Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

01/08/22 16:26

por

Equipe BV Inspira

Organização financeira: 7 dicas para sair do aperto!

A organização financeira é uma grande aliada para quem busca maior controle de gastos pessoais, a fim de alcançar metas e realizações que envolvam qualquer planejamento de renda. 

Neste sentido, quando o orçamento está apertado ou quando você sente que talvez não esteja administrando tão bem o seu próprio dinheiro, é hora de sentar e colocar na ponta do lápis todas as suas despesas, quanto dinheiro está entrando e quanto dinheiro está saindo mensalmente. 

Mas, o que acontece quando você percebe que precisa de um fôlego financeiro para dar conta de suas faturas? Neste conteúdo, trouxemos 7 dicas de organização financeira pessoal para você sair do aperto!  

O que é organização financeira?

A organização financeira nada mais é do que um controle mensal e contínuo do fluxo de dinheiro que entra e sai de suas contas bancárias. A partir dele, é possível definir o quanto falta para que você conquiste seus objetivos financeiros ou quais mudanças precisam ocorrer para que suas metas sejam realizadas.

Além disso, uma boa organização financeira pessoal te deixa menos vulnerável a contratempos que podem comprometer sua renda.

7 dicas para melhorar sua organização financeira

Veja o que você pode fazer para ter um fôlego financeiro em suas despesas, além de um maior controle de gastos pessoais:

1. Faça uma planilha do seu orçamento

Analise todos os gastos mensais e registre todos os dados. Para ter mais visibilidade, baixe um aplicativo de controle financeiro pessoal para facilitar o processo.  

Marque seus rendimentos, gastos fixos e outros compromissos a serem pagos por mês. Com essas informações, fica mais fácil administrar sua organização financeira, já que você sabe exatamente para onde o dinheiro está indo e de que maneira é possível poupar

Sempre que possível, tente dividir o seu dinheiro em três objetivos diferentes:

1. Contas a serem pagas;
2. Valor que deseja economizar para conquistar um objetivo; e
3. Reserva financeira, ou seja, um dinheiro destinado apenas para emergências.  

Ao definir esses limites e mantê-los, você aprenderá mais sobre educação financeira e atingirá seus objetivos pessoais em médio e longo prazo. Basta ter foco e transformar suas novas atitudes em hábitos! 

2. Faça um dinheiro extra

Uma estratégia infalível é aumentar sua renda, especialmente se houver tempo disponível no seu dia. Ou seja, faturar mais sem aumentar o padrão de consumo vai fortalecer as suas finanças.

Existem muitas possibilidades de conseguir renda extra. Por exemplo, é frequente a demanda por pessoas que se dedicam à atividade freelancer

Logo, se você é especialista em algo, não deixe de compartilhar seus conhecimentos e habilidades para elevar sua renda. Algumas ideias são:

- Dar aulas particulares sobre suas especialidades;
- Editar vídeos e imagens para conteúdos virtuais;
- Escrever para blogs corporativos;
- Investir em um negócio caseiro;
- Prestar consultoria autônoma em sua área;
Trabalhar como motorista de aplicativo.

Além disso, você também pode fazer parte de plataformas de e-commerce para desfazer de móveis, eletrônicos, utensílios e roupas que não usa mais. Essa é uma forma de unir o útil ao agradável, livrando-se de tudo que está sobrando e ocupando espaço na sua casa.

A imagem mostra um casal analisando alguns boletos para pagar. Além disso, estão usando um laptop.
A organização financeira nos auxilia a entender quais mudanças são necessárias em nosso orçamento pessoal. 

3. Quite as dívidas

Não há nada melhor para sua organização financeira do que  manter suas dívidas pagas. Portanto, verifique como elas estão para estabilizar as finanças e dar saltos maiores no futuro. 

Portanto, antes de cumprir metas, priorize esse objetivo. Para isso, consulte sua planilha de orçamento para saber o quanto deve separar mensalmente para sair dos endividamentos o quanto antes. Após quitá-los, você terá tempo disponível para se planejar a respeito dos seus maiores objetivos. 

Negocie, escolha boas alternativas de pagamentos e corra atrás do seu objetivo. O segredo é sair de instituições que trabalham com altas taxas, como juros abusivos e cheque especial. Uma opção viável é o empréstimo pessoal para lidar com dívidas de uma vez por todas.

Lembre-se que o BV é o banco do crédito, leve e digital, que te auxilia conquistar seus objetivos! 

4. Utilize o envelope “Guardar Dinheiro” 

No BV, você tem a opção “Guardar Dinheiro”, encontrada no próprio aplicativo do banco. Este recurso funciona como envelopes virtuais, onde você pode guardar dinheiro de acordo com seu objetivo.  Essa opção é valiosa para quem deseja planejar melhor suas finanças, deixando todo o seu dinheiro organizado e reservado, assim, você tem um maior controle do destino de cada parte de sua renda.

Além disso, o Guardar Dinheiro rende 100% do CDI, ou seja, ainda que ele esteja parado, você continua tendo lucros!  

5. Revise as suas contas e corte desperdícios

Consumos básicos, como água, luz, gás e internet, precisam ser mantidos para garantir sua sobrevivência. Porém, gastos supérfluos devem ser revisados para melhorar sua organização financeira. Mas, afinal, o que pode ser economizado? Veja abaixo:

Alimentação

Prefira comprar frutas e verduras em menor quantidade, para que elas sejam consumidas e não estraguem na geladeira. Escolha produtos de marcas populares e sempre pesquise antes de ir às compras.  

Confira nosso conteúdo com 9 passos para economizar no supermercado de forma eficiente.  

Lazer

Dê preferência aos passeios que sejam gratuitos, como museus, parques e peças de teatro que ofereçam entrada franca.

Planos de serviços 

Renegocie pacotes de TV, telefone, streaming. Ligue para as operadoras e peça por um desconto ou pesquise quanto o mesmo serviço está custando na concorrência, a fim de encontrar a melhor opção para você. 

Ao colocar essas contas na ponta do lápis, você percebe que grande parte do seu orçamento pode ser aliviada com o corte de gastos supérfluos que não afetam em nada a sua vida. Pratique o desapego, mesmo que seja temporário. 

A imagem mostra uma pessoa escrevendo em uma caderneta.
Manter um registro de seus gastos é uma ótima maneira de desenvolver sua organização financeira pessoal. 

6. Use o crédito com moderação

O crédito tem seus pontos positivos, mas sair parcelando tudo que vem pela frente pode fazer com que você perca o controle. Isso porque o cartão de crédito cria uma ilusão de que se tem dinheiro disponível, quando de fato a pessoa não tem. Antes de solicitar esse recurso de compra, veja como são os juros, as taxas administrativas e as tarifas (se são razoáveis), bem como se o cartão oferece benefícios (programa de pontos, fidelidade, milhas, descontos etc.). 

Veja o quanto é pago de anuidade e se as vantagens realmente valem a pena. Tenha poucos cartões, no máximo dois ou três. Cancele os que estão sobrando para não utilizá-los por impulso e evitar surpresas desagradáveis. 

7. Comece a poupar para a reserva de emergência

Essa é uma das dicas financeiras essenciais para planejar o seu futuro. Afinal de contas, a vida é cheia de imprevistos bons e ruins. E como enfrentar isso caso você não tenha como se preparar? 

Sendo assim, invista em uma boa reserva emergencial. O ideal é que ela atinja 6 vezes o quanto você gasta por mês. Comece a montá-la aos poucos para não comprometer seu orçamento no início. Separe um valor viável e tenha foco até atingir essa reserva. O segredo da organização financeira é ter o pé no chão e ter flexibilidade para lidar com imprevistos que afetam a nossa economia pessoal, mas não desista, se manter em dia com as suas metas é a melhor forma de alcançar seus objetivos pessoais! 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de educação financeira! 

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar