Há tempos a internet é vista como um dos canais mais eficientes quando o objetivo envolve anunciar e vender veículos. Mas com o cenário de pandemia, isolamento social e a consequente mudança de hábitos da sociedade, executar esse tipo de venda online se tornou uma ação ainda mais estratégica.
Com mais pessoas conectadas e consumindo conteúdo na internet, audiência não falta na hora de anunciar carros ou qualquer outro item na rede. Porém, apesar do crescimento do mercado eletrônico e da adesão dos consumidores, muitas pessoas ainda não sabem como anunciar carros na internet e aproveitar todo o potencial que as ferramentas online podem oferecer.
Em razão disso, boas oportunidades de negócios são perdidas — o que não é nem um pouco recomendado, especialmente em um cenário de crise, não é mesmo? Por isso, queremos reverter esse quadro e ajudar você a anunciar carros na internet de uma forma mais eficiente. Será que é possível?
A seguir, listamos 5 dicas valiosas para comprovar que não só é possível como é muito simples. Confira!
1. Anuncie em plataformas já consolidadas no meio digital
A primeira dica para quem deseja ter mais sucesso com anúncios de carros na internet é buscar plataformas já consolidadas no mercado e que apresentam um bom volume de acessos, pois elas podem aumentar muito o alcance e a credibilidade dos seus anúncios.
Nesse sentido, a lógica é bastante simples: plataformas mais populares e reconhecidas pelo público tendem a ter um fluxo de usuários maior. Ou seja, são mais pessoas acessando e visualizando o seu anúncio e, consequentemente, são mais pessoas que podem se interessar pela oferta.
Além disso, anunciar em ambientes já consolidados também contribui do ponto de vista da credibilidade. Afinal, é muito mais fácil o usuário se sentir confortável para realizar uma negociação em uma plataforma séria e que já tem uma certa reputação.
2. Entenda a importância das imagens
Uma das ações mais importantes para se conseguir melhorar a eficiência dos anúncios de carros na internet é utilizar boas imagens. Lembre-se que ao acessar uma plataforma de vendas e de negociações, o possível comprador terá o primeiro contato com o veículo ofertado por meio das imagens.
Assim, se as imagens tiverem uma boa qualidade e valorizarem o veículo anunciado, alguns pontos positivos já são somados ao anúncio. Nesse sentido, nada de utilizar fotos de baixa resolução, com iluminação ruim e que não permitem que o possível comprador avalie os detalhes do carro.
O ideal é utilizar imagens variadas, tiradas com boa iluminação e em ângulos diversos. Além disso, é muito importante que as imagens tenham uma boa resolução, para que possam ser ampliadas, por exemplo.
No mais, boas imagens passam uma percepção de credibilidade e profissionalismo ao anúncio, o que também contribui para o aumento da atratividade do anúncio.
3. Elabore uma descrição completa e sincera do veículo
Junto de boas imagens, é muito importante que o anúncio também traga informações claras e suficientes sobre o veículo. Afinal, ninguém gosta de comprar um carro às cegas, sem conhecer todos os seus detalhes.
Assim, a dica é simples: elabore uma descrição bastante completa do carro, inserindo detalhes como:
- ano e modelo;
- versão do veículo;
- informações sobre alienação fiduciária;
- motorização;
- quilometragem;
- lista de equipamentos e acessórios;
- dados de revisões e manutenções realizadas;
- valor, entre outros.
Quanto mais completa for a descrição, mais fácil fica para o possível comprador avaliar se o veículo atende as suas necessidades. Dessa forma, evita contatos desnecessários e potencializa o anúncio.
4. Evite frases prontas
Se você deseja anunciar carros na internet com mais eficiência, é muito importante que você adote uma postura mais profissional e séria. Afinal, a venda de um carro é uma ação importante e que envolve quantias elevadas de dinheiro.
Dessa forma, uma das dicas de ouro é: evite frases feitas e jargões para chamar a atenção dos usuários para o seu anúncio. Em geral, esse tipo de estratégia acaba pesando negativamente, estando associadas a fraudes e atuações pouco profissionais.
Nesse sentido, alguns exemplos de frases que você deve evitar são:
- “o mais novo Brasil”;
- “o primeiro que olhar leva!”;
- “nada a fazer. Só pegar e andar!”;
- “melhor preço da internet”.
Como dito, o mais recomendado é fazer uma descrição completa e real do veículo, sem utilizar frases apelativas e clichês para chamar a atenção de um possível comprador. Combinado?
5. Atraia o comprador pelo título
Como se sabe, a dinâmica de uso de serviços na internet é bastante rápida. Em geral, o usuário busca soluções rápidas para as suas dores e problemas, assim como para solucionar as suas dúvidas. No caso das vendas, a lógica não é diferente.
Ao se acessar uma plataforma de venda de veículos, por exemplo, é natural que o usuário passe rapidamente por diferentes anúncios, tendo um contato rápido e superficial com a maior parte deles. Diante dessa realidade, é preciso ser estratégico na hora de anunciar e chamar a atenção do possível comprador de forma precisa e eficiente.
E você sabe qual a melhor maneira de fazer isso? Uma boa técnica a se aplicar é a utilização de títulos chamativos, com dados relevantes e que sejam capazes de, em poucos segundos, atrair a atenção e interesse do usuário.
Por exemplo, você pode inserir, já no título, informações como:
- estado de conservação do veículo;
- baixa quilometragem;
- carro de único dono;
- documentação paga;
- valor abaixo da tabela FIPE;
- todas as revisões em dia, entre outras.
Todas essas informações são pontos que um possível comprador se interessa em saber. Assim, em meio a inúmeros anúncios semelhantes, é muito importante que você saiba como valorizar o seu bem.
Por fim, como foi possível perceber, anunciar carros na internet, apesar de ser uma tarefa extremamente comum hoje em dia, depende da aplicação de boas práticas para que gere bons resultados. Afinal, com o cenário de pandemia, cresceu o número de pessoas utilizando a internet, o que torna essa atividade ainda mais prática e eficiente.
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