Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

29/11/23 09:00

por

Equipe BV Inspira

Gerador de energia solar: conheça o processo de instalação

Você já ouviu falar sobre o quanto um gerador de energia solar — ou sistema solar fotovoltaico, como é mais conhecido — ajuda a poupar dinheiro nos gastos com consumo? Há cálculos que mostram uma economia de até 90% na conta de luz, o que representa bastante em seu orçamento mensal.

Esse conjunto de equipamentos usa a luz do sol para captar energia e transformá-la em eletricidade. Além disso, há opções em que você conecta a sua rede particular à do município e outras em que utiliza uma bateria.

Neste post, vamos explicar melhor o funcionamento do gerador de energia solar, quanto custa em média a sua implantação e como é feita a instalação na residência ou empresa. Vamos lá?

Como funciona um gerador de energia solar?

A primeira coisa a entender é que, nesse caso, o equipamento não vai gerar energia solar, mas captar a luz do sol para transformá-la em energia elétrica ou térmica. Essa tecnologia é usada para gerar eletricidade (fotovoltaica) ou calor (térmica).

Na térmica, os equipamentos coletores aproveitam o calor dos raios do sol e o utilizam para o aquecimento de fluidos, como a água de chuveiros, da piscina, das torneiras, etc.

Elas são as responsáveis por captar a luz solar e, depois, fazer a conversão para eletricidade, assim como a energia tradicional que usamos nas residências e empresas. A diferença está na fonte, que é renovável, limpa e abundante.

Tipos de geradores de energia solar

Se você ainda tem dúvidas sobre energia solar, saiba que existem sistemas de captação, o on-grid e o off-grid, saiba mais sobre eles a seguir:

Sistema on-grid

Casa amarela com gerador de energia solar e placas solares instalados na residência.
Legenda: No sistema on-grid o gerador de energia solar é ligado a uma distribuidora, garantindo mais estabilidade. 

Nesse sistema, sua residência ou empresa continuará conectada à rede de energia da distribuidora do seu município ou estado. O trabalho, portanto, é feito em conjunto, o que garante que você não terá problema de queda de energia.

Nos equipamentos on-grid, as placas instaladas vão captar os raios solares e convertê-los em eletricidade. Você terá, então, uma corrente contínua, que será transferida para um inversor interativo.

Após esse processo, ela será modificada para uma corrente alternada, enviada ao quadro de força da sua empresa ou residência, para ser integrada pelo inversor e, se houver excedente na geração, ele será injetado na rede da concessionária.

O contrário também acontece, ou seja, se houver falta de energia no seu sistema, você receberá da distribuidora para compensar.

Nesse tipo de sistema, não é necessário usar bateria para armazenar a energia gerada pelas placas, ou seja, durante o dia, quando a sua placa está gerando mais energia do que gasta, essa energia vai pra rede elétrica e é consumida por outras casas, como se as placas fossem usinas e, com isso, você ganha alguns créditos na conta de luz.

Na parte da noite, quando as placas não estiverem produzindo energia suficiente, você irá usar a energia da rede normalmente, descontando dos créditos acumulados.

Para além disso, uma das principais vantagens do sistema on-grid se dá pela menor manutenção por não precisar se preocupar com a bateria de energia.

Sistema off-grid

Esse sistema é isolado da rede distribuidora local, ou seja, é independente. Então, o gerador utilizará baterias para receber a energia captada.

Nesse caso, as placas solares captam os raios, convertem em eletricidade e carregam as baterias para dar conta do consumo em sua residência ou empresa. À noite, você poderá utilizar a energia armazenada na bateria para gerar luz na sua casa ou negócio. Ou seja, não fica dependendo da energia que chega da rua, de concessionárias.

A grande vantagem é que você pode instalar esse sistema em qualquer lugar como em barcos, motorhome, casa, etc.

Como são as baterias que armazenam a energia, é preciso dimensionar com precisão o seu uso, para que você saiba a quantidade necessária na hora de desenvolver o projeto do seu gerador de energia solar e evite que falte ou sobre no equipamento.

Como é feita a instalação do gerador de energia solar?

Até aqui, foi possível entender como o sistema fotovoltaico funciona, certo? Para fazer sua instalação e começar a aproveitar a economia que ele proporciona, lembre-se de organizar as finanças para que tudo dê certo e seguir o passo a passo abaixo:

Comece avaliando sua conta de energia

Seu projeto para ter um gerador solar deve começar com planejamento. Para isso, será preciso analisar a sua conta de energia ao longo dos meses e entender qual o seu consumo médio de kWh. Com base nessa informação, você terá ideia de quanto precisará gerar, ou seja, qual será a capacidade do seu sistema fotovoltaico.

Faça uma simulação de quanto vai custar a instalação do gerador

Para isso, você precisará dos dados que coletou no passo anterior. Além disso, você pode usar o nosso simulador online para tornar esse cálculo ainda mais simples.

É nesse momento que você poderá, junto a uma empresa especializada, prever quantas placas deverão ser instaladas, quanto elas vão gerar de energia ao longo de um ano e até a área (por metro quadrado) que será utilizada para instalar o gerador de energia solar.

Peça o projeto e o orçamento final

Com todas as informações na mão, é chegada a etapa de elaboração do projeto propriamente dito.

Procure empresas confiáveis e compare os preços e os benefícios que elas oferecem, optando por aquela que atenda melhor às suas expectativas.

Instale o sistema fotovoltaico

Com o projeto, você fará a instalação do seu gerador de energia solar e poderá aproveitar a economia em sua conta de luz.

Para isso, a empresa escolhida fará uma visita técnica ao local onde será feita a implantação, mandará o projeto aprovado para a distribuidora — que precisa autorizar a instalação —, instalará o sistema e procederá com a homologação dele.

Quais são os custos envolvidos nessa instalação?

Dois homens com roupas de proteção no telhado de casa instalando placas solares para gerar energia solar.
Legenda: Instalar um gerador de energia solar é mais um passo em direção à economia financeira.

Já percebeu que produzir a própria energia é uma ideia viável, econômica e vantajosa para sua residência ou empresa? Então, é hora de avaliar os custos totais da instalação do seu gerador de energia solar.

Cada projeto tem características próprias, como tamanho, quantidade de placas e baterias (se for independente) e consumo no local onde será implantado. Sendo assim, os custos dependerão dessas informações.

Residências com equipamentos "básicos" (geladeira, ar-condicionado e máquina de lavar) têm projetos com valores entre R$ 11 mil e R$ 40 mil para consumos entre 250 kHh e 1.100 kWh, se levarmos se levarmos em conta os cálculos feitos pela empresa Greener no 1° semestre de 2023.

Os valores iniciais parecem altos, mas, após a instalação, você observará uma queda nos valores da conta de luz dos próximos meses, e então, irá perceber que o retorno do investimento em energia solar vale a pena.

Além disso, há o Financiamento para Energia Solar BV, que cobre até 100% do projeto. Você tem até 120 dias para pagar a primeira parcela, os prazos são bem flexíveis e não é preciso dar uma entrada. O BV financia todos os custos, desde os equipamentos do gerador de energia solar até a instalação.

Gostou da ideia? Faça uma simulação agora mesmo e leve adiante o seu projeto!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar