A gestão de crédito é uma ponte entre os consumidores e as empresas. Ela ajuda a verificar o histórico financeiro dos clientes para avaliar se é possível conceder crédito a eles, por exemplo.
De alguns anos para cá, conseguir crédito no mercado e melhores condições de pagamento nas compras ficou mais prático. Isso foi possível pelo aumento da concorrência e da evolução dos serviços financeiros.
Mas, afinal, você sabe como a gestão de crédito funciona e quais ferramentas podem melhorar o acesso a isso no Brasil? É sobre isso que vamos falar no texto a seguir. Acompanhe!
Gestão de crédito: o que é?
A gestão de crédito é a maneira como uma empresa administra o risco de não receber o pagamento dos seus clientes. Esse risco de crédito está em operações como empréstimos, financiamentos, crediários e parcelamentos no cartão.
Para calcular bem o risco financeiro e garantir que os clientes efetuem os pagamentos nos prazos certos, a gestão de crédito da empresa envolve algumas etapas, como:
- avaliação de crédito do cliente;
- tempo de liberação do crédito;
- relacionamento com o cliente;
- serviço de cobrança;
- condições de pagamento;
- capacidade financeira em assumir os riscos da inadimplência;
- organização e gestão de recebíveis.
Se o risco de crédito não for bem calculado, há prejuízo para os dois lados, pois o consumidor pode criar uma dívida que não consegue pagar e a empresa compromete as finanças.
Quando se fala em oferta de crédito, não existe um caminho só. Cada cliente, seja pessoa física ou jurídica, precisa ser tratado como único pela companhia. Dessa forma, é possível encontrar melhores oportunidades que evitam a inadimplência e garantem a saúde do negócio.
Por isso, em uma realidade em que empresas tomam decisões mais assertivas sobre o perfil de risco e a quantia de crédito que pode ser oferecida, a gestão de crédito é determinante.
Existem plataformas e serviços que interpretam os dados mais detalhadamente para ajudar na administração desse processo. As informações trazem clareza sobre:
- a capacidade de compra do cliente;
- os meios e condições de pagamento que podem ser disponibilizados;
- quanto a companhia pode se expor ao risco da inadimplência.
Como melhorar a gestão de crédito?
Para a gestão de crédito ser boa para as pessoas, as empresas e as instituições financeiras, é preciso definir processos que tragam riscos menores para as empresas e estratégias para melhores ofertas de crédito e cobrança. Alguns processos bem importantes para esse momento são:
Fazer uma análise de crédito precisa
A análise de crédito pode ajudar a reduzir a inadimplência por parte dos clientes. Isso é possível quando se tem acesso ao histórico financeiro da pessoa, além de informações sobre as dívidas ativas da pessoa física ou jurídica.
Hoje, está ainda mais fácil de conseguir análises de crédito rápidas e precisas. Por exemplo, um dos meios que ajudam nesse processo é o Open Finance, pois facilita a troca de informações entre instituições financeiras sobre o comportamento financeiro do cliente. Ele é regulado pelo Banco Central.
O acesso ao histórico financeiro permite criar ofertas personalizadas e atrativas adequadas ao perfil dos clientes, como aumento do limite de cartão de crédito, de empréstimos, número de parcelas de pagamento, etc.
Para a instituição financeira, entender e atender às necessidades dos clientes, contribui para aumentar a satisfação deles.
Identificar a capacidade financeira
Uma empresa deve planejar suas ações a partir da receita prevista e considerar também quanto consegue absorver da inadimplência dos clientes.
Definir indicadores de atenção
É possível estabelecer perfis de clientes que ajudam a listar quais ações limites de crédito e cobrança tomar em algumas situações, como alguém com histórico de risco mais alto receber uma oferta mais adequada para ele.
Otimizar a liberação de crédito
A aprovação e liberação rápida de dinheiro ou de uma forma de pagamento mais acessível faz diferença na experiência de compra e é um grande diferencial para os clientes.
Investir no relacionamento com o cliente
Em todas as etapas de contato entre o cliente e a empresa, usar os dados da gestão de crédito pode trazer benefícios. Novamente, o cliente deve receber um tratamento personalizado para que essa relação seja saudável e duradoura.
Relação entre Open Finance e gestão de crédito
O Open Finance, que permite o acesso facilitado ao histórico financeiro dos clientes, potencializa a gestão de crédito. Esse meio amplia a capacidade de relacionamento e as possibilidades de vendas.
A instituição financeira deixa de se basear apenas na relação que tem com o cliente e nas informações dos serviços de proteção ao crédito. O Open Finance dá uma visão mais ampla, pois apresenta o histórico do cliente com outras empresas também. Algumas das informações disponibilizadas são:
- transações bancárias;
- histórico no uso de produtos e serviços, como empréstimos e financiamentos;
- uso do cartão de crédito.
Para visualizar o histórico financeiro de um cliente, ele deve compartilhar os dados da sua instituição financeira com a instituição escolhida. O cliente tem o controle total sobre quais informações serão compartilhadas e por quanto tempo.
A troca de informações só acontece entre bancos, cooperativas de crédito, empresas de pagamento, outros serviços financeiros e organizações autorizadas a participarem do Open Finance.
O BV faz parte do Open finance de forma segura e responsável. Os resultados foram sentidos logo no início: somente entre julho e setembro de 2022, foram 46 mil clientes com imapctados pelo Open Finance.
Além disso, o banco BV já trabalha com ofertas personalizadas para o Empréstimo com Garantia de Veículo e o Financiamento de Veículos.
A possibilidade de conhecer o cliente melhor e criar ofertas e produtos acessíveis se alinham com a missão do banco BV de trazer facilidade para a vida de consumidores e empresas.
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