Durante muito tempo termos como “investimentos”, “investidores”, “ações” e “aplicações” estiveram associados a pessoas de alto poder aquisitivo, como grandes empresários. Talvez por esse motivo, hoje, é ainda bastante comum se acreditar que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Mas será mesmo que essa é a realidade atualmente?
Na prática, o que se tem percebido é justamente o contrário: os investimentos, cada vez mais, se tornam algo democrático, acessível e vantajoso para os mais diferentes perfis de pessoas. Hoje, há opções de investimentos para todos os gostos e para todos os bolsos.
Por isso, não importa se você tem bastante dinheiro guardado ou apenas algumas economias, o fato é que existem aplicações que podem atender bem às suas necessidades e possibilidades. Para comprovar isso, preparamos este artigo para tratar sobre o assunto e mostrar que você não precisa de muito dinheiro para começar a investir e garantir um futuro mais tranquilo. Acompanhe!
Preciso de muito dinheiro para começar a investir?
Indo direto ao ponto, a resposta para esse questionamento hoje é bem simples: você não precisa de muito dinheiro para dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos! Na verdade, você só deve tomar a decisão e começar a pensar como um investidor — ainda que seja com aplicações mais singelas.
Como dito, atualmente o mercado de investimentos vem se tornando cada dia mais democrático e acessível, permitindo que pessoas dos mais diferentes perfis financeiros consigam aplicar seu dinheiro de forma inteligente e segura, com boa rentabilidade.
Assim, independentemente do seu padrão financeiro, saiba que existem boas opções para se iniciar como investidor e garantir um futuro mais tranquilo. Para isso, você não necessita ser um profundo conhecedor de finanças nem ser um milionário, mas, apenas, alguém organizado, com propósito — como todo grande investidor.
Quais são os tipos de investimentos para quem não tem muito dinheiro?
Atualmente, o mercado de investimentos oferece inúmeras alternativas para quem deseja investir, mas não está com aquela grana toda sobrando. A seguir, reunimos algumas das escolhas mais comuns e, também, as mais recomendadas para pequenos investidores. Confira!
Poupança
Inicialmente, já deixamos claro que a poupança, para diversos especialistas, não é considerada um investimento por uma série de motivos. De todo modo, citamos ela pelo fato de ser um dos meios mais simples e seguros de se desenvolver uma mentalidade de investidor. Mas que mentalidade é essa, afinal?
Ter a mentalidade de um investidor, de forma simples, é pensar no futuro e guardar de pouco em pouco, em vez de gastá-lo de maneira desordenada e desnecessária. Nesse sentido, a poupança pode ajudar bastante.
A poupança é um dos jeitos mais fáceis de investir. Você pode iniciar com qualquer valor e não precisa entender a fundo sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Apesar de garantir um rendimento mais baixo, a poupança é o primeiro passo para juntar dinheiro e começar a planejar o futuro.
Renda fixa
Os investimentos em renda fixa também são opções interessantes para quem não tem muito dinheiro para investir e até está em busca de algo mais conservador, ideal para quem está começando.
Nessa modalidade, o rendimento das aplicações acompanha taxas básicas da economia, como a tradicional Selic — o que garante que o seu dinheiro não perderá valor com o passar do tempo.
Atualmente, existem diferentes tipos de aplicações que se enquadram como renda fixa. Entre os mais comuns está o Tesouro Direto, que nada mais é do que uma espécie de investimento em títulos da dívida pública emitidos pelo governo federal. Nele, você “empresta dinheiro ao estado" por um determinado prazo em troca de um rendimento.
A grande vantagem do Tesouro Direto é a possibilidade de investir a partir de R$30,00. Além disso, ele é uma modalidade extremamente segura, muito utilizada por investidores mais conservadores que ainda não têm tanto conhecimento sobre o mercado.
Outra modalidade de investimento de renda fixa é o conhecido CDB (Certificado de Depósito Bancário). Seu funcionamento é bastante similar ao do Tesouro Direto, com a diferença de que a quantia aplicada é destinada a instituições financeiras, e não ao governo.
Assim como o Tesouro Direto, o CDB permite investimentos menores, abaixo de R$500,00 — o que é uma boa pedida para quem já está disposto a investir um pouco mais e garantir rendimentos mais atrativos e mantendo essa linha mais conservadora, com menos risco do que as demais.
Conta com rendimento
Mais uma alternativa que pode fazer sentido para quem está com pouco dinheiro para investir é a conta com rendimento. Aqui, como o próprio nome já indica, nos referimos às contas-correntes oferecidas por diferentes instituições financeiras que garantem uma remuneração básica apenas para o cliente deixar o seu dinheiro parado nelas.
Semelhante ao que acontece com a poupança, mas com ganhos mais elevados, a conta com rendimentos tem como vantagem a simplicidade de uso. Muitas delas podem ser gerenciadas digitalmente por meio de aplicativos, garantindo total controle, visibilidade e liberdade para o usuário.
Como juntar dinheiro mais rápido?
Agora que você já sabe que é possível começar a investir mesmo com pouco dinheiro e conhece algumas das opções mais interessantes de onde investir, é hora de descobrir como juntar aquela grana e aplicar cada vez mais.
Diferentemente do que muitos imaginam, guardar dinheiro não é uma tarefa altamente complexa. Na realidade, é mais uma questão de reeducação financeira, organização e prioridade.
Pensando nisso, listamos algumas medidas que podem contribuir com o planejamento da sua vida financeira e fazer com que você junte dinheiro para realizar as suas conquistas mais rapidamente. Vejamos:
- evitar compras por impulso;
- guardar um pouco todo mês, mesmo que seja uma pequeno valor;
- gerenciar todos os seus gastos, registrando cada um deles;
- cortar despesas supérfluas;
- não realizar compras parceladas;
- pagar as contas em dia;
- eleger prioridades financeiras;
- buscar alternativas para conseguir fontes de renda extra;
- pesquisar novos investimentos;
- desenvolver um estilo de vida mais econômico.
Por fim, como foi possível perceber, não é necessário ter muito dinheiro para começar a investir. Na prática, o que é realmente importante é tomar a decisão e planejar o seu futuro, adotando, desde logo, hábitos e posturas que sejam compatíveis com esses objetivos. O mercado oferece muitas opções para que você guarde o seu dinheiro e ainda consiga ter um rendimento.
Caso tenha interesse em investir e procura por um banco confiável, entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo conforme o seu perfil de investidor!