Você já ouviu falar de Open Finance? Criado pelo Banco Central, ele possibilita que o usuário tenha controle sobre suas informações financeiras e as compartilhe com diferentes bancos de maneira ágil e totalmente segura,. Isso abre portas para oportunidades como a obtenção de mais crédito e serviços personalizados.
Recentemente, o Banco Central promoveu algumas mudanças no sistema de consentimento das informações, garantindo maior conveniência e controle para você.
Mas, antes de falar sobre o tempo de consentimento, o que é Open Finance? Neste artigo, vamos explorar mais sobre o tema e qual foi a mudança no consentimento Open Finance. Boa leitura!
O que é Open Finance?
Open Finance é o compartilhamento do histórico financeiro entre diferentes instituições financeiras de maneira rápida. É um processo simples, seguro e você decide por quanto tempo deseja compartilhar seu histórico financeiro.
Essa troca de informações se dá por meio de APIs (Application Programming Interfaces), que são interfaces de programação que permitem que diferentes sistemas se comuniquem entre si. Dessa forma, diferentes bancos conseguem ter acesso às informações que você consentir, entre elas saldo, histórico de transações e atividades de pagamento.
Como funciona o consentimento Open Finance?
O consentimento Open Finance é a permissão concedida pelo titular do dado financeiro para compartilhar suas informações financeiras entre instituições da sua escolha.
Ou seja, o consentimento Open Finance controla quem pode acessar seu histórico financeiro e por quanto tempo. Isso garante maior transparência por parte das instituições financeiras e que você tenha controle sobre suas informações pessoais.
Mas, no final de outubro de 2023, o Banco Central divulgou algumas mudanças no consentimento Open Finance. Nos próximos parágrafos, vamos explorar mais sobre essas atualizações, o que mudou e como isso beneficia você!
O que mudou no consentimento Open Finance?
Em outubro de 2023, o Banco Central implementou algumas mudanças no processo de Open Finance. Além disso, o usuário precisava repetir todas as etapas a cada seis meses ou anualmente, conforme a necessidade de renovação das autorizações.
Mas, com as novas diretrizes, o consentimento Open Finance foi simplificado. Ou seja, agora o consentimento é por tempo indeterminado, sem a necessidade de renovação, até você desejar interromper.
Porém, se o consentimento foi feito antes da nova resolução, as instituições financeiras podem te avisar que o consentimento está prestes a expirar. Por isso, não estranhe se você receber alguma notificação com esse aviso e a sugestão de renovar a autorização, ou, se desejar, revogar o Open Finance.
O que é revogar Open Finance?
Revogar Open Finance é cancelar o consentimento concedido anteriormente para o compartilhamento de histórico financeiro no Open Finance. A revogação pode ser feita a qualquer momento e somente pelo dono dos dados.
Essa possibilidade de revogação e controle do poder de decisão do consentimento Open Finance é a base do projeto criado pelo Banco Central. Quando foi lançado, o Open Finance sempre procurou garantir a segurança e a autonomia das pessoas em relação aos seus dados financeiros, oferecendo-lhes maior transparência e controle sobre o uso de suas informações pessoais pelo setor financeiro.
Gostou de entender mais sobre as novidades do consentimento Open Finance? Continue por dentro de novidades e dicas em nosso blog!