A bateria do carro é uma peça que traz uma série de inconvenientes quando não funciona de maneira correta. Afinal de contas, muita gente já se viu com as chaves nas mãos tentando dar a partida sem nenhuma resposta, não é verdade? Saiba que, para evitar esse tipo de situação, a dica é tomar medidas para prolongar a vida útil da bateria.
O diferencial está em atuar de maneira preventiva, com a noção de que as escolhas certas fazem toda a diferença. Dessa forma, fica muito mais simples cuidar da segurança, impulsionar o desempenho do veículo e, ainda, economizar com reparos especializados ou trocas antes do tempo adequado.
Quer saber mais? Veja nosso guia e entenda tudo sobre o componente. Aproveite para aprender como aumentar a vida útil da bateria do seu veículo!
Como a bateria do carro funciona e qual é a sua função?
A bateria do carro é o componente responsável pelo armazenamento de energia. Para isso, a peça é composta por placas com carga positiva e negativa, dispostas com uma separação, para que haja espaço para a passagem da corrente elétrica. É isso que impede a ocorrência de curtos-circuitos.
Os modelos mais usados para os veículos são produzidos com chumbo-ácido. O funcionamento da bateria ocorre a partir de reações químicas ocorridas em suas placas, que ficam mergulhadas em uma mistura de água e ácido sulfúrico (eletrólito). Você deve conhecer esse líquido como solução para bateria, como é popularmente chamado.
Nada disso é visto pelo lado de fora da bateria do carro, e isso não é à toa. Por fora, ela é protegida por uma capa plástica para proteger as pessoas de seus compostos químicos, que podem ser prejudiciais, se não forem tomados os devidos cuidados.
Todo esse processo é o que permite que haja armazenamento de energia elétrica no veículo, proveniente do alternador, e que será distribuída e utilizada pelos sistemas elétricos e eletrônicos, que fazem com que seu carro funcione. Sua principal função, aliás, é fornecer energia para o motor de partida ser acionado.
Depois que o veículo já está ligado, em funcionamento, a bateria vai se recarregando conforme o uso do carro, e redistribuindo a energia necessária. Você já percebeu que alguns componentes funcionam mesmo com o carro desligado, certo?
Pode ser o aparelho de som, o sistema de alarme ou os faróis, por exemplo. Isso é possível porque a bateria do carro armazenou energia elétrica suficiente para abastecer essas peças. Vale lembrar que esse funcionamento é diferente no caso de carros híbridos, ok?
Qual a importância da bateria do carro?
Você já deve saber que a bateria do carro é essencial para seu funcionamento, uma vez que armazena a energia que será utilizada pelo motor de partida e demais peças, não é mesmo? Sem ela, você não conseguiria nem mesmo dar partida para conduzir seu veículo.
A bateria não é — nem de longe — uma das peças que mais precisam de manutenção em seu carro, mas certamente é fundamental ter alguns cuidados com o sistema elétrico para que ela não apresente problemas.
Vale, portanto, ter atenção ao fabricante, na hora da troca, às características do seu veículo, e a algumas ações que poderão ajudar a aumentar a durabilidade do componente — falaremos mais disso adiante.
Qual é a média de duração da bateria?
Essa é uma resposta que depende de alguns fatores, mas o principal deles é, certamente, os sistemas eletrônicos e elétricos do veículo. Muitas vezes, negligenciamos os cuidados necessários para manter a bateria funcionando plenamente ao instalar novas peças sem os conhecimentos de um eletricista.
Esse profissional tem experiência para entender como devem ser feitas as instalações para que não haja sobrecarga. O problema ocorre, por exemplo, quando adaptamos luzes ou sistemas de som mais potentes no veículo.
A vida útil da bateria do carro também é influenciada pela sua origem. Verifique qual o fabricante do componente, e se ela tem as certificações necessárias dos órgãos competentes. Tome cuidado com preços muito mais baixos do que os cobrados no mercado, pois o produto pode ser de baixa qualidade, o que fará com que dure menos e pode, até mesmo, prejudicar o sistema eletroeletrônico.
Quer saber mais um fator que pode interferir na durabilidade da bateria do carro? A quantidade de componentes elétricos e eletrônicos ligados a ela: quanto mais houver, menos tempo ela pode sobreviver adequadamente. Por fim, o clima também pode encurtar o tempo que sua bateria vai durar, pois em dias nublados, mais escuros, acabamos usando mais os faróis, limpadores de pára-brisa etc.
Considerando tudo o que foi dito até agora, em média, uma boa bateria de carro funciona plenamente por dois anos. Há marcas que apresentam componentes com mais qualidade, podendo estender esse prazo a até cinco anos.
Quais são os sinais de que a bateria do carro está parando de funcionar?
Podemos comparar, em algumas situações, o seu veículo como um organismo. Sendo assim, ele costuma dar sinais de que há problemas, não é mesmo? Com a bateria do carro, não é diferente. Alguns sinais mostram que pode ser o momento de procurar um eletricista e verificar o estado da bateria. Veja alguns exemplos:
- carro falhando ou motor com giro lento: principalmente, sob baixas temperaturas, o veículo pode demorar mais para ligar, em especial, após passar muitas horas parado, como pela manhã. O frio dificulta as reações químicas que permitem o funcionamento da bateria;
- luzes piscantes: a iluminação dos faróis e do painel, por exemplo, pode começar a piscar ou ficar menos intensa quando a bateria está com problemas;
- terminais oxidados: esse é um sinal que será visto de prestar atenção ao levantar o capô, pois os vazamentos serão visíveis se ocorrerem. Nesse caso, o alternador terá dificuldades de atuar na recarga da bateria, podendo haver falhas no funcionamento;
- motor parado: sabe aquele som de "clique" no motor quando giramos a chave e ele simplesmente não liga? O problema pode estar na bateria. Para testar, tente acender os faróis — se não conseguir, leve o carro a um eletricista;
- luz de alerta acesa: o painel é seu melhor parceiro para descobrir problemas no carro, portanto, se a luz do alternador acender, é porque a bateria não está sendo recarregada devidamente.
Como aumentar a vida útil da bateria do carro?
Sempre que perceber algum problema relacionado à bateria do carro, o ideal é procurar um serviço especializado em elétrica de veículos para resolver o quanto antes. Mas há algumas práticas que vão ajudar você a manter a vida útil do componente, sem ser surpreendido pela terrível situação de não conseguir ligar o motor.
Veja nossas dicas e não se esqueça de incluir esse item na revisão veicular, ok?
Desligue tudo antes de dar a partida
Um dos fatores mais importantes na hora de aumentar a vida útil da bateria do seu veículo, é desligar tudo antes de dar a partida. Isso porque o motor costuma exigir bastante da corrente elétrica que desgasta a bateria. O procedimento correto é deixar a bateria completamente livre nos segundos em que é exigida.
Desligue faróis, rádio, carregador de celular, ar-condicionado e tudo mais que ajude a preservar o sistema elétrico do automóvel de maneira geral. Esse tipo de medida, que se torna um hábito com o passar do tempo, evita danos aos periféricos elétricos, como a possibilidade de queima de luzes da seta e lanternas.
Evite instalar acessórios não originais no carro
Quem é apaixonado por carro ou está inserido nesse universo deseja ter aquele modelo ideal que atenda a todas as suas necessidades, certo? Essa vontade faz com que muitas pessoas escolham instalar acessórios não originais para turbiná-lo e deixá-lo veloz, como nos filmes de cinema.
Saiba que, apesar de chamar a atenção por mudanças estéticas, esse tipo de troca pode trazer uma série de cuidados a mais, conforme a complexidade dos sistemas elétricos dos veículos atuais. Outro ponto importante envolve o desgaste que algo não original representa. Como resultado, a bateria pode não aguentar o uso diário.
Além das mudanças de desempenho, existe a preocupação a respeito dos dispositivos de segurança inseridos fora da autorização do fabricante. Os rastreadores com procedência duvidosa são os principais exemplos disso, porque pedem uma grande quantidade de energia e fazem com que a bateria fique descarregada rapidamente.
Controle a corrosão
Ter atenção à corrosão das polaridades da bateria é um dos fatores indispensáveis na duração da peça. O motivo é que ácidos muito fortes são parte da composição da peça e fazem com que seus terminais passem por corrosões conforme condições internas, como clima e outros fatores ambientais.
Tudo isso interfere no processo de carregamento da bateria em longo prazo. Assim, caso você perceba a presença de ferrugem nos polos da bateria, a limpeza pode ser realizada com água com gás e escova de aço. Após o final da higienização, o mais indicado é usar um spray que lubrifique para evitar futuras corrosões.
Mantenha a bateria bem segura e apertada
Ao circular com uma bateria que não está bem fixa na câmara, seus cabos podem se soltar ao passar por pistas irregulares. Sem contar que, devido a esses impactos, ainda existe a chance de curto-circuito. Em razão disso, a bateria do carro precisa se manter bem apertada e com o máximo de segurança possível.
Os cabos soltos fazem, também, com que a peça não carregue de maneira adequada. Na verdade, isso não prejudica exatamente sua vida útil, mas os riscos de acidentes são altos. Verifique com frequência se a bateria está bem encaixada, os cabos em boas condições e sem sinais de desgaste.
Não deixe o carro parado por muitos dias
Outra ação comum, que prejudica a vida útil da bateria do carro, é deixá-lo parado na garagem por muito tempo. Caso precise ficar fora durante uns dias, peça para outra pessoa ligar o veículo com o objetivo de acionar o motor. O procedimento deve ser feito por, pelo menos, uma vez na semana, visando não permitir que o consumo de energia causado pelos componentes descarregue a bateria.
Vale lembrar que a estimativa de tempo que uma peça desse tipo dura sem uso é muito difícil de marcar com exatidão. Depende de alguns fatores, como o estado da bateria no momento em que o carro permanece parado em longo prazo. Se estiver bem conservada ou nova, ela consegue suportar durante vários dias a inatividade, sem perder a carga.
Tenha um auxiliar de partida
Na maioria das vezes em que surge um defeito, a bateria do carro apresenta alguns sinais de desgaste, o que é possível perceber para quem conhece bem o carro. Porém, existe a chance de a peça simplesmente parar sem nenhum aviso.
O que ajuda muito, em uma situação como essa, é contar com um auxiliar de partida, que faz diferença diante situações perigosas. Ter o equipamento por perto permite gerar carga para a bateria quando necessário e dispensa recorrer ao socorro de uma ligação direta de outros carros na via.
É importante ressaltar que, quando a bateria está isolada, fazer o procedimento conhecido como “chupeta” pode ocasionar um pico de tensão relacionado à falta do acumulador. Por consequência, o módulo e o painel queimam completamente.
Fique de olho na capacidade da bateria
Antes de instalar um sistema de som potente ou qualquer outro componente que vai exigir mais do sistema do carro, é essencial pensar na capacidade da bateria e do alterador. Independentemente de ser um ar-condicionado, alarme de segurança ou vidros elétricos, considere ainda a instalação da bateria.
Caso tenha sido feita de maneira incorreta, os cabeamentos acabam roubando parte da carga e, quando isso acontece, é preciso trocar a peça por um modelo que seja mais resistente. Contudo, uma simples pesquisa antecipada na lista de cuidados com o carro consegue evitar essa dor de cabeça futura e impede que o motorista passe sufoco.
Pronto! Agora, você já sabe como prolongar a vida útil da bateria do carro. O importante, quando se trata desse tipo de peça, é entender seu funcionamento e procurar um mecânico de confiança quando identificar qualquer tipo de defeito. Só assim será possível manter sua segurança e não ter dificuldades com desgaste de bateria e seguro do automóvel.
Gostou das informações do artigo? Se após tudo o que você leu aqui você achar que seu carro vem apresentando mais problemas do que deveria, veja se já está na hora de trocar de veículo!