Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

17/08/22 09:00

por

Equipe BV Inspira

Como calcular o retorno do investimento em energia solar?

Você certamente já sabe como funciona a energia solar e se você quer implementar essa solução na sua casa ou empresa, precisa entender como calcular o retorno do investimento em energia solar. Afinal, apenas assim você consegue medir o tempo que leva até ter lucro e o quanto você consegue economizar. Com essas informações, você pode definir melhor as metas e aumentar ainda mais os lucros.

Então, se esses são seus objetivos e você procura boas oportunidades para usar bem seu dinheiro, continue lendo este post. Entenda como calcular o retorno do investimento em energia solar, os cuidados necessários e como interpretar os resultados.

Como calcular o ROI de energia solar?

De forma bem simples e direta, a energia solar traz retorno por reduzir a conta de luz. Como você vai produzir parte da energia, menos é consumido dos sistemas das concessionárias, gerando uma grande economia.

Já o cálculo é bem simples, usando a fórmula para encontrar o retorno de acordo com o payback, que é o tempo em que o investimento leva para se pagar, até que comece a dar lucro. A fórmula é:

Payback = valor do investimento/energia gerada por ano x tarifa.

Outra forma de calcular o retorno é pela rentabilidade. Esse cálculo também é fácil e mostra o percentual de ganho em cima do valor investido. A fórmula é:

rentabilidade = economia/investimento x 100.

Quais cuidados devem ser tomados neste cálculo?

Os principais cuidados para fazer o cálculo do retorno do investimento em energia solar é em relação às variáveis que você deve ter em mente para que o cálculo seja o mais preciso possível.

Tarifa e inflação energética

A tarifa energética é usada para calcular o consumo mensal, ou anual, de energia, sendo um dos principais fatores nesse cálculo. É medida em R$/kWh, sendo que cada quilowatt consumido é multiplicado pelo valor da taxa. Então, quanto maior o valor da tarifa, menor é o tempo de retorno de investimento.

Também existe a variação de preço que é conhecida como inflação energética. Quanto maior a demanda por energia, como no verão, maior é a inflação. Uma das vantagens da energia solar é que você está mais protegido da inflação, já que produz parte da energia.

Você pode obter essas informações facilmente na sua conta de luz. Lá, você encontra o valor da tarifa e também o consumo médio. Assim, pode fazer projeções do quanto gastaria, e economizaria, ao longo do tempo.

Custo de oportunidade

Outro fator importante no ROI é o que você poderia fazer com esse dinheiro, caso não investisse em energia solar. É o famoso custo de oportunidade. Isso é feito comparando o resultado do ROI com outros investimentos, como o Tesouro Direto. Essa é uma comparação válida, pois ambos têm o mesmo nível de risco, muito baixo.

Características técnicas

Existem algumas características técnicas que também podem afetar o retorno desse investimento. Entre as principais estão:

  • sistema: um sistema comercial é muito maior do que um residencial, o que significa que o retorno também é, graças ao potencial de escala que dilui os custos;
  • solarimetria: o Brasil é um país abençoado em relação à energia solar, pois tem uma alta disponibilidade de radiação — ainda assim, pode existir uma variação dependendo do local;
  • área de telhado: é preciso haver um espaço mínimo para a instalação do sistema, de modo que ele seja eficiente;
  • orientação geográfica: o ideal é que o sistema esteja voltado para o norte, já que estamos no hemisfério sul.

Ganho patrimonial

Por fim, também existe o ganho patrimonial, já que um sistema de energia solar aumenta o valor do imóvel no mercado por conta de todas as vantagens acima.

Como interpretar os resultados do cálculo?

Os resultados do cálculo podem ser interpretados de duas formas. A primeira, é em relação ao custo de oportunidade. Nesse caso, você compara a rentabilidade com outros investimentos que têm o mesmo perfil de risco. Estimando esse valor e fazendo a comparação, você vai perceber que o retorno é mais positivo do que grande parte dos investimentos em renda fixa mais comuns.

Qual o tempo médio de retorno do investimento em energia solar?

Outra forma de interpretar esses resultados é observando o tempo de retorno. Nesse caso, você compara com o tempo de vida útil do sistema, que pode chegar a até 25 anos ou mais, se você fizer a manutenção dos painéis solares da forma adequada. Então, imaginando que você tem 5 a 7 anos para pagar o investimento, o resultado é em torno de 20 anos de lucro.

Outra vantagem é a possibilidade de receber créditos energéticos. Se o sistema for instalado de forma integrada ao elétrico, toda energia gerada, mas não consumida, é direcionada para a rede de distribuição, retornando em créditos energéticos. Esse é o sistema de compensação regulamentado pela própria ANEEL. 

Por esses 3 motivos, o potencial de investimento e o bom retorno financeiro complementam as maiores vantagens e desvantagens da energia solar.

Quais as vantagens de fazer um financiamento para energia solar?

Para aproveitar ainda melhor os benefícios desse modelo, você pode fazer um financiamento para energia solar. Essa é uma linha de crédito especialmente para quem quer instalar painéis fotovoltaicos. Ao solicitar essa modalidade, você tem vantagens como:

  • financiamento de até 100% do projeto;
  • prazo de até 8 anos para fazer o pagamento;
  • taxas pré-fixadas com valor bem atraente.

Além disso, você também conta com parceiros especialistas no assunto, para conseguir projetar o sistema com o tamanho certo e para a sua necessidade específica.

Agora que você já sabe como encontrar o retorno do investimento em energia solar, ficou ainda mais claro como esse sistema é vantajoso. Além de todos os benefícios financeiros, como a rentabilidade e o payback rápido, ainda é uma opção sustentável. Para as empresas, é uma ótima forma de mostrar uma preocupação com um tema importante para os clientes.

Gostou da ideia? Quer conhecer mais? Então confira o nosso simulador e descubra o quanto você pode economizar!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar