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Publicado em

27/05/21 09:00

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Equipe BV Inspira

5 dicas para vender carro usado que você precisa conhecer

Vendedora de veículos sorridente segura uma pasta e entrega chaves do carro para um homem sorridente apoiado na porta do seu carro comprado.

Está pensando em vender seu carro usado, mas ainda não sabe quais são as melhores estratégias para facilitar a transação? Pois saiba que alguns detalhes podem fazer o comprador valorizar mais o automóvel no momento da negociação.

O primeiro passo para tornar o negócio um sucesso é preparar o carro, realizando consertos em qualquer problema que possa atrapalhar o processo de venda. Para torná-lo realmente atrativo, será preciso realizar um detalhamento completo, informando todos os dados e informações importantes do veículo.

Para ficar por dentro do assunto, acompanhe a seguir e conheça 5 dicas para vender carro usado. Vamos lá?

1. Escolha bem os locais de anúncios

Vender com rapidez quase sempre está associado a anúncios de qualidade. Mesmo carros econômicos e mais difíceis de vender têm saída, caso sejam anunciados com títulos atrativos e interessantes, com fotos de qualidade e apresentação rica em detalhes. 

Para isso, o anúncio deve condizer com o seu estoque para que o consumidor não se sinta enganado ou descubra que o produto já foi vendido. Atualmente, o local de anúncio mais eficaz é a internet, no entanto, é preciso ter transparência e realizar atualizações na divulgação sempre que for necessário.

Quando os consumidores realizam este tipo de procura, eles estão em busca de praticidade e fácil interação com o anunciante. Com isso, o indicado é que o vendedor opte por algum portal online para facilitar a distribuição e o alcance dos produtos. Para isso, você deve escolher um site de classificados de automóveis para cadastrar o seu anúncio, verificando quais pacotes e funcionalidades cada plataforma oferece.

2. Use as mídias sociais como canal de atendimento

As mídias sociais são ferramentas ideais para o anúncio de um veículo que já está divulgado na internet. O Facebook, por exemplo, é uma possibilidade interessante, pois permite que o usuário acesse o anúncio e já entre em contato com o vendedor dentro da plataforma social.

Antes de o comprador chegar até o anúncio por meio dessas redes, é fundamental que a oferta esteja atualizada e conte com um canal de atendimento rápido e eficiente. O usuário pode querer tirar dúvidas ou perguntar alguma informação adicional, como quais são as cores dos carros disponíveis, por exemplo.

Ser atencioso e responder rapidamente é fundamental para passar credibilidade para o interessado no automóvel. Para isso, é importante que a comunicação seja objetiva e estratégica, para não correr o risco de perder oportunidades de venda e de se tornar referência nas negociações.

3. Crie um showroom digital

O showroom digital oferece uma experiência imersiva e interativa para o usuário. O objetivo da ferramenta é trazer o máximo da vivência física para a tela do dispositivo do comprador. Isso permite otimizar a jornada de compra e conversa melhor com a identidade visual do veículo, o que torna a demonstração mais responsiva e próxima da realidade. 

Basicamente, o showroom digital funciona como uma vitrine para facilitar a escolha do cliente. Com a variedade de marcas e modelos de carros, o comprador pode navegar pelo catálogo de forma mais rápida, encontrando os veículos que mais satisfazem sua necessidade no momento. Após encontrar um carro, o interessado pode solicitar o atendimento físico do vendedor para dar continuidade à negociação.

A ferramenta é vantajosa tanto para o consumidor quanto para o vendedor, pois ambos ganham tempo e têm mais comodidade no processo de compra e venda. Outra possibilidade é elevar o nível do atendimento, pois é possível acompanhar as intenções de compra dos interessados. Essa é, sem dúvidas, uma forma eficiente para o vendedor fechar mais negócios.

4. Seja detalhista nos anúncios

É fundamental mostrar detalhes e falar sobre todas as informações do veículo, desde itens relevantes até possíveis problemas e desgastes que o carro apresenta. Também é interessante comunicar quantas revisões foram feitas, o número da quilometragem rodada e se existe algum defeito no automóvel.

A honestidade, nesse momento, é imprescindível, pois um anúncio mal elaborado pode levantar suspeitas sobre a credibilidade do vendedor. Portanto, evite este tipo de especulação e insira todas as informações de forma objetiva e com fotos variadas do carro.

Outro detalhe essencial é colocar dados sobre a forma de pagamento. Muitos compradores, por exemplo, sentem dúvidas na hora de comprar carro à vista ou financiado. Dependendo das facilidades que o vendedor oferece e da qualidade do atendimento, o consumidor pode tomar sua decisão com mais tranquilidade, sem se sentir pressionado.

5. Imprima o diferencial do seu negócio nos anúncios

Como anunciar um carro usado e se destacar entre os milhares de anúncios já publicados? Para isso, é imprescindível imprimir o seu diferencial na divulgação do veículo. Com isso, o texto de apresentação deve apresentar as características do carro de maneira clara e objetiva, com todos os dados necessários para o comprador.

Ter imagens de qualidade também contribui para chamar a atenção dos usuários. O indicado é que as fotos mostrem o estado real do automóvel, apresentando como ele realmente está. Edições muito exageradas ou imagens de outros carros do mesmo modelo não são adequadas e podem confundir e fazer com que o interessado desista do anúncio.

Também é importante demonstrar quais são as facilidades que o cliente terá ao adquirir o carro. Oferecer um atendimento pós-venda, por exemplo, é um diferencial que muitos compradores buscam nesse tipo de negociação. Caso seja viável, ofereça o serviço e tenha em mente que isso pode ser o que faltava para você receber cada vez mais indicações de clientes satisfeitos.

Um profissional que atua com venda de veículos usados deve estar sempre atento à rentabilidade do seu negócio. Nesse sentido, ter um bom giro de estoque é vital para a continuidade do empreendimento, pois, quanto mais giros, mais você vende. 

Uma conta errada ou uma provisão de vendas equivocada pode acabar causando prejuízos e perdas para o vendedor, sobretudo ao se comercializar carros usados. Quanto mais tempo parado, mais difícil se torna a venda do veículo.

Agora que você já conhece dicas para vender carro usado de forma rápida e eficiente, adote as boas práticas e aumente as chances do seu negócio alcançar o sucesso. É importante dar atenção aos detalhes nesse momento para transmitir mais confiança e credibilidade aos compradores e possíveis interessados.

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