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Publicado em

16/12/20 09:00

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Equipe BV Inspira

Pesquisa de clima organizacional: o que é e como fazer?

Algumas vezes você pode perceber que o “clima” da empresa parece pesado, impactando o desempenho e motivação de seu time. Felizmente é possível descobrir a raiz do problema por meio da pesquisa de clima organizacional.

Para ter a oportunidade de garantir um local de trabalho mais próspero, os gestores precisam estar atentos ao momento ideal de aplicar o questionário, a fim de obter o máximo de eficiência e beneficiar a empresa com melhorias pontuais.

Continue lendo o conteúdo e descubra tudo sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional eficiente.

O que é pesquisa de clima organizacional?

É uma espécie de interrogatório em forma de questões cotidianas e operacionais para coletar dados e informações relevantes sobre a visão dos colaboradores em relação à empresa.

O clima do ambiente laboral influencia todos que fazem parte da instituição, de maneira direta ou indireta. Logo, essa pesquisa aponta como o convívio profissional e relacional está ocorrendo. Aplicado pelos gestores ou líderes, esse recurso estratégico também detecta os pontos fortes e fracos da gestão de pessoas, o que permite fazer melhorias em aspectos críticos.

Qual é o objetivo dessa estratégia?

O objetivo da pesquisa é transformar o clima laboral da empresa. Com ela, a gerência contempla o local de trabalho pela ótica dos funcionários. Isso garante uma análise mais completa sobre a atual situação interna da companhia e, a partir das referências levantadas, eles podem investir em otimizações estratégicas.

Com a transformação frequente dos vínculos humanos e trabalhistas, as abordagens já efetivas no passado podem não surtir efeito na atual realidade corporativa. É por isso que a pesquisa de clima organizacional é tão importante para atender novas demandas operacionais e sociais.

Como a organização pode ser beneficiada com a prática?

Essa é a maneira ideal de compreender o nível de contentamento e motivação dos profissionais para aplicar estratégias de melhoria em prol do sucesso da organização. No entanto, se algumas características se mostrarem indesejáveis, as respostas da pesquisa trarão conteúdos interessantes para mudar esse quadro. Confira alguns detalhes:

  • conseguir um diagnóstico claro sobre o clima da empresa;
  • entender como o ambiente interno impacta o desempenho e a motivação das pessoas que fazem parte da companhia;
  • tomar medidas de melhoria com base nos dados coletados;
  • detectar tendências futuras, como novas demandas de comportamento e consumo.

Tais fatores evidenciam a importância de se fazer a aplicação regular da pesquisa, o que também pode otimizar a liderança em tempos de crise.

Como implantar uma pesquisa de clima organizacional?

O processo de implementação é relativamente simples. Veja as recomendações a seguir.

Defina objetivos e monte um planejamento

O primeiro passo é concentrar-se nos objetivos da pesquisa. Qual é a intenção de entrevistar os colaboradores? Quais perguntas são mais apropriadas para coletar dados relevantes? Saber isso permite um direcionamento maior, deixando o processo fácil e objetivo.

Depois de fazer esse levantamento, elabore um planejamento estratégico antes de colocar o processo em prática. Com base no que deseja coletar, pense em detalhes, como o tipo de questionário e os temas que serão abordados.

Alguns conteúdos interessantes que podem ser questionados são:

  • o salário e os benefícios;
  • a estrutura do local de trabalho;
  • os incentivos oferecidos para estudar;
  • o nível de coleguismo na empresa;
  • o plano de carreira;
  • o sentimento do profissional em relação a fazer parte da companhia.

A escolha dos tópicos deve seguir os objetivos iniciais. Por fim, vale descobrir se a pesquisa avaliará o clima organizacional de modo generalizado ou se se concentrará em eventos específicos, por exemplo, a forma como a equipe reage diante de desafios. Isso otimiza o processo de pesquisa.

Informe aos colaboradores detalhadamente

Antes de aplicar o questionário, informe todos os colaboradores com bastante antecedência. Afinal, eles integram o processo e têm o direito de saber o que está acontecendo. É interessante informá-los, por exemplo, sobre o que é a pesquisa de clima, quais serão os objetivos e como e quando ela será feita.

Escolha e elabore o questionário

A pesquisa a ser aplicada precisa promover as respostas adequadas para analisar. Para isso, você pode definir entre questões de múltipla escolha ou dissertativas.

Veja alguns modelos:

  • múltipla escolha com três alternativas: aqui, os participantes são orientados a responder perguntas sobre várias temáticas, como o contexto, o nível de satisfação e a rotina de trabalho, marcando opções como “sim”, “não” ou “às vezes”;
  • múltipla escolha com quatro alternativas: nessa modalidade, o questionário apresenta perguntas com diversas respostas cada, sendo que os entrevistados podem marcar uma ou mais opções;
  • questões de dissertação: as perguntas são abertas, os participantes podem escrever respostas completamente livres, sem seguir alternativas preestabelecidas.

Vale reforçar a possibilidade de usar todos os modelos em um mesmo questionário. Isso fica a critério do pessoal responsável pela pesquisa de clima organizacional.

Escolha um bom momento para a aplicação do questionário

É necessário que o questionário seja empregado em um momento adequado para a equipe. Não é recomendado, por exemplo, utilizar os momentos de descanso ou intervalo para isso. É importante garantir uma condição favorável na hora de submeter as questões.

Defina data e horário específicos para a aplicação da pesquisa ou, se preferir, envie o questionário por e-mail para que cada participante possa respondê-lo no período mais apropriado.

Analise os resultados

Analise os resultados obtidos e considere as respostas similares que surgiram com frequência para corrigir as falhas apontadas e garantir a satisfação dos funcionários. Use gráficos e tabelas para facilitar a interpretação do material. Por fim, monte um relatório com todas as informações e percepções.

Implemente mudanças e estratégias

Após a avaliação, chega a hora de programar medidas para realizar melhorias necessárias. Isso deve ser providenciado de acordo com o planejamento. A empresa pode, por exemplo, criar planos de curto, médio e longo prazo a fim de motivar os colaboradores de forma gradativa.

Dê feedbacks

É importante que todos os participantes recebam um feedback sobre a análise, os resultados e os planos de melhoria do clima laboral. Agora, caso exista uma opinião bastante crítica sobre o ambiente de trabalho, que envolva pessoas e processos delicados, dê retornos individuais para evitar constrangimentos e assegure que os ajustes serão realizados o mais rápido possível. É válido, mais uma vez, ouvir cada um e pedir sugestões.

E então, aprendeu como fazer a pesquisa de clima organizacional? Se você seguir as dicas mencionadas, terá todo o aparato necessário para desenvolver uma equipe satisfeita, colaborativa e engajada na sua empresa, capaz de superar a crise econômica presente no mercado.

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