No início de 2024, a onda de calor que dominou boa parte do país chamou a atenção para um dado em particular: o aumento de aparelhos de ar-condicionado vendidos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, mais de 695 mil aparelhos foram vendidos só em janeiro de 2024. Esse número é quase o dobro do que no mesmo período de 2023. E, diante dessa quantidade e do aumento de aparelhos ligados, sempre paira uma dúvida: como economizar energia com ar-condicionado?
Desde 2021, a conta de luz vem aumentando e se tornando cada vez mais cara. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicados pelo G1, o consumidor residencial vê o impacto no bolso quando o aumento do valor da conta de luz supera a inflação.
A projeção da Aneel para 2024 é de um aumento na conta de luz de 5,6%. E isso acontece por 3 motivos principais: crescimento dos subsídios pagos pelos consumidores; custo da contratação de energia; e investimentos em transmissão.
Mas com o calor cada vez maior e fora de época, como equilibrar o uso contínuo do ar-condicionado com uma conta de luz mais barata? Neste artigo, preparamos uma série de dicas de como economizar energia com ar-condicionado. Continue a leitura!
Qual a melhor maneira de economizar energia com ar-condicionado?
Existem diversas respostas para a pergunta como economizar energia com ar-condicionado. Fazer a manutenção de forma rotineira, seguir a orientação do fabricante quanto à temperatura e manter portas e janelas fechadas são apenas algumas das dicas de como economizar energia com ar-condicionado.
Detalhamos abaixo outras formas de como economizar energia com ar-condicionado e reforçamos um ponto: ao seguir as informações, você estará economizando na sua conta de energia elétrica e contribuindo para um uso sustentável dos recursos energéticos.
Como economizar energia com ar-condicionado?
Confira a seguir 10 dicas de como economizar energia com ar-condicionado.
1. Confira o Selo Procel
O Selo Procel classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética. Isso significa que o consumidor é capaz de identificar facilmente quais modelos consomem menos energia elétrica.
A consequência disso é uma redução significativa nos custos de energia ao longo da vida útil do aparelho. Modelos mais eficientes consomem menos energia para produzir a mesma quantidade de resfriamento, o que reflete em contas de energia mais baixas.
2. Invista no modelo mais econômico
Uma forma de economizar energia com ar-condicionado é optar por modelos mais econômicos. Eles consomem menos energia para fornecer o mesmo nível de resfriamento, o que resulta em contas de energia mais baixas ao longo do tempo.
Lembre-se: investir em um modelo mais econômico não significa que você vai pagar menos pelo aparelho. Pode ser que o investimento inicial possa ser um pouco mais alto, mas a economia de energia ao longo da vida útil do aparelho pode compensar essa diferença e gerar economia a longo prazo.
3. Faça um planejamento de gastos
Fazer um planejamento de gastos ao considerar a compra e a operação de um ar-condicionado é uma prática inteligente e pode ajudar a garantir que você tome decisões financeiras informadas.
Algumas etapas para criar um plano de gastos envolvem a definição do orçamento para a compra do aparelho, pesquisa de preços, custos operacionais e de manutenção e o grau de eficiência energética do aparelho.
4. Escolha um espaço adequado
Outra forma de economizar energia com ar-condicionado é escolher um espaço adequado para a instalação do ar-condicionado. Entre os pontos a serem levados em consideração, os mais relevantes são:
- Definir o espaço e posição do aparelho na parede, garantindo que não existe nenhuma obstrução que possa bloquear a saída de ar;
- Identificar se existe ventilação adequada para permitir a entrada de ar fresco e a saída de ar quente do ar-condicionado;
- Garantir que o condensador do ar-condicionado esteja protegido contra intempéries, como chuva, sol direto ou vento forte.
5. Instale o aparelho corretamente
A instalação correta do aparelho de ar-condicionado garante um desempenho eficiente e seguro. Isso envolve desde a escolha do local, passando pelas conexões das tubulações e instalação elétrica. Por isso, prefira sempre contratar por empresas ou técnicos especializados nesse tipo de instalação.
6. Faça a manutenção do ar-condicionado
A manutenção periódica do ar-condicionado garante seu funcionamento eficiente, prolonga sua vida útil e mantém a qualidade do ar interno. A consequência disso é um consumo menor de energia para fornecer o mesmo nível de resfriamento.
Fazer a limpeza regular dos filtros, serpentinas e outros componentes ajuda a reduzir o acúmulo de sujeira e poeira, melhorando a transferência de calor e o fluxo de ar e reduzindo o consumo de energia elétrica.
7. Escolha a temperatura ideal
Escolher a temperatura ideal para o ar-condicionado garante o conforto do ambiente e também otimiza a economia de energia. A faixa de temperatura confortável varia geralmente entre 22 °C e 25 °C para ambientes internos.
8. Planeje a climatização do ambiente
Outra forma que muita gente identifica de como economizar energia com ar-condicionado é planejar cuidadosamente a climatização dos ambientes. Isso envolve ter um ar-condicionado central, além de dutos e saídas de ar que garantem a maximização da eficiência energética do ar-condicionado, reduzindo os custos operacionais e garantindo o conforto térmico de cada ambiente.
9. Mantenha portas e janelas fechadas
Manter portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado está ligado é uma prática importante para economizar energia por vários motivos. O principal envolve a redução da entrada de ar quente e a preservação do ar frio. A principal consequência é a melhora da eficiência do aparelho.
Quando o ar-condicionado opera em um ambiente fechado, ele pode alcançar e manter a temperatura desejada de forma mais eficiente, sem ter que compensar constantemente a entrada de ar quente do exterior.
10. Opte por energia solar
A última dica de como economizar energia com ar-condicionado é optar pelo uso da energia solar no seu dia a dia. Além de ser uma fonte de energia renovável, as placas fotovoltaicas geram independência energética e tem compatibilidade com o consumo do ar-condicionado.
Os governos estaduais e/ou municipais de algumas regiões do país oferecem subsídios para a instalação de sistemas de energia solar. Além da economia no dia a dia, a presença de um sistema de energia solar fotovoltaica aumenta o valor de revenda ou locação do imóvel.
Faça seu financiamento para Energia Solar no BV!
Agora que você sabe como economizar energia com ar-condicionado, pode estar se perguntando como pode instalar um sistema de energia solar na sua residência ou empresa, e qual seria o custo disso. Mas, você sabia que pode contar com um financiamento especial para esse projeto?
O BV possui benefícios exclusivos e ofertas customizadas de crédito para pessoas que se interessam por esse tipo de sistema de geração de energia. Com o "Meu Financiamento Solar", plataforma online, parceira do banco BV, pessoas físicas e empresas podem simular e solicitar a contratação do financiamento.
Clique aqui, faça a sua simulação e veja como economizar energia com ar-condicionado de uma forma mais sustentável e inteligente!