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Publicado em

01/03/21 09:00

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Equipe BV Inspira

6 dicas de como tirar boas fotos para a venda de automóveis

O negócio que não está nas redes sociais atualmente perde muitos pontos em relação aos concorrentes. De fato, ao conhecer as melhores dicas de como tirar fotos, você consegue mais visibilidade aos carros e ainda valoriza o produto com imagens que mostram sua beleza.

Praticamente todo mundo toma uma decisão de compra baseada no que a marca apresenta no universo virtual. Vários fatores influenciam. São as boas imagens postadas, os comentários dos clientes e seguidores e, é claro, a forma como a marca se relaciona com o público.

Quer saber mais? Vamos mostrar boas dicas de como tirar fotos de automóveis e treinar seu olhar por trás das lentes. Acompanhe!

1. Entenda a importância de uma foto nas vendas

Quando se trata do comércio eletrônico, a imagem é um dos fatores que fazem o público dar aquela suspirada de paixão por um produto. Aqui, ela se transforma no maior atrativo no momento de comprar.

Afinal de contas, o texto que acompanha a foto pode falar de todas as qualidades, mas se a imagem não despertar confiança e desejo, dificilmente as negociações saem do papel. Pense na fotografia como sua vitrine virtual, que diz muito também sobre quanto se pode confiar na sua empresa e, até mesmo, na qualidade do atendimento.

Dessa forma, criar uma identidade visual no momento de fazer as imagens é um grande diferencial. Algumas técnicas e detalhes demostram aos potenciais clientes o que mais importa na hora de comprar um carro, além de transmitir segurança nos diferenciais de um produto que exige confiança na marca para fechar negócio.

2. Limpe o carro antes de fotografar

O primeiro passo para tirar boas fotos de um automóvel é fazer uma limpeza minuciosa. Basta você imaginar um carro sujo sendo vendido que no mesmo momento já vem a sensação de descuido e, até mesmo, é engraçado pensar se não teve uma pessoa capaz de revisar essa imagem com antecedência, não é mesmo?

Bem, a sensação ao ver a imagem de um carro sujo é bem controversa mesmo, e essa limpeza inicial tende a valorizar os pontos fortes do produto a fim de ficarem chamativos na imagem. Não precisa ser aquela higienização completa, tenha cuidado apenas com as partes que mais aparecerão e aproveite o momento para ver se está tudo certo antes de fazer as imagens.

3. Escolha um local adequado

O cenário onde o carro será fotografado também conta muito no momento de ganhar um cliente. Forme uma paleta de cores interessante com o automóvel e equilibre com a iluminação. Outro ponto importante está em transformar o plano de fundo em algo que crie uma espécie de contexto adequado.

Tudo precisa valorizar os pontos fortes do automóvel. Então, o mais indicado é fotografá-lo por partes. Muitos profissionais experientes no assunto acreditam que funciona melhor assim, pois mostra todos os detalhes ao consumidor.

Dessa maneira, logo de cara, o futuro cliente enxerga que se trata de um bom negócio e busca ainda mais detalhes. É como se a empresa estivesse com a faca e o queijo na mão para não só vender, mas criar estratégias de fidelização.

4. Fotografe o interior do carro

Um bom anúncio deve ser completo para que o cliente ganhe confiança. Fotografar o carro por dentro mostra os detalhes do quanto o automóvel é bonito e funcional ao mesmo tempo. Sem contar que esse tipo de imagem costuma ser muito interessante na visão tanto de quem é amante de carros quanto de quem procura ocasionalmente um modelo de qualidade para comprar.

No entanto, tenha cuidado especial com o enquadramento da câmera. O chamado estudo de ângulo deve ser realizado para explorar todas as opções e encontrar o que mais favorece na hora de registrar os detalhes do interior. Colocar luzes pelo carro é outro detalhe que faz muita diferença nos resultados das fotos.

É importante mencionar que o mais indicado, nesse caso, é fazer os registros por partes. A primeira é a traseira; depois, laterais e sombras; e, por fim, a edição das imagens. Melhorar o posicionamento do painel também ajuda muito a minimizar os reflexos ao posicionar o painel de maneira ideal.

5. Use a iluminação apropriada

A iluminação deve ser uma das prioridades quando se trata de fotografar automóveis. Observe os ambientes de maneira cuidadosa para que tudo esteja alinhado conforme os objetivos das fotos e de como o carro deve ser percebido. Ajuste a sensibilidade em ambientes escuros caso os detalhes do carro sejam difíceis de exibir em seu interior.

Outra questão que também traz muito efeito positivo é ter atenção especial com objetos pequenos. Aqui, o mais indicado são fundos neutros que variam entre preto, branco ou colorido, pois eles vão muito bem com a “barraca de luz”. Isso permite suavizar a luz que entra na tenda criada. Em fotos macros, lembre-se de usar o flash.

Dependendo do local escolhido e do horário, podem ser necessários improvisos. Por exemplo, uma simples folha de papel consegue se transformar em um difusor ao ser fixada e enrolada em um abajur comum de mesa.

6. Pense em uma boa descrição

Algumas vezes, uma imagem muito bem registrada pode ser suficiente para vender um produto. Porém, alinhada ao seu tipo de consumidor, uma descrição detalhada e com palavras estratégicas ajuda muito na tomada de decisão.

Então, uma boa sugestão é deixar que a imagem fale sobre a qualidade do automóvel e trazer no texto algo instigante capaz de fazer seu público se interessar pelo aluguel ou compra do carro. Fugir do óbvio pode ser uma sacada e tanto na hora de atrair olhares de pessoas que realmente efetivam propostas.

Agora você já conhece as principais dicas de como tirar fotos. O importante é compreender, antes de tudo, os motivos que fazem os seus produtos serem diferentes da concorrência. Ao identificar essa chamada em relação ao público, fica muito mais simples agregar valor destacar a marca de maneira geral no mercado.

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