Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

15/12/22 09:00

por

Equipe BV Inspira

Confira 10 dicas para economizar nas compras de Natal!

Todo mundo se empolga nas compras de Natal. Presentear familiares e amigos deixa as pessoas muito felizes. E você, também gosta de agradar os outros, mas tem receio de já começar o ano com muitas contas para pagar? A dica nesse momento é fazer pesquisas e evitar gastos por impulso para conseguir boas ofertas para as compras de Natal!

Não se preocupe. Estamos aqui para te auxiliar a ter um excelente final de ano com muita alegria e perto de quem você ama. Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas para você planejar o orçamento e ainda conseguir presentear muitas pessoas no final do ano!Vamos conferir?

10 Dicas para suas compras de Natal

Confira as dicas de Natal que trouxemos para você economizar em suas compras:

1. Analise o seu orçamento

Antes de mais nada, verifique quais contas você já tem para pagar no cartão de crédito e quais despesas costumam aparecer no início do ano.

Quem tem filhos, por exemplo, precisa comprar material escolar nos primeiros meses. Muitas vezes ainda surgem despesas como IPVA do veículo, seguro do carro, IPTU do imóvel e outros impostos. É muito importante conhecer as suas finanças pessoais antes de realizar qualquer compra para não "colocar os pés pelas mãos".

Ao analisar todos esses fatores, você terá uma noção melhor de quanto poderá gastar com as compras de Natal para não ficar endividado. Feito isso, vamos para o próximo passo!

2. Defina quanto vai gastar nas compras de Natal

Criança pequena (ela está de costas na imagem) pendurando um enfeite em formato de caixa de presente na árvore de natal
Legenda: Fique de olho em nossas dicas de Natal e saiba como economizar!

Agora que você já tem uma noção do orçamento disponível, é o momento de decidir quanto poderá investir na compra de presentes.

Uma forma de definir isso é avaliar qual é a sua renda mensal, observar os gastos do início do ano e estipular um percentual de quanto pode investir. Algumas pessoas determinam que só podem gastar 30% da renda, o que já é um valor considerável. Nesse caso, quem recebe R$1.000,00 já vai disponibilizar R$300,00 para as compras de Natal, por exemplo.

Atenção: não pense em usar todo o seu 13º salário para presentes. Afinal, você tem outras despesas ao longo do ano e esse dinheiro poderá ser útil lá na frente. Então, separe uma parte para fazer a sua reserva de emergência ou investimento para o futuro.

3. Faça uma lista

Identifique quais são as pessoas que você deseja presentear. É comum termos o desejo de agradar todo mundo, mas nem sempre isso é possível. Portanto, tenha os pés no chão na hora de planejar suas compras de Natal.

Faça uma lista com os nomes, enumere-os por prioridade e depois divida o total de dinheiro disponível para a compra dos presentes pelo número de pessoas. Pronto!

Você já terá uma ideia clara de quanto poderá gastar em cada item. Se o valor ficar muito baixo, é hora de cortar alguns nomes ou entender que não poderá dar presentes do mesmo valor para todo mundo.

4. Não deixe para comprar tudo na última hora

A última semana que antecede o Natal costuma ser muito corrida para todo mundo, o que pode se transformar em uma verdadeira cilada para quem deseja economizar. Por isso, faça as compras com antecedência e de forma organizada.

Isso vai possibilitar melhores escolhas em suas compras de Natal, com calma durante a análise das opções e mais facilidade de negociação com o vendedor.

5. Aproveite as promoções

Fique atento às ofertas que aparecem na internet ou nas lojas físicas. Avalie com atenção para saber se o valor foi reduzido mesmo ou se é uma tentativa de enganar o consumidor. Quanto mais você conseguir aproveitar as promoções, maiores serão as oportunidades de dar bons presentes com um valor acessível.

6. Pesquise bastante

Mulher sentada no sofá, vestindo touca de papai-noel e pesquisando no computador compras de natal. Atrás do sofá tem um homem apontando para a tela do computador.
Legenda: Para se organizar financeiramente, faça uma lista de compras para o Natal e pesquise bastante.

Mais uma vez, a internet pode ser sua aliada na hora de fazer suas compras de Natal. Faça muitas pesquisas online dos produtos que deseja comprar e anote os preços. Depois, você pode ir até as lojas físicas e comparar as ofertas.

Outra opção é acessar o site da loja no momento da pesquisa dentro dos estabelecimentos físicos e utilizar os preços online para negociar reduções junto ao vendedor.

7. Aposte em experiências

Você deseja presentear com uma lembrança inesquecível, mas não tem ideia do que dar aos seus pais ou amigos? Aproveite para investir em experiências em vez de objetos!

Muitas vezes, programar um passeio em um lugar diferente pode sair mais em conta para surpreender os presenteados. Que tal um piquenique em um parque, um passeio na praia mais próxima ou em um lago na região em que mora? Use a criatividade para proporcionar experiências incríveis para as pessoas que ama!

8. Dê presentes feitos por você

Criar os próprios presentes também é uma opção para economizar nas compras de Natal. Imagine que você tem uma criança para presentear e um brinquedo antigo guardado no seu quarto. Por que não reaproveitar esse item? Uma boneca, por exemplo, pode receber uma roupa diferente, um adereço no cabelo e se transformar em uma ótima brincadeira.

Se você sabe costurar, por exemplo, pode elaborar amigurumis, roupas ou itens de decoração para presentear os familiares. Assim, você só gasta com o tecido e as linhas e dá um artigo personalizado.

9. Peça descontos

Não tenha vergonha de negociar preços! Os vendedores também precisam atingir as metas de vendas e sempre podem baixar um pouco os valores.

Então, faça a sua pesquisa, escolha os itens que deseja para suas compras de Natal e converse com o vendedor. Muitas vezes, ele consegue dar um desconto especial para quem paga em dinheiro, por exemplo.

10. Evite prestações

Procure fazer as suas compras de Natal com pagamento à vista e, se possível, no dinheiro. Isso vai ajudá-lo a evitar parcelas no cartão de crédito já no início do ano e também pode ser uma excelente opção para negociar preços mais atrativos.

Lembre-se de que já existe uma lei que autoriza a diferenciação de preços no cartão e no dinheiro. Então, aproveite essa brecha para fazer boas compras neste Natal. Assim, você também terá limite disponível no cartão caso surja alguma emergência durante o ano.
Pronto! Agora você já tem as informações que precisa para fazer boas compras de Natal e agradar quem ama sem gastar muito! Faça a sua lista, determine o seu orçamento e não tenha vergonha de negociar preços. Com certeza, a sua família vai valorizar o seu gesto de carinho.

Gostou das nossas dicas de Natal? Acompanhe nosso blog e confira outras informações incríveis que preparamos para você saber utilizar bem o seu dinheiro durante o ano inteiro!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar