Entender previamente os passos da instalação de energia solar é fundamental para oferecer um processo mais rápido e eficiente aos clientes. Além de melhorar as vendas, o fornecedor ganha credibilidade e mais chances de ser reconhecido e receber boas indicações.
A tecnologia é capaz de transformar a luz solar em eletricidade, devido ao efeito fotovoltaico. Nos últimos anos, a energia renovável passou por evoluções e promete ser um dos principais fatores de redução da conta de luz para empresários e consumidores residenciais.
Para fazer bons negócios, é essencial entender qual o passo a passo para a instalação de energia solar. Confira mais sobre o assunto a seguir!
Quais são os passos para a instalação de energia solar?
Certamente, você já deve ter ouvido falar dos excelentes benefícios da energia solar para a diminuição dos custos de energia elétrica. Para além da economia, a rede fotovoltaica é uma maneira de diminuir os impactos ambientais, uma vez que independe de usinas hidrelétricas para fornecer energia às residências e empresas.
Nos últimos anos, com a disseminação e divulgação cada vez mais positiva da energia solar, algumas organizações criaram uma espécie de "kit" de autoconsumo, a fim de facilitar a instalação dos painéis de energia fotovoltaica. Com isso, as pessoas ganharam mais autonomia para realizar a implementação do sistema em suas casas.
Mesmo assim, contratar uma empresa especializada e certificada nesse tipo de serviço ainda é o modo mais rápido e simples de ter energia renovável na edificação.
Veja, a seguir, como é feita essa tarefa.
Preparar o local de instalação das placas solares
Antes de tudo, será preciso preparar adequadamente o lugar que receberá as placas solares. Em geral, os painéis são fixados no telhado, principalmente por essa área não ocupar grandes espaços úteis e estar mais exposta ao sol. É necessário ter todos os equipamentos necessários para instalar o sistema, como cabos, conectores, inversor, string box e estruturas de fixação.
Com isso, a equipe de instalação deve subir no telhado para desenhar onde será colocado cada painel solar. Caso necessário, a equipe técnica deve limpar sujeiras do telhado para não comprometer a fixação dos suportes que sustentarão os painéis.
Instalar os “suportes” dos painéis solares
O próximo passo é implementar os suportes dos painéis solares. Será preciso preparar a estrutura do telhado de forma correta para não ter riscos de infiltração. O ideal é aplicar cola e vedar os furos antes de parafusar a estrutura.
As buchas utilizadas devem ser compridas o suficiente para proporcionar uma boa fixação da estrutura ao painel. É recomendado também atravessar toda a placa do telhado para gerar uma firmeza extra e, com isso, mais segurança para a rede fotovoltaica.
Fazer a instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados
Geralmente, as estruturas de fixação são pré-fabricadas com alumínio. Os trilhos, portanto, se encaixam perfeitamente nos suportes para receber os painéis solares. Caso o sistema seja instalado sobre o solo, por exemplo, as estruturas de suporte devem ter uma altura adequada.
Os trilhos devem ser corretamente parafusados e nivelados para que as placas não sofram com problemas de torção ou mal encaixe. Após a fixação, a equipe desembala os módulos e estrutura cada painel sobre o trilho correspondente.
Instalar as placas sobre os trilhos e realizar a conexão dos cabos
Com os trilhos bem fixados, chega o momento de instalar os painéis solares e conectar os cabos. O inversor e o string box são firmados na parede e conectados, por meio do quadro de distribuição de energia do imóvel. A conexão é feita com o auxílio de disjuntores e cabos fotovoltaicos.
Após essa etapa, a conexão de todos os componentes de proteção é verificada, assim como o cabeamento das placas solares. Com tudo certo e no lugar, já próximo do fim da instalação, a equipe técnica realiza a conexão dos módulos no inversor.
Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica
Depois da instalação dos painéis, é efetuada a conexão dos módulos no inversor solar. Da mesma forma, a equipe instala o inversor na rede elétrica, pois, caso o sistema fotovoltaico não produza energia suficiente para o imóvel, o contratante consegue ter acesso à energia elétrica de um fornecedor ou empresa.
O processo de instalação pode demorar algumas horas, dependendo do tamanho do local e da quantidade de placas necessárias para a produção de energia solar. Para ter uma aparência mais agradável no telhado, também é possível esconder o cabo elétrico com calhas.
A manutenção do sistema fotovoltaico é extremamente simples e de baixo custo, mas deve ser feita com regularidade a cada ano, ou assim que ele apresentar queda na produção de energia. Basicamente, é preciso limpar os painéis solares com um pano ou um pouco de água para retirar qualquer sujeira dos módulos.
Outra parte da manutenção é feita no inversor solar. Mesmo assim, o reparo ou substituição do equipamento deve ser efetuada de 5 a 10 anos após a instalação. Uma excelente vantagem é que o impacto da manutenção é mínimo e não representa nem 1% por ano do custo total dessa tecnologia.
Desde 2016, as instalações desse equipamento dispararam em todo o mundo. São inúmeros os motivos que explicam o crescimento da energia renovável, eles levam em consideração tanto o meio ambiente quanto a redução de custos.
De acordo com dados do Portal Solar, apenas de janeiro a julho de 2023, o mercado de energia solar aumentou 8 GW de capacidade no Brasil, além de ser responsável por R$ 33 bilhões em novos investimentos. Isso corresponde a R$ 6,9 bilhões em tributos e encargos e mais de 240 mil novos empregos na área.
O que se espera é que a instalação de energia solar seja cada vez mais comum em diferentes edificações, como as residenciais e comerciais. Quem deseja implementar esse sistema ainda pode obter um financiamento para energia solar, que facilita o pagamento e viabiliza a tecnologia para os mais diferentes públicos.
O que achou do conteúdo? Se gostou, aproveite e siga a gente nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Spotify, no LinkedIn e no YouTube.