A compra de carro online é uma tendência que chegou para ficar no mercado. Afinal de contas, esse já era um processo em alta antes da pandemia de Covid-19, e com as mudanças globais inseridas durante o isolamento, as negociações digitais tomaram a liderança nas preferências dos clientes.
Coube às empresas correrem contra o tempo para se atualizar e oferecer experiências diferenciadas com opções flexíveis de financiamento de veículos. Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar sobre como está o mercado de e-commerce, as perspectivas de futuro e uma excelente solução online.
Acompanhe a leitura!
Como está o mercado de comércio de veículos online?
O setor de automotivos passou por diversos desafios nos últimos anos. No entanto, cada vez mais tecnologias são inseridas neste cenário para tornar a experiência do consumidor completa e diferenciada. Um dos principais símbolos das vendas de veículos online são as condições facilitadas.
Se antes era muito difícil convencer um cliente do potencial de um carro apenas pela tela digital, hoje esse tipo de serviço evoluiu. Assim é possível até mesmo marcar uma vistoria online para conhecer os detalhes e simular as parcelas em caso de financiamento. Tudo isso somado à combinação de conforto, segurança e uma ampla cartela de opções.
Não é de hoje que a praticidade no varejo automotivo é a prioridade de muitos compradores. E como a internet abre um verdadeiro universo de possibilidades, transformou-se em uma tendência de vendas irreversível. Um exemplo disso está no sucesso dos canais de YouTube sobre carros que mostram testes, a parte mecânica e o design.
Jornada de compras
Uma mudança muito significativa no comportamento do consumidor acontece por conta da jornada de conversão de compras. Se você está se perguntando o que é isso, é o período de pesquisa até a tomada de decisão sobre o modelo escolhido e onde será comprado. Antigamente, o consumidor via um comercial na TV ou ia até a concessionária para que o vendedor o ajudasse no test-drive e na escolha final.
Agora, com tantas facilidades trazidas pelo mercado online, é possível pesquisar carros por faixa de preço, necessidades, desempenho e marca. A partir disso, com uma lista de possibilidades em mãos, o consumidor busca opiniões de outros usuários, tira dúvidas e assiste aos vídeos com comentários.
Vídeos online
Tudo isso traz uma sensação muito realista sobre o veículo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em 2018, chamada "The Drive to Decide Survey", o tempo em que vídeos com testes de veículos foram exibidos no YouTube aumentou mais de 65% nos últimos anos.
Então, se todo o processo de pesquisa acontece por meios digitais, é natural que a compra online do carro seja o próximo passo, não é mesmo? Pensando nisso, o mercado precisou trazer uma série de adaptações para atender esses consumidores que, cada vez menos, têm a exigência de ver o carro pessoalmente, antes de chegar no ponto de retirada ou em casa.
Quais mudanças surgiram com a pandemia?
Se o mercado de compra de carros online já estava em crescimento, a situação se consolidou ainda mais com a pandemia de Covid-19. Para que você tenha uma ideia dos impactos iniciais, as vendas de automóveis em concessionárias sofreram queda média de 76% em abril de 2020.
Além das medidas de isolamento, existia o receio em relação às oscilações econômicas. Entretanto, em outubro do mesmo ano, em um levantamento realizado por um site de compras, cresceram 20% as vendas pela internet de veículos usados. Isso porque passado o impacto inicial no setor, o carro passou a ser visto pelos consumidores como um meio de transporte mais seguro e privativo.
Sem contar que quem já pretendia trocar de carro anteriormente encontrou oportunidades boas de preços diante da grande variedade de opções online. Outro ponto que merece ser levado em consideração foi a mudança na renda de muitas pessoas. Diante disso, quem não conseguiu seguir com o carro que tinha habitualmente, achou nos seminovos um excelente custo-benefício para fazer a substituição.
Quais são as novas iniciativas desse setor?
Algumas questões que já eram vistas com bons olhos antes da pandemia se potencializaram. Uma nova realidade tomou conta da rotina do mercado, e isso afetou diretamente a forma como as empresas lidam com os potenciais compradores.
Dessa forma, com a digitalização de muitos processos em evidência, até mesmo os negócios mais conservadores precisaram se adaptar para não perder espaço para os concorrentes. O principal investimento, nesse caso, é justamente facilitar a jornada de compra ao máximo, entender as necessidades do público em um momento tão delicado e saber como funciona a relação com o showroom.
Lojas e distribuidoras que lidam com peças de veículos também observam um aumento significativo no e-commerce. No entanto, de maneira geral, apesar da retomada constante, muitos clientes ainda têm várias dúvidas antes de tomar a decisão de compra por conta das oscilações econômicas.
É neste momento que um atendimento personalizado e esclarecedor faz toda a diferença. Sem citar que ainda cria engajamento com o cliente pela atenção bem elaborada oferecida durante a escolha.
Plataforma MeuCarroNovo
A plataforma MeuCarroNovo surge como uma excelente solução para as empresas que precisam ingressar na nova fase do mercado digital. O principal objetivo é vender ou comprar veículos com praticidade, segurança e rapidez. Um dos diferenciais está na possibilidade de anunciar o automóvel 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Isso possibilita encontrar as melhores condições para quem vende e compradores dispostos a negociar de modo eficiente. O número de visitas da plataforma MeuCarroNovo também é muito impressionante, ela contabiliza 5 milhões de potenciais clientes que fazem buscas pelos veículos conforme o seu perfil e preferências.
Ao todo, são mais de 200 mil opções que variam entre motos, carros e caminhões. A plataforma permite ainda fazer cotações de preços do mercado para que você se mantenha atualizado com uma série de conteúdos exclusivos.
Agora ficou claro como a compra de carro online é um fator decisivo para impulsionar as vendas do setor. Sendo assim, buscar alternativas eficientes para se aproximar dos mais diversos públicos se mostra essencial para entender tais mudanças e criar soluções inteligentes a longo prazo.
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