Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

18/03/23 09:00

por

Equipe BV Inspira

Entenda o que é um rastreador solar e quando vale a pena!

O uso de rastreador solar em sistema fotovoltaico faz diferença na maximização da produção de energia. Porém, existem alguns casos específicos nos quais ele é indicado.

Para acertar em cheio nas vendas, antes de mais nada, você precisa saber como funciona na prática a possibilidade de "seguir o sol". Com isso, se torna uma tarefa mais simples explicar as vantagens de manter a produção de energia solar com a mesma potência durante todo o dia e eliminar vários problemas relacionados.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é um rastreador solar e quando vale a pena o investimento. Acompanhe!

O que é um rastreador solar?

Também chamado de tracker, é um dispositivo que modifica a posição em que os módulos solares ficam ao longo do dia. Na prática, sua função é acompanhar a posição do sol com o objetivo de aprimorar o resultado de um sistema fotovoltaico ao aumentar a captação dos raios.

Esse tipo de tecnologia já existe no mercado há algum tempo, porém ainda é raramente usada na composição de projetos de geração de energia solar no Brasil. Como o tracker corrige a angulação dos painéis solares em vários momentos para potencializar a produção de energia, o resultado é de 25% a 45% maior, conforme a tecnologia usada e o posicionamento.

O baixo uso do rastreador solar se deve a uma série de motivos. Entre os principais, estão a ausência de uma equipe especializada para realizar o processo, a falta de informações específicas sobre essa possibilidade nos potenciais locais de venda e o preço. No entanto, ultimamente, aconteceu uma leve redução no custo que tornou mais simples o uso em usinas fotovoltaicas consideradas de grande porte.

Como ele funciona?

Se você precisa criar projetos personalizados, conhecer o funcionamento detalhado de um rastreador solar é um diferencial e tanto. Tudo varia conforme o modelo utilizado. De maneira geral, acontece um cálculo em relação ao melhor ângulo para o painel durante cada momento do dia e ao longo do ano.

O controlador dos motores faz o posicionamento dos painéis estrategicamente de acordo com a posição em que o sol está ao longo do tempo. Um ponto que vale destacar é que rastreadores solares geram mais eletricidade com o mesmo espaço usados para o sistema de inclinação fixa. Diante disso, a opção se torna indicada na hora de otimizar ao máximo o local disponível.

Quais são os tipos de rastreadores solares?

As opções disponíveis no mercado variam conforme a complexidade das operações e as diferentes rotações. De modo geral, há três tipos. Na rotação em eixo único, o processo acontece em um eixo horizontal, vertical ou oblíquo.

Já na rotação em dois eixos, os rastreadores se movimentam ao longo do azimute e seguem o ângulo conforme a elevação do sol para alcançar um rastreamento mais eficiente. Já na questão do funcionamento, é preciso citar algumas particularidades, como os rastreadores baseados em sensores.

Eles registram a iluminação por meio de vários sensores que são alocados previamente. Se movem com base neles e trazem resultados mais precisos. Esse funcionamento faz o cálculo por meio de fórmulas da posição do sol e com base na posição geográfica encontrada.

A partir disso, o sistema fornece diversos comandos para que os módulos alterem suas posições. O terceiro tipo reúne as duas opções anteriores e combina a base em sensores, data e tempo.

Quais são as vantagens?

Além da otimização de espaço e do aumento da produção de energia, precisamos destacar a forma como a potência é entregue. Ao avaliar o formato comum, ao longo do dia, o destaque é um aumento gradual por volta do meio-dia e, em seguida, volta a reduzir.

Com o recurso do rastreador solar, a potência máxima acontece desde o início da manhã e é preservada até o final da tarde, ajudando a evitar o desperdício de energiaComo resultado, diante de vários avanços tecnológicos na área e serviços de mecânica e eletrônica, as preocupações dos clientes com a manutenção desse tipo de equipamento foram reduzidas e o processo passou a ser mais otimizado.

Vale ressaltar que existe o benefício de uma sensibilidade menor no efeito fotovoltaico em relação ao pó inserido na superfície dos módulos. Isso é possível pelo acesso ao melhor ângulo médio da incidência de radiação solar.

E as desvantagens?

O primeiro ponto quando se trata de desvantagens relacionadas ao rastreador solar é o preço médio de mercado, pois é um pouco mais alto e isso pode assustar os interessados em um primeiro momento. As tecnologias envolvidas atuam de maneira mais complexa junto às peças móveis responsáveis pelo funcionamento. Existe ainda a necessidade de uma organização maior no local de instalação por conta da mobilidade e da adaptação dos cabeamentos.

Na maioria das vezes, os seguidores solares são desenvolvidos para os climas sem nenhuma neve ou com pouquíssimo gelo. Dessa maneira, a instalação se torna mais adequada em regiões predominantemente quentes. Os sistemas fixos tradicionais suportam melhor as variações de temperatura quando comparadores aos rastreadores.

Quando ele vale a pena?

O mais importante, em uma situação como essa, é ter consciência de que dificilmente um sistema fotovoltaico de baixa potência vai ter necessidade de usar um tracker. Quando colocado na ponta do lápis, o custo-benefício não vale a pena. Se a geração é para residência ou empresas pequenas, o mais indicado é um sistema fixo.

Por outro lado, se o local onde o sistema será instalado é de grandes dimensões em relação à área ocupada pelo sistema, o rastreador passa a ser uma boa opção. Vale lembrar que oferecer a oportunidade de "seguir o sol" é sempre muito vantajosa pelas condições facilitadas de financiar o projeto e a economia gerada em longo prazo.

Em função disso, a os benefícios da aquisição são extremame variáveis e podem ser apontados de maneira personalizada conforme as necessidades do potencial cliente que se interessa pelo o assunto com o adicional de ter uma equipe especializada no trabalho, reduzir burocracias e expandir as possbilidades de financiamento.

Agora ficou mais fácil compreender quando um rastreador solar se torna um bom investimento no sistema fotovoltaico. Avalie cuidadosamente quais são os maiores custos e desafios relacionados e coloque na balança para chegar no ponto que traga mais vantagens a longo prazo.

Gostou das informações do artigo? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twiter e no LinkedIn para ficar por dentro de outros conteúdos relacionados.

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar