Seja em casa ou na própria empresa, muitas pessoas lidam com um questionamento frequente: como reduzir a conta de luz? Afinal, além da influência da quantidade de aparelhos usados na rotina, essa despesa também é impactada pelas mudanças nas tarifas cobradas pelas companhias elétricas e pelo estado dos reservatórios nacionais.
Diante disso, é normal buscar soluções que contribuam para reduzir conta de luz para que o orçamento mensal não fique comprometido, não é verdade? Para auxiliá-lo nesse objetivo, listamos algumas dicas que podem melhorar o seu consumo e diminuir a conta de luz. Acompanhe e entenda!
1. Opte por lâmpadas econômicas
Na hora de comprar lâmpadas, muita gente repara que há diferentes modelos à venda, mas não se atenta às categorias que existem. Com isso, acabam levando uma opção que não gera tanta economia, um erro que deve ficar para trás se você quer reduzir conta de luz.
A versão LED é uma lâmpada com o melhor custo-benefício. Ela oferece alta potência enquanto consome uma quantidade reduzida de eletricidade comparada a modelos incandescentes, por exemplo.
Além disso, ela gera menos calor quando acesa e tem durabilidade acima da média, sendo encontrada em diversos tons de luz (amarelo, azul, branco e etc.). Outra vantagem da lâmpada LED é que, ao ser descartada, diversos componentes dela podem ser recicláveis, algo que reduz o impacto ambiental.
2. Aproveite a iluminação natural
Uma segunda dica para reduzir conta de luz é evitar usar iluminação elétrica durante a manhã e à tarde, dando preferência à iluminação natural. Assim, você não fica dependente das lâmpadas e luminárias por longas horas.
Outra sugestão é fazer algumas mudanças no imóvel para que a luz solar seja potencializada dentro dos cômodos e, assim, aproveitada ao máximo.
Por exemplo, retire bloqueadores e cortinas do tipo blackout das janelas, opte por ambientes conjugados (em que não há divisórias de espaço e mais área para circulação da luz) e pinte as paredes de branco — já que essa cor reflete mais os raios solares.
3. Mantenha luzes apagadas
As luzes são úteis e, sem dúvidas, contribuem para você realizar suas atividades domésticas ou as suas tarefas do trabalho. Porém, é preciso estar atento ao tempo pelo qual elas ficam acesas e à forma como são utilizadas para conseguir reduzir a conta de luz.
Consegue perceber como esses velhos hábitos, que frequentemente passam despercebidos no dia a dia, podem contribuir para aumentar o consumo de energia? Por isso, é importante aprender a manter as luzes apagadas, ascendendo-as apenas quando for realmente necessário.
4. Analise o consumo de energia dos aparelhos
Antes de comprar um novo aparelho, independentemente de ser um eletrônico ou um eletrodoméstico, analise qual o consumo de energia dele. Essa é uma informação disponível no manual do produto, na embalagem e principalmente no selo Procel, que é elaborado pelo Inmetro e Eletrobras.
Também é importante citar que se você compra aparelhos por lojas online, dá para encontrar essa informação facilmente na descrição da página. Esse dado pode parecer irrelevante à primeira vista, mas acredite: ele é muito útil.
Isso porque ele indica quanto o aparelho vai utilizar de eletricidade por mês. Daí basta multiplicar essa média pela tarifa de energia cobrada pela companhia da sua região para ter uma ideia do gasto que ele vai gerar e descobrir como reduzir a conta de luz.
5. Desligue os eletrônicos e eletrodomésticos
Outra dica para reduzir conta de luz se relaciona bastante com a anterior, pois muitos dos aparelhos que usamos diariamente contam com a função stand by, como televisões, home theaters, máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado. Ou seja, quando desligamos eles, esses eletrônicos e eletrodomésticos não são 100% desligados.
Ao contrário, eles ficam em um modo hibernação para podermos acioná-los a qualquer momento por um controle remoto ou aplicativo no smartphone, por exemplo. Geralmente, você pode perceber que eles estão nesse estado porque emitem alguma luz ou permanecem com o display aceso.
Por conta disso, mesmo que não estejam em uso, eles acabam consumindo energia. Inclusive, muitas vezes, isso ocorre durante o dia inteiro, já que você usa determinado aparelho apenas durante algumas horas e depois o deixa em stand by.
6. Invista na utilização de energia solar
Por fim, uma última dica para reduzir conta de luz é investir na instalação de painéis solares no seu imóvel. A razão disso é simples: fora a alta durabilidade do equipamento e a baixa necessidade de manutenção, eles não precisam de nenhum outro recurso além da luz do sol para gerar energia para o local, reduzindo o custo das tarifas.
Dessa forma, você aproveita diariamente os benefícios da energia solar que vão desde reduzir conta de luz da residência ou estabelecimento até a preservação do meio ambiente. Afinal, essa é uma alternativa totalmente sustentável.
O BV não só conta como aproveitar os tipos de energia solar aqui no BV Inspira , mas também disponibiliza uma plataforma exclusiva de financiamento para você ter o seu próprio sistema de energia solar em casa ou no seu estabelecimento. Vale a pena conferir!
Como mostrado, há muitas formas de reduzir conta de luz e o melhor é que são soluções bem diversas. Portanto, avalie com calma cada uma delas, veja quais são os benefícios da energia sustentável e planeje a adoção dessas dicas para a sua realidade.
Gostou de ler sobre como reduzir conta de luz? Então, acesse nosso blog e fique por dentro de mais dicas para economizar energia elétrica!