Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

30/05/23 09:00

por

Equipe BV Inspira

Energia solar no Brasil: entenda as vantagens!

O uso da energia solar no Brasil já faz parte do debate da mudança da matriz energética do mundo. Afinal, a produção de energia solar é considerada uma forma ambientalmente correta e limpa de reprodução energética, pois não emite poluentes para a atmosfera.

Esse recurso funciona muito bem em residências. Ele se divide em dois tipos: as placas fotovoltaicas, que convertem o raio solar em eletricidade e o sistema térmico, que usa o calor do sol para aquecer a água.

Já a energia solar no Brasil é uma ótima opção para as residências e estabelecimentos, quer entender o motivo? Continue a leitura e saiba mais sobre o mercado de energia solar!

Energia solar no Brasil: como está o mercado?

A energia solar no Brasil foi regulamentada em 2012 através da Resolução Normativa 482, que definiu as regras para a distribuição e o uso de energia solar no Brasil.

Desde então, houve um crescimento desse tipo de energia. Em 2023, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar fotovoltaica correspondeu a 11,6% da energia elétrica brasileira e tende a crescer 1 GW por mês no país.

Além disso, em 2022, o Brasil atingiu a marca de 500 mil instalações de sistemas de energia solar. Segundo o Painel de Dados de Micro e Mineração Distribuída, a previsão é que em 2025 o país terá 3 milhões de consumidores com geração distribuída.

Ainda que não seja uma das nações líderes em geração de energia solar, o destino desse segmento é bastante promissor no país. Mesmo em locais com pouca incidência de sol, há um potencial maior do que em locais do norte da Europa, por exemplo, que costumam ser nublados e escuros por longos períodos.

A energia solar no Brasil também faz parte do uso energético renovável em empresas multinacionais. Afinal, com as mudanças climáticas cada vez mais intensas e a finitude dos recursos naturais, a sociedade anseia por soluções e produtos ecologicamente corretos.

Dessa maneira, o mercado de energia solar no Brasil é bastante promissor, visto que não só o clima contribui para o desenvolvimento deste tipo de sistema, como também os diferentes incentivos que possibilitam a contratação de energia solar, entre eles a geração de "créditos solares" para descontar das contas.

Os bancos, por sua vez, passaram a oferecer financiamentos para a instalação de placas solares, como o Financiamento para Energia Solar BV, elevando também o crescimento da energia solar no Brasil.

De acordo com a Absolar, residências e estabelecimentos pequenos são responsáveis pela maior parte da geração de energia solar no Brasil, uma vez que conta com benefícios bastante interessantes, como redução da conta de luz e criação própria de energia, sancionada pela Lei n° 14.300/2022.

Quer entender quais são as outras vantagens da energia solar no Brasil? Confira abaixo!

Homem e mulher com expressões concentradas conversando sobre energia solar no Brasil com outra pessoa que está vestindo EPIs de segurança para placas solares.
Legenda: A tendência é que a produção e o uso de energia solar no Brasil cresça.

Principais vantagens da energia solar no Brasil

Os benefícios obtidos com a produção e o uso de energia solar no Brasil são muitos. Conheça, a seguir, os principais:

Menos poluição

Por reduzir a poluição, o uso de energia solar é classificado como limpo — ao contrário das usinas termelétricas, que queimam carvão mineral para produzir energia e liberam gases nocivos ao meio ambiente no processo, o uso da energia solar é classificado como limpo por reduzir a poluição.

Baixa demanda por manutenção

Por ter dois principais componentes — inversores e painéis solares —, o sistema de energia solar no Brasil apresenta baixa demanda em relação a reparos. Isso é excelente, pois é possível estender sua durabilidade com bons hábitos pontuais.

Depois de instalar o sistema, as precauções necessárias envolvem apenas a limpeza e a inspeção dos painéis solares. Eles são confeccionados para trabalhar continuamente, bastando observar sua capacidade de produção pelo inversor do painel.

Até 90% de economia na conta de luz

Não podemos deixar de mencionar a diferença que o uso de energia solar traz para as contas de consumo da casa ou do escritório. Quem tem esse recurso no imóvel consegue produzir toda ou maior parte da energia consumida.

Assim, partindo do princípio que a energia solar é gratuita e renovável, podemos concluir que quem recorrer a esta alternativa verá as suas contas mensais reduzidas até 90%, poupando-lhes orçamentos significativos.

Valorização do imóvel

Independentemente de ser um imóvel residencial ou comercial, com certeza a presença de um sistema energético solar aumentará seu valor no mercado imobiliário. Isso acontece porque possíveis compradores costumam se sentir atraídos pela economia que terão com o passar dos anos.

Ou seja, o valor investido com a instalação desse mecanismo sustentável pode retornar para você, acrescido de rentabilidade. O motivo é simples: quem adquirir o imóvel vai considerar que não terá de passar pela etapa de busca, negociação e adequação para ter produção de energia solar.

Além disso, sua propriedade será reconhecida por seu engajamento ecológico na região. Isso é excelente para condomínios e ainda mais para estabelecimentos comerciais. Ao fazer o uso de energia solar , as vantagens só aumentam.

Por que investir em energia solar no Brasil?

Mão segurando uma lâmpada pequena ligada na frente de painéis solares.
Legenda: A energia solar no Brasil traz diversos incentivos para que mais pessoas e empresas possam utilizar esse sistema energético.

Ainda não convencemos você quanto aos diferenciais e vantagens desse recurso ecologicamente correto? Então veja o porquê investir em energia solar no Brasil!

Proteção

Como se a economia não bastasse, existe outro grande diferencial que a energia solar no Brasil pode trazer para o seu imóvel ou empresa: a proteção contra a inflação energética.

Com a crise gerada no setor elétrico brasileiro, os valores sobem a índices mais elevados que o da própria inflação convencional, elevando o preço da fatura. E, para quem não tem energia solar ainda, essa é uma demanda que deverá persistir por muito tempo.

A gestão crítica dos reservatórios, somada às falhas de gestão dos governos, gera custos e endividamentos que serão pagos pelas pessoas por meio de novos reajustes na conta de luz. No entanto, para quem investiu em energia verde, isso se torna uma vantagem e tanto.

Por exemplo, se você tem um sistema que gera X de energia mensalmente, a economia será esse valor mais a tarifa mensal da distribuidora. Logo, conforme a tarifa aumenta, você economiza na conta de luz quando se investe em energia solar no Brasil

Créditos de energia

Se você tem algumas propriedades, mesmo em municípios diferentes de seu sistema de energia solar, é possível usar o excedente elétrico produzido em sua residência (ou estabelecimento) para compartilhar com esses imóveis.

Esses “créditos” são computados pelo próprio sistema integrado à sua concessionária energética. Mas, se você não tem outro imóvel para fazer o compartilhamento, pode usar o crédito em períodos de maior consumo em sua casa ou em dias mais nublados com pouca intensidade solar.

Nesse sentido, você sai no lucro, pois não perde com a instalação desse recurso para suprir seu consumo energético, gerando sustentabilidade residencial e mais economia.

Durabilidade e resistência

Em geral, os módulos fotovoltaicos duram 25 anos. Essa é a garantia fornecida pelos fabricantes, mas sua durabilidade pode exceder esse tempo.

O que pode acontecer com a placa solar após os 25 anos é a redução na absorção de calor. É, por isso, que as empresas informam um tempo menor. Logo, se os painéis não forem conservados e higienizados periodicamente, é possível que produzam menos energia do que no início.

Por fim, vale reforçar que esses materiais são resistentes a fenômenos meteorológicos, como chuvas de granizo. Basta que sejam instalados em locais inclinados para não absorverem o impacto do gelo nas placas.

Como visto, a energia solar no Brasil faz parte de um investimento em massa que está se consolidando rapidamente no mercado. Isso porque, além de pensarem em economia, as pessoas desejam preservar o meio ambiente.

Nesse caso, através do banco BV, você também pode fazer parte do grupo de consumidores de energia limpa.

Quer economizar até 90% na conta de luz? O Meu Financiamento Solar do BV é uma plataforma online exclusiva para essa finalidade. Acesse, faça uma simulação e tire suas dúvidas!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar