Você tem pensado em como utilizar o seu décimo terceiro antecipado da melhor forma? Sabemos que, apesar da vontade de utilizar esse dinheiro para viagens, para atualizar a mobília de casa, comprar roupas novas etc., não podemos sair gastando como se não houvesse amanhã, principalmente se temos dívidas pendentes.
Por isso, é muito importante dar atenção à maneira como você utiliza esse recurso para não ficar sem dinheiro no bolso no futuro.Para ajudá-lo nesse processo, nós preparamos algumas dicas de como utilizar o décimo terceiro antecipado com sabedoria, para cada momento da sua vida financeira! Vamos lá?
O que é o décimo terceiro salário?
O décimo terceiro salário é um direito garantido aos trabalhadores de carteira assinada (CLT), aos aposentados e pensionistas do INSS. Ele corresponde a um valor igual à remuneração mensal (ou proporcional para quem não atuou por 12 meses na empresa).
O décimo terceiro salário é considerado uma “remuneração extra” e de direito aos funcionários que tiveram, pelo menos, 15 dias de vínculo com a organização.
Como surgiu o décimo terceiro?
O décimo terceiro salário surgiu pela Lei 4.090 de 1962 para garantir 1/12 salário a mais para os colaboradores. Na época, muitas empresas já adotavam essa prática e Getúlio Vargas incorporou isso na legislação, tornando-a obrigatória.
Como é feito o pagamento do décimo terceiro?
A gratificação deve ser paga em até duas parcelas: a primeira metade entre fevereiro e final de novembro e a segunda parte até 20 de dezembro. A regra foi estabelecida pelo Decreto 57.155, de 3 de novembro de 1965.
O que é o décimo terceiro antecipado?
Em 2020, por conta da pandemia, o governo federal lançou uma medida provisória de antecipação do décimo terceiro salário para os aposentados do INSS.
Atualmente, essa medida ainda está vigente para aposentados, pessoas que recebem pensão e alguns tipos de auxílios.
Além disso, alguns bancos e instituições financeiras possuem modalidades de empréstimos chamadas de décimo terceiro antecipado, nas quais é transferido parte do valor ao cliente e outra parte fica retido na instituição.
Como usar o décimo terceiro?
Essa é a dica mais importante, pois é essencial saber usar o décimo terceiro antecipado de forma correta para não passar o ano com dívidas. Veja:
1. Pagar dívidas
Quem tem muitas dívidas pode aproveitar esse valor para quitar suas contas e organizar a sua vida financeira.
Essa é uma maneira de garantir o nome limpo no mercado e ter mais oportunidades de negociação em compras futuras! É claro, se a quantia não for suficiente, o ideal é tentar negociar com as operadoras para diminuir ao máximo a sua dívida.
2. Pagar as contas
Se você não tem dívidas pendentes, ótimo! Será possível usar o décimo terceiro antecipado para pagar as contas gerais do ano como: IPTU, seguro do carro, seguro da casa, aluguel, entre outros.
Você ainda pode negociar descontos por pagar esses valores adiantados ou em uma única prestação, como é o caso do IPTU. Essa é uma maneira de dar um alívio para as contas mensais e deixar a sua cabeça livre para pensar em trabalho e investimentos.
3. Economizar
Saber economizar é primordial para quem quer realizar seus objetivos, como ter uma casa própria ou trocar de carro. Afinal, quanto mais você conseguir guardar ao longo do ano, mais fácil será ter um dinheiro a mais disponível para dar entrada em um bem e diminuir o valor das parcelas.
Ter uma economia financeira também é excelente se algum imprevisto acontecer ao longo do ano, como um tratamento médico inesperado ou algum equipamento doméstico que precise de manutenção com urgência.
Por isso, investir seu décimo terceiro antecipado em uma reserva de emergência pode ser uma excelente ideia.
Alcançar uma meta
Se você estabeleceu como meta comprar um veículo no final do ano e complementar o valor com o décimo terceiro salário, essa também é uma opção para usar o recurso. É claro, se a sua situação financeira permitir.
Talvez o seu objetivo seja outro, como comprar uma nova televisão. Se esse é o caso, aproveite o décimo terceiro antecipado para adquirir o produto à vista e evitar parcelas ao longo do ano.
Lembre-se de que o mais importante é não comprometer suas finanças e manter sempre uma reserva para emergências!
Guardar Dinheiro do BV
Nem sempre a poupança é a melhor opção de investimento, pois o seu rendimento é de aproximadamente 0,3% ao ano.
Sendo assim, muitas vezes é indicado buscar outras opções para aplicar o dinheiro, como é o caso da opção Guardar Dinheiro do BV. No app, você possui opções para investir em Envelopes, Reserva de Emergência, Baú e Cofre, com diferentes tipos de rendimento em cada uma dessas opções.
Você pode avaliar se precisará do valor da antecipação do 13º em um curto espaço de tempo ou se pode deixá-lo investido por mais tempo. Todos esses fatores farão a diferença na hora de escolher a melhor opção de investimento no Guardar Dinheiro BV!
Começar um negócio
Muitas pessoas não se lembram disso, mas também é possível guardar dinheiro para ter condições financeiras estáveis para planejar o início de um negócio.
Então, se você tem esse desejo, o que acha de aproveitar o adiantamento do décimo terceiro para estruturar algumas despesas e começar um negócio próprio? Há a possibilidade de iniciar um pequeno projeto de costura, artesanato, culinária, confeitaria, etc.
É claro, faça isso com cautela e deixe sempre algum dinheiro guardado para se um imprevisto acontecer.
Agora você já sabe como aproveitar o décimo terceiro antecipado da melhor forma para ter um ano mais tranquilo financeiramente. Gostou dessas dicas e quer aprender mais? Entenda a importância de ter conhecimento sobre as suas finanças pessoais!