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Publicado em

30/07/21 09:00

por

Equipe BV Inspira

RH estratégico: como aplicar o Business Intelligence?

Adotar o Business Intelligence no RH pode significar uma nova fase para qualquer empresa. A tomada de decisão em relação aos processos de recrutamento e seleção, bem como o planejamento de cargos e salários, pode se tornar muito mais assertiva. Dessa forma, o setor de recursos humanos pode assumir uma postura muito mais estratégica para uma companhia e o BI pode prover o apoio necessário.

Este artigo falará exatamente sobre isso, ou seja, em como a tecnologia conhecida pela inteligência de dados pode suportar a mudança no paradigma utilizado.

Logo depois, serão apresentados os impactos que isso pode ter no RH e na empresa como um todo.

O que é Business Intelligence?

Por incrível que pareça, o BI não é um conceito novo. Ele é da década de 1980 e faz referência à prática de coletar, armazenar e analisar um grande volume de dados. Sua aplicação se dá por conta dos avanços tecnológicos, pois a estrutura disponível antigamente não comportava a disseminação em massa do conceito.

Assim, gestores de todas as áreas (incluindo o RH) vêm fazendo a preferência por estabelecer uma cultura orientada a dados. Isso quer dizer que as decisões são apoiadas com base na leitura dos dados. Essa análise só pode ser feita usando as ferramentas fornecidas pelo BI, pois a modelagem de cada banco de dados precisa ser feita especificamente para cada tipo de negócio.

Como implementar o Business Intelligence no RH?

Ao contrário do que se pode pensar, não são apenas as grandes empresas que podem usar o BI em seu RH. Organizações de todos os tamanhos podem aderir. Para isso, é preciso avaliar bem as necessidades da companhia para dar o primeiro passo, que é a escolha de um sistema que gerenciará os dados acumulados.

Uma boa dica para acertar nesse processo é solicitar uma demonstração do software. Assim, será possível entender se os objetivos podem ser atingidos por meio da solução escolhida. Após isso, já é possível partir para a etapa de treinamento das pessoas que acessarão o sistema. O gestor do setor também deve estar presente.

Aqui vale frisar um detalhe importante: no início, o banco de dados ainda não será muito volumoso. No entanto, é possível fazer análises tomando o BI como referência. Basta buscar os dados antigos e alimentar o sistema. Importantes insights relacionados a problemas antigos podem surgir nesse momento e todos devem ser aproveitados.

Outro ponto de bastante atenção deve ser a qualidade dos dados. Ainda que poucos no início, eles devem refletir a realidade vivida pela empresa, principalmente no setor de RH onde ele estará sendo implementado. Também é essencial manter o foco nas áreas estratégicas. Com o tempo, a cultura orientada a dados deve se afirmar e esse deve ser o caminho a ser seguido por todos.

Quais são os impactos da implantação do Business Intelligence no RH?

Acompanhe a seguir, com mais detalhes, os benefícios da adoção do BI.

Melhores contratações

À primeira vista, a ideia de realizar contratações com base em um grande conjunto de dados pode assustar um pouco. No entanto, os resultados colhidos desse novo método têm sido muito satisfatórios. No modelo antigo, sempre havia a presença de um certo "feeling" do recrutador, o que pode colocar o processo em risco por uma eventual falha da "intuição" do profissional da seleção.

Já na cultura orientada a dados, é possível traçar o melhor perfil para uma dada vaga por meio de perguntas bem direcionadas. O resultado pode ser analisado usando as técnicas de BI e isso traz grande vantagem ao time, inclusive com uma melhor retenção de talentos.

Com isso, fica mais eficaz dimensionar o tempo de treinamento de um novo integrante, além de saber previamente como será sua adaptação ao novo ambiente.

Ações mensuráveis

A análise de dados colhidos por meio de experiências passadas pode constituir um grande banco de dados que seja capaz de orientar as novas decisões. Isso é especialmente útil no desenvolvimento de novos projetos.

Dessa forma, é possível criar métricas para ações que antes não eram dimensionáveis. O resultado disso é ter processos nos quais o resultado de sucesso e fracasso é medido por meio de números. Existe ainda a vantagem adicional de poder ajustar o procedimento no meio do caminho, pois dados extras são colhidos e analisados durante o próprio andamento das ações em curso.

Controle de processos

Quem nunca trabalhou no setor de recursos humanos talvez não faça ideia da quantidade de subprocessos pelos quais ele é responsável. Não é difícil se perder em meio a tanta informação. Assim, o Business Intelligence cai como uma luva para resolver as demandas originárias da gestão de pessoas advindas desse importante setor.

Gerenciar procedimentos como recrutamento e seleção, treinamentos, planejamentos salariais e de cargos, além de desenvolvimento de colaboradores, pode ser muito mais efetivo com a cultura orientada a dados.

Essas atividades geram uma imensa quantidade de informações e não usá-las em benefício da organização é um verdadeiro desperdício, pois vários insights podem surgir como informações úteis ao negócio.

Redução de custos

Esse é um ponto muito importante no mercado de trabalho brasileiro. Contratar, demitir e recontratar custa muito caro em nosso país. Por isso, quanto menor for a rotatividade, melhor será para o caixa da organização e ainda é possível contribuir para a melhora do clima organizacional.

Nesse sentido, o BI pode ser extremamente útil ao identificar com mais precisão o perfil do profissional requerido. Isso torna mais provável um maior tempo de permanência na empresa. Além disso, o BI também pode ajudar na redução do tempo de eventuais treinamentos, economizando os recursos da companhia despendidos em desenvolvimento humano.

A aplicação do Business Intelligence no RH é um importante aspecto do uso de inteligência artificial junto aos processos de gerenciamento de pessoas. Por meio da análise de um grande conjunto de dados, é possível ter uma melhor tomada de decisão.

Isso é a utilização de tecnologia pura para apoiar processos que antes tinham como única via a análise pessoal de um grupo de pessoas. Agora pode-se contar com métricas precisas e confiáveis.

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