Os Fundos de Fundos (FoF) são uma ótima opção para quem busca acessar os melhores gestores de fundos do mercado de uma maneira simples, organizada e unificada, especialmente quem não tem muito tempo para cuidar dos investimentos.
Isso acontece porque a gestão do fundo é feita por um profissional qualificado que estará sempre em busca dos melhores ativos.
Além do mais, esse tipo de fundo permite que você invista em uma carteira diversificada de ativos sem precisar de muito capital para isso.
Quer saber um pouco mais sobre o que são e como funcionam os fundos de fundos? Então acompanhe esse artigo!
O que são Fundos de Fundos?
Os Fundos de Fundos são fundos que investem em cotas de outros fundos. O objetivo é investir nos melhores fundos de determinadas estratégias e entregar para os cotistas um produto com ótima relação de risco x retorno. O objetivo é dar ao investidor a possibilidade de investir em diferentes ativos com um único fundo.
Nesse sentido, os FOFs podem ser uma estratégia vantajosa sob o ponto de vista de risco e retorno do ativo, já que são investimentos que aplicam os recursos dos cotistas em uma carteira de ativos diversificada com vários outros fundos de investimentos.
Vale destacar que, de maneira geral, os FOFs incluem a expressão FIC ou FICFI (Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento). Isso significa que nesse caso o fundo é quase totalmente constituído por cotas de outros fundos.
Ficou interessado em investir em Fundos de Fundos? Então confira abaixo alguns dos principais benefícios dos FOFs.
Vantagens dos fundos de fundos
Apesar de representarem uma opção de investimento interessante para os investidores iniciantes, muitos ainda não sabem quais são os benefícios dos
Fundos de Fundos. Entre as principais vantagens estão:
1. Diversificação
As carteiras dos FoFs são compostas por fundos geridos por gestores com estilos e características complementares, que juntos são capazes de entregar um retorno superior dado um nível de risco.
Além disso, ao investir em um fundo de fundo, você passa a ter acesso indireto a diversos outros fundos de investimento. Isso é importante para aqueles investidores mais resistentes ao risco, já que a diversificação de investimentos auxilia a contornar os riscos da carteira.
2. Simplicidade
Os Fundos de Fundos também são recomendados para quem não possui muito capital para aportar na carteira de investimentos. Com valores a partir de R$ 100,00 é possível comprar uma cota de um Fundo de Fundos de Investimento Imobiliário, por exemplo.
3. Eficiência Tributária
As movimentações, como aplicações e resgates dentro dos FoFs não são tributadas. A tributação existe apenas quando o cotista dos Fundos de Fundos resgata nos eventos de come-cotas.
Vale frisar que o come-cotas não é aplicado a todas as modalidades de fundos de fundos. Os FOFs de ações, por exemplo, são tributados apenas no resgate do ativo e somente sobre a rentabilidade obtida.
4. Gestão profissional
Antes de mais nada, vale lembrar que o gestor do fundo é o profissional habilitado que realiza a gestão de fundos de investimentos. Nesse sentido, ele deve possuir um grande conhecimento em diversos tipos de ativos financeiros e do regulamento do fundo.
A equipe de gestão dos FoFs acompanha diariamente a performance e o posicionamento de todos os gestores e é capaz de escolher os melhores fundos e construir portfólios descorrelacionados e ótimos do ponto de vista de riscos.
Essa vantagem é relevante para o investidor iniciante que tem pouco conhecimento para administrar sua carteira, como também para o investidor que não consegue separar um tempo para definir a estratégia de investimentos mais adequada.
5. Exposição à fundos exclusivos
Muitos FoFs são cotistas de fundos renomados e com ótimo track record que atualmente estão fechados para captação. Assim, ao adquirir uma cota dos Fundos de Fundos o investidor pode ter acesso, mesmo que indiretamente, a fundos que são exclusivos para investidores qualificados ou profissionais.
Como funcionam os Fundos de Fundos?
Os Fundos de Fundos funcionam de maneira similar aos demais fundos, porém a diferença é que, ao invés de comprar ativos como ações ou títulos públicos, ele compra cotas de fundos geridos por outros gestores que reúnem seus recursos no intuito de investir no mercado financeiro.
A gestão dos recursos é feita por profissionais que investem os recursos de terceiros a eles confiados, buscando obter o retorno desejado para o capital dos cotistas.
Assim, ao escolher um fundo que conte com uma boa gestão, o investidor aumenta suas possibilidades de obter um retorno consistente ao longo do tempo. Mas vale ressaltar que o rendimento passado não é garantia de que isso ocorrerá com os resultados futuros.
Outro ponto importante sobre os FOFs é que eles devem ter um regulamento que discipline as relações entre cotistas e administradores, bem como os seus direitos e obrigações. Além disso, as alterações no regulamento devem ser aprovadas em assembléia de cotistas.
Os Fundos de Fundos também podem receber aportes de pessoas físicas, jurídicas e de outros fundos, e caso sejam abertos, não há um limite de participantes.
Quais são os Fundos de Fundos?
Existem muitos tipos de Fundos de Fundos, desde ações à renda fixa. Assim como em outras modalidades de investimento, os Fundos de Fundos podem ser divididos em diversas classificações. Confira abaixo como funciona cada uma delas:
Fundos de Fundos Macro
Os Fundos de Fundos Macro são aqueles que compram cotas de fundos Macro que, por sua vez, possuem posição nos mercados de Juros, Moedas, Commodities e Bolsa, tanto no Brasil quanto no exterior.
Fundos de Fundos de Crédito
Os Fundos de Fundos de Crédito compram cotas de fundos de Crédito Privado que possuem ativos de crédito privado, tanto corporativo quanto bancário.
Fundos de Fundos de Ações
Os Fundos de Fundos de Ações são formados prioritariamente por fundos que compram cotas de fundos de Ações que possuem ações de empresas brasileiras em suas carteiras.
Como investir em Fundos de Fundos?
Agora que você entendeu o que é e como funcionam os Fundos de Fundos, chegou a hora de descobrir como investir em FOFs.
Na prática, para adquirir uma cota de Fundos de Fundos você precisa, antes de mais nada, abrir conta em uma corretora de valores. É ela que vai servir como intermediária entre você e os Fundos de Fundos desejados.
O processo é simples, rápido e possibilita que você tenha mais opções na carteira de investimento.
Ficou interessado em investir em Fundos de Fundos ou quer saber sobre outras modalidades de fundos? Acesse o nosso blog e conheça ainda mais sobre o mercado de investimentos!