No Web Summit Rio 2024, o banco BV realizou um levantamento em conjunto com a Bolder (uma consultoria de inovação corporativa) que indicou que 52% do público participante considera que a inteligência artificial deve ser o tema de maior relevância no mercado financeiro para os próximos anos.
Durante o evento, um mural interativo foi utilizado para entender o nível de conhecimento dos presentes sobre o ecossistema do mercado financeiro e, para além da inteligência artificial, tópicos como as criptomoedas (19%), moedas digitais (17%) e Drex (12%) também foram citados como relevantes.
Em outro momento da pesquisa, cerca de 300 participantes (sendo 39% colaboradores de empresas participantes do evento) responderam sobre seu próprio perfil dentre as inovações tecnológicas no Open Finance, escolhendo uma delas para representar quem eles são no trabalho. As respostas foram variadas:
- 37% responderam que acreditam ser como o Pix: colaborador que faz tudo rápido — o famoso “pau para toda obra”;
- Outros 37% se consideram o Beyond Banking: colaborador que é super antenado, quer ajudar todas as áreas e está sempre sendo demandado por tarefas diferentes das usuais;
- 15% se veem como o próprio Open Finance: colaborador que é aberto, comunicativo e super integrado com a galera;
- 11% se reconhecem como o Drex: o colaborador novo no trabalho, que nem todos conhecem, mas que é 100% conectado ao mundo digital e detesta o mundo analógico.
Você já sabe qual delas você seria?
Para te ajudar a decidir, preparamos um artigo que explica sobre as principais tecnologias citadas ao longo da pesquisa, explicando também sobre a importância e o que são, de fato, inovações tecnológicas no mercado financeiro. Acompanhe!
Quais são as inovações tecnológicas financeiras?
Ainda nessa pesquisa, foi criado um mural interativo instalado no Web Summit 2024, com o objetivo de entender o nível de conhecimento dos visitantes sobre as tendências de inovação no mercado financeiro. Confira as respostas que conseguimos!
- 52% dos participantes destacaram a Inteligência Artificial (IA) como a próxima grande tendência.
- 19% acreditaram que as criptomoedas seriam a próxima tendência.
- 17% mencionaram as moedas digitais.
- 12% apostaram no DREX como a próxima inovação financeira.
Qual seria a sua resposta? Bem, talvez seja interessante entendermos melhor sobre essas tecnologias antes de respondermos. Para isso, confira os tópicos a seguir e conheça sobre cada inovação financeira:
1. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é a tecnologia capaz de realizar tarefas que exigiriam inteligência humana de forma mais ágil, de acordo com comandos gerados por pessoas.
Basicamente, os algoritmos de IA são capazes de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e gerar insights rapidamente, propondo sugestões, elaborando respostas e criando soluções com base nos dados disponíveis. Alguns de seus principais benefícios incluem:
- Agilidade na contratação de serviços;
- Aumento da eficiência operacional;
- Personalização de serviços financeiros;
- Melhoria na detecção de fraudes;
- Melhoria na tomada de decisões baseadas em dados.
2. Drex
O Drex, ou Real Digital, é um CDBC (sigla em inglês para Moeda Digital do Banco Central) do Brasil. O Drex não foi criado para substituir os saques ou dinheiro em papel, mas para dinamizar os pagamentos e as movimentações financeiras através de uma nova infraestrutura em blockchain.
O Drex permite que transações financeiras com ativos digitais sejam feitas de maneira segura, garantindo que contratos inteligentes estejam à disposição dos clientes, por exemplo. Com isso, é possível garantir maior preparo do sistema econômico brasileiro para as necessidades digitais que acompanham as inovações financeiras.
Segundo o BACEN, o acesso à Plataforma Drex demanda um intermediário financeiro autorizado (como um banco, por exemplo) e esse intermediário poderá realizar a transferência do dinheiro depositado na conta para sua carteira digital.
Os principais benefícios do DREX são:
- Operações digitais podem ser feitas com mais segurança (incluindo serviços tradicionais, como financiamentos e investimentos);
- Contratos e protocolos de intermediações de compra e venda de produtos e serviços podem ser feitos de forma facilitada;
- Sua digitalização permite que novos serviços e produtos financeiros sejam colocados em prática.
3. Criptomoedas
As criptomoedas são ativos virtuais que permitem transações descentralizadas (sem a presença de um governo ou órgão responsável por suas transações) com o uso das inovações tecnológicas do blockchain. Embora tenha surgido em 2008, as criptomoedas ganharam maior destaque nos últimos anos e, no Brasil, já existem diversas pessoas que fazem o envio e recebimento deste tipo de ativo.
Hoje, é possível entender que alguns dos principais benefícios das criptomoedas são:
- Transações ágeis;
- Não precisa de intermediários (banco ou governo);
- Baixos custos de transação em comparação com sistemas tradicionais;
- Acesso a mercados globais;
- Segurança durante transações, por serem criptografadas.
4. Pix
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele permite transferências entre contas bancárias em tempo real qualquer dia ou horário, dependendo da instituição financeira.
O Pix é uma das inovações tecnológicas que cresceram bastante nos últimos três anos e você provavelmente já deve saber como funciona: as transferências são realizadas diretamente entre as instituições financeiras e os pagamentos são feitos com chaves de identificação. Dessa forma, o dinheiro vai diretamente para a conta do destinatário na mesma hora.
Além disso, o Pix traz outros benefícios, como:
- Transferências instantâneas;
- Possibilidade de transações a qualquer momento;
- Redução de custos e tempo;
- Maior conveniência e facilidade durante as transações.
5. Open Finance
O Open Finance permite o compartilhamento de dados financeiros com diferentes instituições financeiras. Para funcionar, o cliente autoriza o fornecimento do seu histórico financeiro e, então, pode comparar as condições de produtos e serviços financeiros em diferentes instituições.
Com essa inovação, você consegue, por exemplo, solicitar empréstimos de diferentes instituições sem precisar fornecer os dados manualmente a cada uma delas. Dentre os benefícios do Open Finance, destacamos:
- Maior transparência e controle sobre os dados financeiros dos clientes;
- Facilidade de comparação entre produtos e serviços financeiros;
- Acesso a diferentes condições financeiras.
6. Beyond Banking
O termo Beyond Banking (“além-banco”) pode ser compreendido como o ecossistema no qual instituições financeiras tradicionais e fintechs oferecem produtos e serviços financeiros (bancários, pagamentos, empréstimos e seguros) e não financeiros, como compras online, viagens, saúde, dentre outros.
Dentre esses serviços, estão incluídos setores como a saúde, educação, viagens, games, entre outros. Inclusive, algumas instituições oferecem a opção de shopping ou cashback exclusivo em determinadas compras.
Por esses motivos, o Beyond Banking pode ser considerado, também, um das principais inovações tecnológicas em andamento no mercado financeiro.
Algumas das suas principais vantagens incluem:
- Maior conveniência e praticidade para os clientes;
- Personalização das ofertas de produtos e serviços;
- Condições exclusivas para os clientes.
E aí, conseguiu elaborar uma resposta para a pesquisa feita pelo BV?
Se você se interessa por inovações tecnológicas desse tipo, pode achar interessante conhecer como o BV tem se preparado para as mudanças que acompanham as novidades tecnológicas. Veja:
Como o banco BV está preparado para o futuro do mercado?
Aqui no BV, investimos em entender as percepções e entendimentos das pessoas sobre o setor financeiro para entregar as melhores inovações do mercado. Assim como a pesquisa realizada durante o Web Summit Rio 2024, o BVx é outro exemplo de solução que nos impulsiona para o novo.
O BVx é o ecossistema de inovação e parcerias digitais do banco BV, que englobam vários parceiros, frentes de atuação e iniciativas em prol de elencar temas estratégicos do mercado financeiro.
Assim, criamos soluções que atendam às necessidades dos clientes e do mercado, conectando pessoas, produtos e serviços de maneira eficaz.
Dentre nossas iniciativas, contamos com:
- Banking as a Service (BaaS);
- Corporate Venture Capital (CVC);
- Inovação Aberta;
- Open Finance;
- Dinheiro do Futuro;
- E muito mais!
Quer conhecer mais sobre nossas iniciativas? Veja como funciona o nosso ecossistema de inovação e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!