É muito comum ter dúvidas sobre energia solar. Afinal, por mais que esteja se popularizando, ainda não é um sistema de fornecimento de energia tão difundido no Brasil. O que é de conhecimento geral é que a energia solar ajuda a diminuir bastante o valor da conta de luz.
Entender melhor como a energia solar funciona e de que maneira ela estimula um consumo consciente pode transformar seu olhar sobre o assunto.
Que tal aprender com a gente? Confira a seguir!
Como os painéis solares geram energia?
Os painéis solares geram energia através do efeito fotovoltaico, um processo que converte a luz solar em eletricidade. Os painéis são compostos por células fotovoltaicas feitas principalmente de silício. Quando a luz solar incide sobre essas células, ela libera elétrons do material semicondutor.
Esses elétrons livres são capturados e direcionados por um campo elétrico criado na célula, que gera uma corrente elétrica. Essa corrente é, então, coletada e pode ser usada para alimentar circuitos elétricos ou armazenada em baterias para ser utilizada posteriormente, como nos casos de apagões.
Quanto tempo dura um painel solar?
Os painéis solares geralmente possuem uma vida útil de 25 a 30 anos, mas algumas pesquisas indicam que sua durabilidade pode ultrapassar os 40 anos. Durante esse período, eles continuam a gerar energia eficientemente, embora seja necessário realizar manutenções para manter a qualidade do sistema.
Portanto, a durabilidade dos painéis solares é influenciada por alguns fatores, como a qualidade dos materiais utilizados, a adequação da instalação e a regularidade da manutenção. Além disso, muitos fabricantes oferecem garantias de desempenho que garantem uma produção mínima de energia durante a maior parte da vida útil dos painéis.
Quais são as vantagens do sistema de energia solar?
A primeira vantagem da energia solar, e talvez a maior delas — do ponto de vista do consumidor —, é o fato de não depender mais da companhia de energia elétrica. Isso significa deixar de arcar com as oscilações que podem levar a conta às alturas porque você passa a produzir a sua própria energia.
E não podemos deixar de fora outro ponto relevante: a sustentabilidade. A energia solar não causa danos ao meio ambiente, por isso é chamada de “energia limpa”. Então, além de economizar no bolso, dá para ajudar na preservação da natureza.
Preciso substituir meu telhado antes de instalar energia solar?
Depende, antes de instalar painéis solares, é importante avaliar a condição do seu telhado. Se estiver em boas condições e tiver uma vida útil remanescente de pelo menos 15 a 25 anos, a substituição não será necessária.
Se houver danos ou algum desgaste significativo, é aconselhável realizar reparos ou substituições antes da instalação. Isso evita complicações futuras e gastos não planejados, garantindo que o seu sistema de energia solar funcione de forma eficiente por muito mais tempo.
Se faltar luz na rua, a minha casa continuará abastecida?
Depende do tipo de instalação de energia solar da sua residência. Com o uso de sistema de armazenamento em baterias , equipamento que gera energia de maneira contínua sendo acionado em emergências, como um apagão, você continuará recebendo o abastecimento.
No entanto, se não fizer uso de nenhum tipo de bateria e tiver o seu equipamento ligado à rede, como o sistema on-grid, a sua casa ficará sem energia. Por isso, é importante entender como funciona a energia solar e o que fazer para aproveitá-la ao máximo.
O projeto precisa ser aprovado por alguém?
A recomendação é com uma empresa ou um profissional especializado no serviço. Assim, é garantido que o seu projeto estará nas especificações exigidas.
Para isso, é geralmente combinada uma visita técnica ao local. Nesse momento, você fica sabendo se vai ter de fazer alguma adaptação para que o projeto de instalação seja aprovado.
Também acontece um processo chamado de homologação. Ele serve para confirmar que o sistema de energia instalado no imóvel segue todas as especificações exigidas, cumprindo as normas de segurança.
Nesse caso, a distribuidora de energia responsável pela sua região realiza uma especificação e avalia se os requisitos foram cumpridos. De um modo simples, estes são os passos da homologação:
- solicitação de conexão do sistema à rede junto da distribuidora responsável;
- envio do projeto para que a concessionária analise as especificações;
- instalação da estrutura de energia solar;
- solicitação de vistoria à concessionária;
- recebimento do técnico responsável por criar o relatório e enviá-lo à distribuidora;
- realização de uma nova vistoria da concessionária, a fim de autorizar a ligação;
- troca do relógio convencional por um equipamento chamado de “medidor bidirecional de energia solar”.
O sistema de captação solar dura para sempre?
Não, mas o ciclo de vida é bem longo. Se os equipamentos utilizados tiverem qualidade elevada e passarem por manutenções periódicas, podem durar, em média, 25 anos.
Após esse prazo, a estrutura não para de funcionar, mas perde parte da eficiência. Quando isso ocorre, é o momento de pensar na troca. Considerando a economia de energia, que paga o investimento em poucos anos, o custo-benefício é bem alto.
O sistema necessita de manutenção?
Sim, mas não requer processos complexos ou mesmo a contratação de um profissional especializado. A limpeza dos painéis pode ser feita com um pano limpo e água. O indicado é realizar o processo uma ou duas vezes ao ano.
O sistema de energia solar funciona por apenas metade do dia. Além disso, como é bem simples, ele não exige grandes manutenções que envolvem a troca de peças, a não ser no caso de algum equipamento que estragou.
Se você mora em uma área que passa por longos períodos de seca, não deixe de verificar se o painel está acumulando sujeira. Note que a água da chuva pode ajudar a manter a limpeza.
Não deixe de consultar a empresa responsável sobre a recomendação e a frequência adequada de limpeza, certo? Assim, o cuidado com o seu sistema será ainda melhor. Se observar danos em algum equipamento, entre em contato na hora com a empresa, para que ela garanta o conserto e a reposição adequada das peças.
Posso instalar um sistema fotovoltaico morando em prédio?
Sim, é possível instalar sistema fotovoltaico no prédio se existir uma área com espaço o suficiente para a instalação. Se você mora na cobertura, também consegue aproveitar a energia solar.
Mas a melhor prática é sempre consultar o síndico. Assim, você avalia se as regras do condomínio têm alguma cláusula específica e, caso sim, o que é necessário para cumprir as regras.
O sistema de captação de energia solar pode zerar a minha conta de luz?
Não. É possível até zerar o consumo, o que já significa uma economia valiosa no orçamento, mas ainda haverá um vínculo com a fornecedora, já que existem as cobranças da taxa mínima e da iluminação pública.
Preciso instalar baterias solares com meu sistema de energia solar?
Não é obrigatório instalar baterias solares com seu sistema de energia solar, no entanto, elas oferecem algumas vantagens. As baterias armazenam o excesso de energia gerada durante o dia para uso da energia solar à noite ou em dias nublados, aumentando a independência da rede elétrica.
Isso é especialmente útil em áreas com tarifas variáveis de eletricidade ou onde ocorrem frequentes quedas de energia. No entanto, adicionar baterias aumenta o custo inicial do sistema de energia solar. Por isso, é importante entender quais as suas necessidades energéticas e o orçamento para decidir.
Conseguiu tirar as dúvidas sobre energia solar? Agora, além de saber quais são as vantagens desse tipo de sistema, você está por dentro de como é o processo de instalação e o que é preciso fazer para ter o seu.
Saiba que é possível obter por um Financiamento de Energia Solar BV. Ele não exige desembolso do valor todo de uma vez e ainda permite usar a economia de energia para abater as prestações. Como consequência, fica fácil evitar o superendividamento e a perda do controle sobre as finanças.
Comece a investir em um futuro mais verde e econômico com o Financiamento de Energia Solar BV.