção do cliente, deixando claro qual é o diferencial da empresa. Assim, você aumenta ainda mais sua satisfação e garante a fidelização. O resultado são mais vendas, especialmente a longo prazo.
Uma ótima forma de mostrar esse diferencial é por meio dos serviços extras. Com eles, o cliente tem ainda mais valor a cada visita. Então, se você quer encontrar e fidelizar o público, continue lendo este post até o fim e confira os principais serviços extras que você pode vender na sua concessionária.
Quais são os principais serviços que devem ser oferecidos na minha loja de automóveis?
O principal objetivo desses serviços é trazer mais conveniência para os clientes. Os processos que apresentaremos a seguir precisam ser feitos, ou os clientes devem apresentar interesse neles. Ao oferecê-los na sua loja, você mostra para o público que é capaz de resolver todos os problemas dele. Com isso, sempre que precisar ele voltará para você.
Serviços de despachante
O despachante é um dos serviços mais comuns nas lojas de automóveis. Esse profissional fará a ponte entre o cliente e o DETRAN da região, agilizando e facilitando a sua vida. Assim, o comprador não precisa entrar em filas, fazer agendamentos e diversos outros pontos que trazem muita comodidade para ele.
Serviços de mecânico
Encontrar bons mecânicos não é fácil. Existem diversos estigmas no mercado automotivo, por conta de empresas sem credibilidade e até daquelas que se aproveitam dos clientes. Portanto, oferecer serviços mecânicos de qualidade é uma ótima forma de fidelizar. Afinal, quando uma pessoa encontra um bom mecânico, ela dificilmente larga. Você pode até dar um passo à frente e investir em marketing de conteúdo, com dicas de cuidados com os carros, por exemplo.
Serviços estéticos automotivos
Uma grande parte da clientela vai se interessar bastante por esses procedimentos. Por exemplo, a higienização de carros é algo que todo dono deseja, especialmente durante a pandemia. Além disso, dependendo do tipo de veículo que você vende e do cliente, pode ter diversos outros serviços estéticos, como:
- limpeza externa e do farol;
- cristalização dos vidros;
- manutenção de bancos de couro;
- limpeza do ar-condicionado;
- higienização de vidros.
Esses são os serviços que mais geram desconfiança, por isso apresentam uma oportunidade melhor de você mostrar como sua empresa é séria e cuida bem do cliente.
Promoção de feirões de carro
Feirões de carro são uma maneira efetiva de atrair muitos clientes. Você pode ter diversos veículos diferentes disponíveis, com promoções para esvaziar o estoque. Por isso, vale a pena anunciar carros nas épocas em que o público mais tem interesse.
Condições de pagamento diferenciadas
Não é exatamente um serviço, mas facilitar o pagamento para o cliente é sempre um modo de fidelizá-lo. Por exemplo, você pode oferecer financiamento de veículos, se protegendo e fazendo a análise de crédito dos clientes.
Programas de fidelidade
Essa é uma estratégia que ainda funciona muito bem. Você pode implementar um programa de fidelidade que recompense o público a cada X visitas. Não somente as pessoas vão adorar receber o prêmio, como vão ficar incentivados a voltar à sua concessionária. O único cuidado é garantir que os prêmios sejam realmente valiosos, mas sem trazer prejuízo para a empresa.
Facilidade no agendamento
Outra ação importante é garantir o agendamento mais simples e direto possível. Assim, você aumenta as chances do cliente visitar sua loja. Canais de atendimento como o WhatsApp são muito interessantes. Algo que pode custar um pouco mais caro, mas vale a pena, é o atendimento 24 horas. Você nunca sabe quando o carro do cliente pode dar problema, e se ele puder contar com você em qualquer situação, vai se sentir ainda mais confiante.
Preço fixo
Essa é uma prática que tem sido bem comum no mercado, e é interessante para o cliente. Como mencionamos acima, o setor precisa recuperar um pouco da sua reputação, e essa é uma das respostas. Com esse modelo, o cliente tem um preço fixo para a revisão, já sabendo o quanto vai pagar e sem acréscimos extras. Assim, ele não se sente lesado. O maior cuidado é encontrar um preço que seja lucrativo e valha a pena para o público.
Como centralizar os serviços essenciais na sua loja impacta o cliente?
Como mencionamos, centralizar serviços é uma ótima forma de trazer mais comodidade para o público. Assim, ele resolve todos os problemas em um único estabelecimento: o seu. Mas, como fazer isso?
Para saber quais são os principais serviços, o mais importante é ouvir o cliente. Esse é mais um motivo pelo qual é crucial manter uma relação próxima com o público, pois apenas conversando com ele você descobre bastante coisa. Na verdade, um dos principais erros dos vendedores é não conhecer o que o cliente quer.
Além disso, é interessante implementar estratégias mais sofisticadas como pesquisas de NPS. Com elas, você encontra os defensores da sua marca e pode perguntar para eles os serviços que mais são importantes. Também consegue abordar os que não gostam para entender o que está faltando.
Outra fonte de inspiração são os concorrentes e referências no mercado. Você não necessariamente vai copiá-los, mesmo porque o seu público pode não se interessar por certas ações, mas vale a pena observar o que o mercado anda fazendo, assim você consegue ter uma boa ideia para o seu negócio.
Ainda vale a pena fazer testes. Se você tem uma hipótese de um serviço interessante para o público, não hesite em colocá-la em prática. Você pode começar com um procedimento limitado para não investir muito, sem se esquecer de medir os resultados para saber se houve procura.
Por fim, é importante que divulgue tais serviços extras na sua concessionária. O público precisa saber que eles existem para ser atraído para sua loja. Mesmo se os clientes não tiverem interesse em comprar um carro agora, os serviços são uma forma de fazê-los interagir com a sua marca. Então, quando precisarem, comprarão de você. O marketing digital é uma excelente maneira de divulgação.
Agora que já conhece os serviços extras durante a revisão do carro, é sempre importante repensá-los. Não somente as necessidades do público podem mudar ao longo do tempo, mas trazer novidades no estabelecimento é uma ótima vantagem competitiva.
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