Podendo ser traduzido para experiência do colaborador, o termo employee experience (EX) significa a vivência presenciada pelo funcionário desde o primeiro contato com a empresa até o seu desligamento. Ou seja, trata-se da percepção geral que o profissional tem sobre o seu relacionamento com a instituição na qual cumpre sua jornada de trabalho.
Por depender de toda a trajetória do empregado em sua interação com a organização, a otimização da EX envolve um conjunto de procedimentos. Assim, diversos fatores, como a impressão vivida ao longo da etapa de recrutamento, a forma de tratamento recebida durante a contratação, o nível de relacionamento com a liderança e colegas, as tarefas executadas no trabalho e os conhecimentos adquiridos, ajudam a conduzir a percepção dos colaboradores.
Pensando nisso, elaboramos este material com tudo que você precisa saber sobre o employee experience e suas vantagens. Confira!
Por que é importante se preocupar com a experiência dos colaboradores?
Partindo do fato de que os ambientes empresariais são influenciados pela força de trabalho, quando há uma grande desmotivação, a produtividade despenca, os conflitos ficam mais frequentes e os objetivos demoram para ser cumpridos.
Em contrapartida, funcionários satisfeitos agregam muito valor à empresa, pois elevam o nível competitivo do negócio, graças ao engajamento natural frente aos novos desafios. Para reforçar a relevância do employee experience, veremos cada uma de suas maiores vantagens.
Desenvolvimento dos profissionais
Essa é uma demanda prioritária entre praticamente todas as companhias do mundo. Isso porque o ganho de experiência, o conhecimento e o aperfeiçoamento de habilidades são fatores de grande peso no que diz respeito ao EX no ambiente organizacional.
Planos de carreira, treinamentos periódicos e avaliações de performance, esses aspectos são essenciais para garantir uma jornada profissional marcante, satisfatória e estimulante nas empresas — benefícios que o employee experience pode oferecer às equipes.
Retenção de talentos
O EX também contribui para um importante índice: a retenção de talentos. Aqui, vale dizer que o turnover (rotatividades) é um indicador que compromete as finanças da empresa de forma considerável. Quanto maior, pior, pois, além dos gastos rescisórios, perde-se muito tempo e dinheiro com recrutamento, treinamento e adaptação de novos colaboradores.
Pense o quão agradável seria se os funcionários mais talentosos não quisessem deixar a sua empresa em nenhuma hipótese. Isso seria incrível, não é mesmo? Nesse caso, o employee experience é a melhor maneira de atingir esse patamar.
Engajamento e produtividade
Ao otimizar e relacionar a cultura empresarial ao bem-estar de cada profissional, o EX gera engajamento e aumento da produtividade por consequência.
Na prática, quando vista de forma panorâmica, a experiência dos colaboradores deixa o clima mais desafiador (no sentido positivo), auxiliando de forma significativa para o desenvolvimento do capital humano. Em geral, é justamente isso que falta para ter uma equipe mais unida e engajada.
Quais são as melhores maneiras de implementar o EX na empresa?
Não tem segredo, para motivar no trabalho, basta concentrar esforços para o bem-estar dos seus funcionários. Veja as recomendações a seguir.
Entenda a jornada do colaborador
Acompanhe a jornada de cada membro da equipe de ponta a ponta. Fazer esse mapeamento é muito importante para detectar falhas e providenciar mudanças para aprimorar a experiência deles. Nele, você observa toda a trajetória do time de cima para baixo, favorecendo o surgimento de ideias a fim de fidelizar seu time a longo prazo.
Estimule a troca de feedback
A troca de feedback vertical, ou seja, por meio de níveis hierárquicos diferentes, pode ser vista como um exercício de autoconhecimento. Nesse momento, surgem diversas necessidades específicas sobre várias demandas que servem para criar ações específicas de melhoria para o EX.
Saber quais são os retornos das experiências vividas na empresa também é uma maneira de ter insights estratégicos. Portanto, ouça o que cada funcionário tem a dizer.
Incentive a autonomia
O papel do líder em uma empresa que deseja melhorar a experiência do colaborador não é delegar tarefas para serem executadas segundo a sua visão, mas sim instruir e dar autonomia para os profissionais que estão aptos a tomar decisões.
Oferecer liberdade ao time é a melhor forma de deixar as tarefas fluírem com naturalidade. Portanto, preze a flexibilidade durante as jornadas de trabalho.
Garanta oportunidades de crescimento
O plano de carreira é um dos programas mais visados pelos talentos ao ingressarem nas empresas. Afinal, ele tem uma enorme representatividade no ambiente corporativo, pois demonstra um futuro com ascensão de cargos e salários.
Nesse caso, é preciso fazer uma boa avaliação de desempenho, além de estimular recrutamentos e intercâmbios internos (troca de cargos e departamentos por um tempo determinado) para gerar motivação e reter as equipes.
Dessa forma, todos os envolvidos se sentirão parte do conjunto organizacional por conta dos conhecimentos adquiridos na prática e, por consequência, trabalharão motivados, resultando em melhores rendimentos.
Combine employee experience (EX) com customer experience (CX)
Essa combinação é bastante comum, mas é negligenciada por muitas instituições. Os funcionários satisfeitos, que vestem a camisa da companhia, são propícios a indicá-la, especialmente durante o contato com os clientes. Isso garante a construção de uma reputação positiva da empresa de dentro para fora.
Nesse sentido, as duas experiências são interessantes, o EX deve ser a parte principal da jornada do público consumidor. Logo, os colaboradores precisam estar engajados em oferecer o melhor CX possível à clientela.
Portanto, potencialize a atuação da sua empresa por meio de dinamismo e velocidade para que o ambiente laboral e o employee experience se tornem um só. Para isso, invista em tecnologia de ponta e capacite toda a equipe. Assim, fica mais fácil oferecer produtos e serviços personalizados aos seus consumidores, o que também beneficia o customer experience.
Conte com benefícios que impactam a qualidade de vida
Os novos profissionais do mercado têm uma visão que vai além da remuneração. Flexibilidade é o segredo para compreender a proposta de valor desse pessoal. Para as gerações Y e Z, isso se refere a um ambiente organizacional que acolhe sua individualidade, gerando qualidade de vida.
Logo, elaborar um programa de benefícios que atinja essa condição é muito vantajoso e estratégico para esse perfil de funcionário. Para acertar em cheio, permita que cada um monte o seu próprio plano de bonificações.
Como visto, podemos concluir que o employee experience é um recurso que favorece toda a cadeia operacional da empresa, em todas as hierarquias. Se você aplicar as recomendações citadas, terá equipes alinhadas com os propósitos da organização, o que contribui para a satisfação de todos os profissionais envolvidos, transparecendo no contato com os clientes. Assim, sua companhia obtém a força necessária para superar a crise econômica de forma competitiva.
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