Se você acompanha o jornal ou acessou a internet nos últimos tempos, é quase inevitável não ter escutado ou lido a respeito de um assunto que está em alta no mercado: a saúde mental no trabalho. Isso porque a cada ano aumenta o número de casos de profissionais afastados das atividades por desenvolverem transtornos mentais, como a ansiedade, a depressão e a síndrome de burnout.
Só em 2019, por exemplo, foram mais de 212 mil casos em todo o país, de acordo com o relatório sobre concessão de auxílios-doença divulgado pelo Ministério da Economia. Um número bem alto, não é mesmo? Justamente por isso, as empresas têm corrido atrás de estratégias que garantam o bem-estar psicológico e emocional dos funcionários.
Afinal, isso contribui não só para que as organizações tenham um colaborador saudável, mas também para a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo, com bons relacionamentos interpessoais, e alinhado às expectativas corporativas.
Foi por essas razões que trouxemos este post para ajudá-lo a promover a saúde mental na sua companhia em diversas frentes. Acompanhe e se inspire com as nossas sugestões!
Flexibilidade de horários
Para começar, proponha a flexibilização de horários em diferentes turnos ou mesmo dias (incluindo o sábado e o domingo). Essa é uma medida simples, mas que pode beneficiar diversos colaboradores que, por um ou outro motivo, não possam cumprir aquele horário comercial padrão do mercado.
A razão disso é simples: há quem esteja doente, no meio de uma mudança de endereço, enfrentando trânsito em horários de pico, passando por problemas familiares, com dificuldade de adaptação à cidade nova e por aí vai.
Tudo isso gera uma sobrecarga de estresse, que, quando em conjunto com a cobrança por assiduidade, afeta o emocional do funcionário e o deixa desmotivado com o trabalho, pois percebe que a empresa não se importa se ele tem ou não problemas nem se solidariza em ajudá-lo com pequenas adaptações na rotina. Daí já viu: a qualidade do trabalho acaba caindo com o tempo, e isso passa a afetar negativamente toda a equipe.
Apoio durante a pandemia
Falando da pandemia em específico, é fundamental reforçar o apoio dado aos funcionários nesse período para superar a crise, já que muitos deles estão com dificuldade para se locomover de casa ao local de atuação por conta do transporte público (municipal e intermunicipal), reduzido nas cidades devido à pandemia.
Diante disso, pode ser interessante realizar um levantamento de quais indivíduos estão nessa situação e estudar a implementação de um transporte fretado para atendê-los. Além disso, também podemos mencionar quando a empresa adota o modelo de trabalho remoto por tempo indeterminado.
Nesse cenário, muitos funcionários encontram problemas para dar continuidade às tarefas do dia a dia por não terem as ferramentas e os equipamentos necessários no lar — afinal, eles usam justamente os que estão no escritório para isso, não é verdade?
Portanto, uma boa solução é permitir, sempre que possível, que os colaboradores possam retirar esses materiais e permanecer com eles em casa durante o home office.
Promoção de programas preventivos
Promover saúde mental no trabalho requer um planejamento a longo prazo de programas preventivos de problemas e transtornos psicológicos. Por isso, é importante que a área de recursos humanos conte com um ou mais psicólogos organizacionais à frente de ações motivadoras e de acolhimento dentro da companhia.
Tais profissionais são responsáveis por fazer treinamentos, atividades e projetos que visam a adaptação e o desenvolvimento do bem-estar dos funcionários. Além disso, são eles que estão autorizados a fazer avaliações pessoais e emocionais de cada indivíduo e que realizam intervenções para identificar possíveis casos de adoecimento mental — fazendo o devido encaminhamento aos profissionais de saúde especializados.
Comunicação aberta
Sabe aquela sensação de ser sempre o último a ficar por dentro das coisas e de que todos estão guardando segredos de você? Pois é, ela gera ressentimento, desarmonia e uma série de conflitos. Não é à toa que ninguém gosta de passar por isso, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
Portanto, o ideal é que a direção da empresa, assim como os coordenadores de cada setor dela, adote uma comunicação aberta, clara e honesta com os colaboradores para mantê-los informados e atualizados sobre toda e qualquer mudança ou novidade, como:
- contratações e/ou demissões;
- saúde financeira da organização;
- aumento ou rebaixamento salarial;
- adoção de novos serviços e/ou criação de novos produtos;
- abertura de processos seletivos internos e externos;
- reformulação interna de departamentos;
- expansão do negócio para outras cidades.
Dá para criar, por exemplo, uma agenda de reuniões semanais ou quinzenais para repassar essas informações e como elas vão impactar a curto, médio e longo prazo os funcionários. Inclusive, esse momento pode ser uma oportunidade de ouro para abrir um canal de diálogo com o pessoal e ter tanto um feedback sobre elas quanto conhecer outros pontos a serem melhorados ou implementados na cultura da companhia.
Facilidade financeira
Também é importante estar atento às dificuldades financeiras pelas quais os colaboradores podem estar passando — o que é ainda mais crucial para a liderança em tempos de crise. Isso porque elas são uma fonte constante de estresse, ansiedade e preocupação que tira o sono de qualquer um e, inevitavelmente, atrapalha o desempenho profissional.
Por tal motivo, é uma boa contar com convênios como o do banco BV, que viabiliza a obtenção de empréstimos consignados exclusivos para seus funcionários alcançarem a tranquilidade financeira, em especial, em momentos de imprevistos e urgência.
O mais legal é que, além de todo o suporte da nossa equipe para facilitar e tornar mais didático o processo de contratação do crédito, os seus funcionários contam com vantagens exclusivas, como parcelas que não ultrapassam 30% do salário deles, prazo de 60 meses para quitar o valor solicitado e, de quebra, taxas de juros reduzidas.