Ao redor do planeta, cada vez mais, a sociedade procura por um estilo de vida mais sustentável e consciente. O estilo de vida que levamos atualmente ameaça a nossa sobrevivência. Assim, há uma grande necessidade por soluções criativas e inovadoras para que a chamada pegada ambiental deixe marcas mais suaves na natureza.
O uso de fontes renováveis de energia é uma das ações que atendem a essa necessidade. Essas fontes são recursos naturais que não se esgotam e, por isso, permitem o acesso à eletricidade, sem agredir o meio ambiente. Assim, a instalação de usinas solares ao redor do mundo visa conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.
Quer conhecer mais sobre usinas solares e entender a importância do incentivo para o uso de energia renovável e sustentável? Continue a leitura deste post!
Por que a energia solar é uma fonte limpa e renovável?
A energia solar tem como fonte a luz solar, um recurso naturalmente disponibilizado, assim como a energia eólica (vento), hídrica (água), maremotriz (marés), entre outras. Dessa forma, o recurso é utilizado de forma abundante sem comprometer o meio ambiente, sendo assim, uma das fontes renováveis de energia.
Diferente dos combustíveis fósseis, por exemplo, que não são renováveis e ainda prejudicam o meio ambiente com o seu uso, a energia solar é uma fonte de energia limpa, pois não lança poluentes na atmosfera.
O uso de fontes renováveis de energia, como a energia solar, tem potencial para zerar a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, preserva os recursos naturais e promove economia nas contas de luz, tanto da população quanto das empresas e setor industrial.
Um estudo mostra que o Brasil apresenta grande potencial para a geração de energia solar, principalmente no Cinturão Solar, área que vai do Pantanal ao Nordeste. Além das vantagens já apontadas, um benefício importante é a redução do risco de ocorrer os chamados "apagões", que têm sido mais frequentes.
A dependência de fontes não-renováveis de energia pode se tornar um problema grave a longo prazo, não apenas pelos danos ambientais, mas, também, pelas questões sociais e econômicas. Portanto, a mudança na matriz energética é um fator essencial para uma sociedade mais sustentável.
6 maiores usinas solares no mundo
As usinas solares são uma grande aposta na utilização de fontes renováveis de energia em todo o mundo, pois além de não agredir o meio ambiente, possuem baixo custo de instalação.
Além desse apelo sustentável, a manutenção dos painéis solares é simples e econômica, em relação a outras matrizes energéticas utilizadas atualmente.
Existe uma grande possibilidade de a energia solar ser uma das principais fontes renováveis de energia utilizadas pelos países até a metade desse século para a produção de eletricidade. Tudo isso é possível, claro, devido aos avanços tecnológicos conquistados desde as primeiras instalações, nos anos de 1980.
As usinas solares no mundo funcionam a partir da instalação de plantas com um conjunto de placas móveis em terrenos planos, localizados em áreas com alta incidência de luz solar, ou seja, que apresentam pouca nebulosidade. Isso torna o sistema mais eficiente e capaz de movimentar a turbina conectada ao gerador de energia elétrica.
Mas, como isso ocorre? A luz solar reflete nas placas (ou espelhos) e aquece a água encanada, formando o vapor que vai fazer a turbina funcionar e gerar eletricidade. Então, essa energia é conduzida à distribuidora e levada até casas, comércios, indústrias ou áreas rurais.
Os avanços na consolidação da luz solar como fonte de energia barata e sustentável levaram diversos países a investir em grandes instalações. Conheça, a seguir, as maiores usinas solares do mundo em operação!
1. Usina de Energia Solar Bhadla Solar Park (Índia)
A maior usina solar do mundo está localizada na vila de Bhadla, no Rajastão. O local apresenta grande incidência solar e escassez de chuva, tornando assim, o cenário perfeito para a instalação de uma usina solar. A gigantesca instalação que pode ser vista pelos satélites que rondam a Terra conta com uma extensão de 5 mil hectares.
2. Longyangxia Dam Solar Park (China)
A usina está localizada na província de Qinghai. Sua estrutura está integrada com a usina hidrelétrica, funcionando como uma quinta turbina. A região é escassa em água, logo a energia solar auxilia na redução do uso de água pela barragem.
3. Huanghe Hydropower Hainan Solar Park (China)
Localizada na província de Qinghai, na China, a instalação apresenta capacidade total de 2,2 GW. O seu diferencial está na conexão com uma linha de energia de ultra-alta tensão, que se estende por 1.587km ligando as províncias de Qinghai, Gansu, Shaanxi e Henan.
4. Usina de Energia Solar: Shakti Sthala Solar Power Project (Índia)
A instalação é a segunda maior usina solar da Índia. Localizada no distrito de Tumakuru, em Karnataka, conta com oito segmentos de instalações solares.
5. Benban Solar Park (Egito)
Considerada a maior usina solar do continente africano, a instalação está localizada em Benban, província de Aswan. O projeto foi inaugurado em 2018 e o objetivo atual é aumentar a cota das energias renováveis na produção de eletricidade para 42% até 2035. Além disso, por ano, o parque reduz as emissões de CO2 em 2 milhões de toneladas.
6. Tengger Desert Solar Park (China)
A usina está localizada na cidade de Zhongwei, na região de Ningxia, e foi apelidada de “Grande Muralha Solar”. A usina ocupa uma área de 43 quilômetros quadrados.
Qual é a maior usina solar do Brasil?
O Brasil apresenta grande potencial para a instalação de usinas solares devido à sua extensão territorial e abundância da radiação solar.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 500 mil usinas solares fotovoltaicas instaladas em todo o país, divididas em dois mercados distintos: geração centralizada e distribuída.. Dentre tantas instalações de geração de energia, qual é a maior usina solar do Brasil? Confira agora!
Usina Solar São Gonçalo
Localizada no município de São Gonçalo da Gurgueia, no Piauí, a usina é considerada a maior do Brasil e da América Latina.
A usina conta com painéis bifaciais, que captam a energia solar em ambos os lados, aumentando a eficiência na geração de energia. Atualmente, a capacidade total da usina é de 608 MW, auxiliando na redução de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Qual a importância das usinas solares?
A construção de usinas solares no mundo tem sido priorizada nas regiões em que a incidência de luz do sol é marcante e possibilita a geração de eletricidade suficiente para abastecer a população. Além de ser mais econômica, essa é uma fonte de energia renovável e limpa, promovendo a sustentabilidade e reduzindo os custos para o consumidor final.
As usinas solares possuem baixos custos de manutenção, alta produtividade e uma longa vida útil. Essas características associadas à crescente preocupação ambiental fazem com que a energia solar seja muito promissora na diversificação da matriz energética de forma limpa e eficiente.
Além disso, trata-se de uma forma de gerar mais autonomia e diminuir as chances de apagões energéticos. Por isso, cada vez mais, o investimento em energia solar tem crescido ao redor do planeta.
Como vimos, as usinas solares no mundo todo têm se tornado soluções impressionantes para geração de energia limpa sem impactar o meio ambiente.
Interessante conhecer essas iniciativas que ajudam a proteger o meio ambiente, não acha? Que tal adquirir um sistema de energia solar para a sua propriedade? Para isso, confira o Financiamento para Energia Solar BV!