O Open Finance vale a pena? É bom? Nós vamos te explicar tudo do assunto! Primeiro sabemos que o mercado financeiro está em constante evolução e, por isso, surgem novas tecnologias para facilitar acesso aos serviços e produtos, como o Open Finance.
O Open Finance é bom porque permite a interação entre diversas instituições financeiras, de forma segura e transparente. Com essa tecnologia é possível integrar diversos serviços em um só lugar, facilitando o gerenciamento financeiro.
Porém, se ainda restam dúvidas se Open Finance é bom ou ruim, continue a leitura e entenda o que é, como funciona e se o Open Finance vale a pena!
O que é Open Finance?
O Open Finance chegou para que você exerça seu poder como dono dos seus dados financeiros. Agora você tem autonomia e liberdade para compartilhar os seus dados. Ele é uma evolução do Open Banking.
De forma mais específica, o Open Finance se refere à quarta e última fase do plano de implantação do Open Banking, permitindo o compartilhamento de históricos financeiros, de maneira segura e rápida.
Esse projeto, criado pelo Banco Central, teve início em fevereiro de 2021. Naquela época, ocorreu somente a padronização do compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, mas hoje o Open Finance já está mais evoluído.
Entre os dados financeiros que podem ser compartilhados agora no Open Finance, temos:
- informações cadastrais (nome, CPF, RG, CNPJ, endereço);
- histórico dos cartões de crédito (limite, fatura, transações);
- histórico transacionais da conta (saldos, limite, transações realizadas);
- empréstimos (contratos, prestações, garantias, pagamentos realizados), etc.
Isso tudo faz com que o Open Finance vale a pena! Afinal, ele possibilita que mais pessoas tenham acesso a serviços, produtos e informações financeiras melhores e personalizadas. Inclusive, o banco BV também já participa dessa iniciativa.
Mas como funciona esse processo? Quais as vantagens do Open Finance? Ele é bom? Tire todas as suas dúvidas abaixo
Como funciona o Open Finance?
O Open Finance busca simplificar a maneira como as pessoas fazem o compartilhamento do histórico financeiro. Para isso, os interessados em participar podem realizar o compartilhamento pela jornada disponibilizada por sua instituição financeira.
O Open Finance é bom porque o cliente passa a ser o dono dos próprios dados financeiros, de modo a ter total liberdade para procurar produtos e serviços bancários que ele considerar mais vantajosos.
Para ficar mais claro, suponha que um cliente do “banco A” precise solicitar um empréstimo bancário. Dessa maneira, ele acessa o banco onde possui conta e verifica todas as opções de operações de crédito disponíveis.
Caso não desperte interesse em nenhuma delas, seja pelo motivo que for, o cliente vai em busca de outra instituição financeira que ofereça melhores produtos.
Neste caso, se o cliente já é adepto do Open Finance, ele poderá obter vantagens que não seriam possíveis sem a adesão ao ecossistema.
Isso porque, com o Open Finance, a instituição financeira consegue ter acesso ao histórico financeiros do cliente que está em outro banco. Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu perfil.
Open Finance vale a pena? É bom?
O Open Finance vale a pena porque facilita seu acesso a produtos ou serviços financeiros de diferentes instituições financeiras de maneira rápida, segura e personalizada.
Assim, o Open Finance vale a pena em diversas situações, seja para uso pessoal ou para um negócio. Embora ainda recente, já é possível observar que o Open Finance é bom para transformar a maneira como as pessoas gerenciam suas finanças.
Por isso, tanto para a pessoa física quanto jurídica, a iniciativa permite mais facilidade para gerir as receitas, as despesas e os investimentos. Além disso, o Open Finance vale a pena por oferecer outras vantagens, como:
Pessoa física
Liberdade de escolha
O Open Finance é bom porque você pode ter ofertas personalizadas de acordo com a sua necessidade, ou seja, terá um maior poder de decisão e liberdade para migrar entre bancos, sem burocracias.
Gerenciamento único
Em vez de ter que usar vários aplicativos para gerenciar suas contas bancárias, cartões de crédito e investimentos, o cliente poderá usar um único aplicativo para controlar tudo isso. Dessa forma, além de melhorar a experiência do usuário, o Open Finance vale a pena para facilitar a contratação de produtos e serviços.
Negócios
Serviços e produtos personalizados
Uma das vantagens do Open Finance é o compartilhamento de dados financeiros entre os bancos, possibilitando criar novos tipos de produtos e serviços, como seguros baseados em comportamento e linhas de crédito.
Estimula a competitividade
O Open Finance é bom porque traz competitividade para os negócios por possibilitar que as instituições financeiras tenham acesso às informações que o cliente quiser compartilhar.
Ampliação do público-alvo
O Open Finance promete ampliar o público-alvo de serviços financeiros, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para todos. Por isso, é bom fazer Open Finance e aproveitar para conhecer todas as suas possibilidades! Lembrando que é sua decisão escolher quais informações compartilhar.
O que mais saber do Open Finance?
Claro que dúvidas se o Open Finance é bom ou ruim ainda podem existir, por isso separamos mais algumas respostas que podem ajudar você a tomar sua decisão!
Open Finance é seguro?
Sim! O Open Finance é seguro. Ele utiliza a tecnologia criptografada que diminui os riscos de fraudes financeiras. Além disso, apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem participar da iniciativa. Descubra mais sobre a segurança do Open Finance em nosso artigo “Open Finance é seguro? Descubra aqui!”.
Sou obrigado a aderir ao Open Finance?
Não! Você não é obrigado a aderir ao Open Finance. Na verdade, é você quem decide se deseja participar, o que compartilhar, quais serão as instituições financeiras e quando cancelar o acesso do Open Finance.
Quais as desvantagens do Open Finance?
Para quem não possui aplicativos de bancos instalados em algum aparelho com acesso à internet torna-se difícil usar o Open Finance. Já para as empresas, a facilidade criada pelo Open Finance pode aumentar a competitividade para reter clientes. Tire suas dúvidas em nosso artigo “Open Finance para empresas: conheça os benefícios!”
Qual o melhor banco para fazer o Open Finance?
O melhor banco para fazer o Open Finance será aquele que atende mais suas necessidades. Uma das vantagens do Open Finance é justamente integrar sua experiência em um único lugar, mas com acesso a diferentes bancos. Entenda como isso funciona no artigo “Iniciador de Pagamentos: o que é e como funciona?”.
Open Finance no BV!
Nesse sentido, o banco BV quer tornar sua vida financeira mais tranquila e oferecer mais autonomia aos clientes por meio de seus produtos.
Queremos te conhecer melhor para oferecer, em breve, taxas de crédito e produtos personalizados que atendam suas necessidades. Você terá mais informações à sua disposição e os seus dados só serão partilhados com a sua autorização!
Outras vantagens do Open Finance BV você confere nesse conteúdo: “Você sabe como funciona o Open Finance BV?” ou assistindo ao vídeo abaixo:
Lembrando que o Open Finance é gratuito e que seus dados serão usados apenas se você quiser compartilhar para acessar as melhores soluções para o seu perfil financeiro.
Agora que você já sabe que o Open Finance vale a pena e é bom, acesse o nosso portal e venha para o Open Finance BV.
Com seu histórico financeiro aqui, ficará muito mais fácil ter acesso aos nossos produtos e sua análise de crédito será feita mais rápido.