A importância das mulheres no setor de renováveis é cada vez maior. Em um mercado relativamente novo, elas se destacam em cargos administrativos e ainda buscam espaço nas funções técnicas. Diante disso, surge a necessidade de criar iniciativas que estimulem o interesse tanto das empresas quanto de novas profissionais da área.
Com resultado, é possível crescer de maneira competitiva e atender ao aumento frequente de demanda quando se trata de energia fotovoltaica. Tudo isso com mão de obra especializada e uma visão estratégica do trabalho focado em estimular o cenário de igualdade. Quer saber mais sobre o setor renovável e a presença das mulheres? Vamos mostrar ao longo deste texto. Acompanhe!
Qual é a importância do aumento da participação das mulheres no setor de renováveis?
O mercado de energia solar evoluiu bastante quando se trata da participação de mulheres. Elas marcam presença em funções gerenciais, mas ainda enfrentam dificuldades na busca por oportunidades em um mercado que antes era completamente dominado por homens.
Algumas empresas, por exemplo, nem mesmo recebem a candidatura feminina para funções técnicas. No entanto, vale ressaltar que a participação das mulheres no setor de renováveis é extremamente importante para tornar o trabalho cada vez mais completo com visões estratégicas de diferentes tipos de profissionais.
Sem contar que mulheres em cargos de sucesso impulsionam o interesse pela área de maneira geral. Outro ponto está em reconhecer que a diversidade na dinâmica de atuação das empresas se mostra essencial para a criação de uma imagem positiva. Com isso, essas companhias se destacam e prosperaram científica, técnica e mercadologicamente.
Como está a participação das mulheres no setor de renováveis?
Com a expansão da energia renovável nos últimos anos, mais mulheres se interessaram em ingressar nesse mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), dentro da indústria, a participação feminina é de 32%, sendo o setor de renováveis responsável por gerar 11,5 milhões de empregos em todo o mundo.
Além disso, a perspectiva é extremamente positiva com a criação de 42 milhões de empregos até 2050. Essas profissionais atuam em diferentes frentes, como jurídica, tecnológica, regulatória e de engenharia. Os números são considerados altos quando comparados aos do mercado de petróleo e gás, em que a atuação feminina é de 22%.
Porém, um ponto que traz alerta ao mercado está na pequena participação feminina em cargos de liderança, a maioria das funções é relacionada ao administrativo. O melhor caminho, nesse caso, envolve criar diversas políticas de equidade de gênero para que o crescimento do setor conte com profissionais capazes de construir um plano de carreira focado em desenvolver suas habilidades.
O que explica esse crescimento?
Outra questão de destaque no relatório divulgado pela IRENA é que as mulheres estão cada vez mais interessadas em cargos ligados à sustentabilidade no mercado de trabalho. Entre as empresas que foram questionadas, as mulheres representam 35% da força de trabalho.
No entanto, na avaliação da entidade, esse número ainda permanece inferior por conta da participação feminina em toda a economia ser de 40% a 50%. Como o setor de energia renovável é relativamente novo, esse interesse pela sustentabilidade se torna extremamente importante tanto para o mercado quanto para a sociedade.
Gostou deste artigo sobre mulheres no setor de renováveis? Tenha acesso a outras informações como esta em nossas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.