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Publicado em

12/04/22 09:00

por

Equipe BV Inspira

Como usar as mídias sociais para alavancar os seus negócios?

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas crise é sinônimo de oportunidade — basta saber usar a situação a seu favor. É claro que, para chegar a esse nível, é preciso adotar as chamadas boas práticas. Em tempos em que todos devem ficar em casa, usar as mídias sociais para alavancar os negócios é a melhor alternativa.

Pouco importa se você tem uma loja física. A internet sempre pode ser uma aliada. Duvida? É só ver os dados que comprovam o crescimento do e-commerce. A expectativa para 2020 é uma alta de 43,5% no Brasil. Isso representa 28 bilhões de dólares negociados.

Em março de 2020, nas duas primeiras semanas de agravamento da crise no país, o aumento nas vendas pela internet chegou a 40%. Por que esses dados foram verificados? Sem poder/desejar sair de casa, muita gente escolhe comprar pela internet.

É aqui que se torna importante atrair essas pessoas pelas mídias sociais e alavancar os resultados da sua empresa. Como? Veja as dicas que preparamos!

Conheça bem o seu público

Saber com quem você está conversando é fundamental, tanto nas interações presenciais quanto nas virtuais. A diferença do segundo caso é que você tem a chance de alcançar um público muito maior e diversificado. Trabalhar com essa heterogeneidade pode ser um desafio.

Por isso, é necessário especificar quem é seu público-alvo e as suas personas. O primeiro é mais generalizado e contém informações sobre gênero, idade, localização, renda média etc. O segundo é mais específico e representa um cliente ideal. Portanto, traz informações sobre hábitos, preferências e mais.

Veja a diferença. Para uma concessionária de veículos, o público-alvo pode ser: "pessoas acima de 30 anos, que estão no auge de suas carreiras, com renda média de R$5.000,00 e querem comprar um carro novo para passar a impressão de melhor status social. Moram, principalmente, no Sudeste e no Sul".

Por sua vez, a persona seria: "Paula, 35 anos, trabalha como gerente de marketing em uma empresa e ganha R$5.000,00 por mês. Gosta de viajar aos finais de semana para desestressar e deseja ter um carro confortável e prático para o dia a dia. Considera adquirir um importado para mostrar seu status na empresa pelo automóvel".

O objetivo de conhecer bem o seu público é entender quais postagens vão atrair essas pessoas e serem consideradas mais interessantes. Para conhecer as características, é possível usar uma pesquisa de mercado, o seu plano de negócios ou uma análise de métricas disponibilizadas pelas próprias mídias sociais.

Tenha conteúdos relevantes

Suas publicações precisam ser interessantes para atrair o público certo. É possível usar os conteúdos populares a seu favor, até mesmo a própria crise, se você souber trabalhá-la sem parecer oportunista — perceba que esse terreno é um campo minado; por isso, se tem dúvidas, melhor não pisar nele, ok?

Para saber o que é um conteúdo relevante e de qualidade, faça a seguinte pergunta: "o que meus clientes querem saber da minha empresa?". Voltando ao exemplo da concessionária de carros, alguns exemplos de posts são:

  • quais são os melhores lugares para viajar após o período de quarentena;
  • quais são os destinos mais baratos para aproveitar a viagem sem gastar muito;
  • como fazer um consumo consciente de combustível no dia a dia;
  • como fazer a manutenção do automóvel sem poder sair de casa.

Tenha em mente que o propósito é oferecer conteúdos que agreguem valor. Com eles, invista em uma imagem de qualidade e que chame a atenção. Essa é a melhor forma de construir a sua reputação e usar as mídias sociais com o objetivo de alavancar seus negócios.

Mantenha a periodicidade de publicação

Postar sempre: essa é a lei. Brincadeiras à parte, a regra é essa mesma. De nada adianta publicar um conteúdo hoje, ter bons resultados e parar de usar as mídias sociais. Para alavancar os negócios, é necessário ter constância.

O ideal é criar um calendário de publicações. Ele pode ser feito semanal, quinzenal ou mensalmente. O importante é definir o que você vai trabalhar a cada dia nas mídias sociais. Ao fazer isso, você pode usar as ferramentas de programação de postagens, que estão em ferramentas especializadas e até mesmo na própria rede.

Caso você tenha perfis em diferentes meios, saiba que é possível usar os mesmos conteúdos. Apenas faça adaptações no texto publicado para se adequar a cada uma das redes.

Use diferentes formatos para engajar

Para ter bons resultados, você precisa ter criatividade. Na prática, isso significa trabalhar diferentes formatos de conteúdo. Afinal, é chato quando um cliente entra no seu perfil da mídia social e tem apenas textos, certo?

Por isso, invista em texto, vídeo, infográfico, lives, Stories e até o Melhores Amigos do Instagram — nesse último caso, você lança um material específico para um grupo de pessoas, que podem ser as mais engajadas do seu perfil. Por exemplo, uma concessionária pode fazer uma gravação mostrando a maneira mais correta de lavar o carro.

Também pode fazer um infográfico com motivos para ter um automóvel em tempos de crise. Quem sabe, uma live para demonstrar como manter a segurança dentro do carro. Tudo isso contribui para o engajamento. Lembre-se ainda de sempre responder e deixar claro seu interesse nos comentários.

Interaja com o seu público

Se você quer alcançar bons resultados, precisa criar um relacionamento com os clientes. Aqui, vale mais a qualidade, não a quantidade. Isso significa que você pode se contentar com poucos seguidores nas mídias sociais? Não! Apenas destaca que, para alavancar seu negócio, é necessário ter interações e engajamento.

Tenha em mente a necessidade de curtir, comentar, apagar comentários desrespeitosos e manter o contato contínuo. Se alguém enviar uma mensagem, responda o mais rápido possível. Lembre-se de que, em tempos de isolamento social, as mídias sociais aumentam os resultados do negócio quando você se mostra presente.

Quando ignora essa regra pode até perder clientes, sabia? Por exemplo, imagine que alguém pergunta sobre um carro publicado no seu perfil e você responde só cinco dias depois. O que acontece? Provavelmente, esse cliente já encontrou outra concessionária, entrou em contato, foi respondido e pode ter até fechado negócio.

Por isso, mostre-se sempre humano. Deixe claro que, por trás do perfil, existe um empresário que deseja manter sua empresa funcionando e ultrapassar a crise. Isso ajuda os usuários a se conectarem com a marca.

Habilite o social commerce

O conceito de social commerce é simples: usar as redes sociais para vender seus produtos. Você pode, por exemplo, colocar uma loja virtual no Facebook (f-commerce), no Twitter (t-commerce) ou no Instagram (Instagram Shopping).

Qual é a vantagem de optar por essa alternativa? Simples! Com ela, você fecha negócios direto pela plataforma, sem precisar do site ou de outros intermediários. É uma forma, portanto, de oferecer uma possibilidade a mais para o consumidor.

Por isso, habilite o social commerce na sua página de vendas. Se possível, inclua plugins no seu site, por exemplo, os botões de curtir, recomendação e avaliações. Assim, você oferece mais uma oportunidade de contato com o público.

Entendeu como transformar a crise em oportunidades? Usar as mídias sociais para alavancar os negócios passa pela criatividade, pela aplicação das melhores práticas e em saber aproveitar o momento da melhor forma possível.

Então, que tal colocar essas dicas em prática a partir de agora? Fortaleça suas mídias sociais e veja os resultados aparecerem! Aproveite também e receba outras dicas relevantes curtindo nossos perfis no FacebookInstagram e YouTube!

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