Ter autonomia financeira é cada vez mais uma prioridade para os consumidores. À medida que as pessoas têm acesso à informação e novos serviços, elas começam a identificar melhores opções para empregar o seu dinheiro e desejam tomar decisões que podem favorecer seus objetivos.
Além disso, conforme a tecnologia financeira avança, as pessoas começam a desenvolver mais autonomia sobre o seu dinheiro. Hoje, muitas são as opções de produtos financeiros disponíveis que auxiliam os clientes.
O Open Finance é um avanço no sistema financeiro que pode trazer muitos benefícios aos usuários, como a autonomia financeira dos consumidores que conseguem escolher aquilo que realmente faz sentido com base nos seus planos para o futuro.
Para entender como o Open Finance influencia na autonomia financeira do consumidor, é preciso ampliar sua perspectiva sobre o mercado e as oportunidades que ele oferece. E nós podemos auxiliar nessa jornada de conhecimento. Confira!
Afinal, o que é autonomia financeira?
Autonomia financeira é a capacidade que uma pessoa tem de gerir seus recursos financeiros com maior liberdade de escolha, podendo tomar decisões de acordo com suas metas e objetivos, não sendo limitada por fatores como a falta de opção.
A autonomia financeira se trata de liberdade de escolha. Ela afeta a vida do consumidor que até pouco tempo não tinha muitas opções para o seu dinheiro, mas hoje já conta com um número maior de serviços em bancos diferentes e fintechs, que são grandes inovações do mercado financeiro.
Além de estar relacionada aos consumidores, a autonomia financeira também influencia os resultados dos bancos. Muitas oportunidades de negócios podem ser perdidas, caso os clientes não tenham autonomia dos seus dados.
Felizmente, o Open Finance veio para melhorar a autonomia das informações. Mas antes, vamos entender melhor qual a importância da autonomia financeira na vida do consumidor.
Qual a importância da autonomia financeira?
Quando uma pessoa tem autonomia financeira, ela pode conseguir tomar decisões relacionadas ao seu dinheiro, de acordo com o que realmente deseja. Portanto, ela pode observar melhor as opções que o mercado tem disponível para auxiliar o sucesso dos seus objetivos.
Além disso, com a liberdade de escolha da autonomia financeira, é maior a possibilidade do usuário fazer negócios com muitas instituições diferentes.
Assim, a pessoa não será limitada pelo seu banco, por exemplo, a fazer um bom negócio com uma outra instituição que consegue oferecer melhores taxas de financiamento, maior limite do cartão, de crédito, cheque especial ou até mesmo melhores opções de pacotes de seguro de vida e proteção de patrimônio.
Por sua vez, as instituições podem oferecer melhores condições aos usuários que até então não eram seus clientes, possibilitando um aumento no volume de negócios.
Assim, a autonomia financeira pode ser aumentada pela troca de informações entre as instituições financeiras. E isso só é possível com a chegada do Open Finance.
Como o Open Finance contribui com a autonomia financeira?
O Open Finance ou Sistema Financeiro Aberto padroniza o compartilhamento de dados financeiros (quando autorizado e de forma segura) para melhorar a experiência de consumo de produtos financeiros entre as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.
Por conta disso, entender como o Open Finance funciona é fundamental para saber porque ele contribui para a autonomia financeira.
O Open Finance por ser um ecossistema que padroniza o compartilhamento de dados financeiros, pode trazer melhores condições em produtos e serviços.
Assim, o consumidor acaba conseguindo mais oportunidades e um mercado mais aberto para escolher o que melhor se encaixa nos seus planos.
Confira algumas vantagens do Open Finance:
Para os clientes:
- transparência sobre o uso dos dados;
- melhor experiência com serviços e produtos;
- soluções mais personalizadas;
- maior agilidade na migração entre bancos.
Para os bancos:
- maior competitividade entre os bancos;
- redução de custos, como tarifas mais baixas;
- oferta de condições mais personalizadas;
- integração de informações de maneira facilitada.
Dadas as vantagens, é possível entender que o cliente passa a ter maior autonomia sobre seus dados e pode levá-los a qualquer instituição financeira que esteja preparada para recebê-los, desde que esteja dentro dos padrões exigidos pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Contudo, também é importante lembrar que, da mesma forma que o cliente escolhe quando e o que compartilhar, ele também pode decidir encerrar esse compartilhamento.
Portanto, a autonomia financeira não só tem a ver com o dinheiro, mas com o poder que o consumidor possui sobre suas informações, escolhendo como usá-las.
Esses dados compartilhados podem gerar boas condições, já que servem como uma forma de compartilhar o relacionamento que o consumidor mantém há anos com algum banco no mercado.
Podem compartilhar um relacionamento duradouro do seu banco antigo para um banco novo do que começar tudo do zero? Com o Open Finance isso é possível!
Conheça o Open Finance BV
O BV trabalha para acompanhar a evolução do Open Finance e trazer todos estes recursos para que seus clientes possam decidir o que é melhor para o seu dinheiro com base nas informações que tem.
Portanto, não deixe de compartilhar seus dados financeiros com o BV e saber quais as oportunidades te esperam para contribuir com os seus planos e te trazer maior autonomia financeira.