O que é melhor: carro ou transporte coletivo? A maioria de nós já se perguntou sobre isso e, claro, a conclusão não é tão simples quanto parece.
Existem prós e contras quando se considera se vale a pena ter carro e, para não errar na escolha, você precisa analisá-los com atenção. Será que o investimento feito na compra de um carro é mais vantajoso do que andar de ônibus e metrô? Ou será que a economia do transporte público compensaria mais?
Se você também tem essa dúvida, é hora de descobrir! Continue a leitura para saber o que é mais interessante!
Vale a pena ter um carro?
Você tem carro ou está pensando em comprar um? De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), após incentivo fiscal, as vendas de carros novos cresceram 7,4% apenas em junho de 2023.
Isso mostra que muitos brasileiros estão fazendo esse investimento. Afinal, quando o assunto é mobilidade urbana, ele é um grande facilitador.
Mas, se você ainda não se decidiu, que tal conhecer melhor as vantagens e desvantagens de adquirir um automóvel?
As vantagens de andar de carro
Não é preciso pensar muito para encontrar argumentos que demonstram que vale a pena ter um carro. Isso porque, desde quando foi inventado, a locomoção humana nunca mais foi a mesma. Confira!
Traz conforto na hora de se locomover
Andar de carro é mais confortável do que pegar um ônibus. O mercado automobilístico está em constante evolução e os veículos estão cada vez mais modernos e fáceis de dirigir.
Recursos como ar-condicionado, direção hidráulica e elétrica, bancos de couro e amortecedores tornam a experiência muito mais agradável.
E isso não é tudo! Muitos afirmam que dirigir é uma terapia, capaz de transformar os deslocamentos em momentos prazerosos. Experimente ouvir podcasts e audiobooks enquanto dirige!
Entrega praticidade ao seu dia a dia
Quer coisa mais prática do que tirar o carro da garagem e ir até onde precisa? Esse é outro benefício desfrutado por quem o adquire.
Com um dia a dia corrido e repleto de afazeres, a praticidade proporcionada pelo carro pode tornar sua vida muito menos cansativa. Não é preciso sair de casa, ir até um ponto de ônibus e aguardar que ele chegue. Você só precisa pegar as chaves e seguir viagem.
Em um mesmo dia, é possível levar os filhos na escola, ir ao banco, fazer compras e visitar um amigo. Uma das razões de que vale a pena ter um carro é a praticidade de se deslocar sem paradas desnecessárias!
É um aliado em caso de emergências
Já pensou precisar ir ao médico ou ao banco de última hora? Isso pode acontecer principalmente com quem tem filhos ou idosos em casa.
No entanto, quem tem carro consegue passar por emergências sem grandes problemas, já que ele está disponível e pronto para levá-lo onde é preciso. Imprevistos sempre acontecem e um veículo em casa pode salvá-lo exatamente nessas horas!
Ajuda a fazer amigos
Não entendeu o título? Então vamos te explicar melhor! Ter um carro pode ajudá-lo a fazer novos amigos e melhorar sua interação social.
Em grandes cidades, dar caronas para vizinhos e colegas de trabalho é uma prática muito recorrente. Além de gerar economia, isso torna a viagem mais agradável e fortalece seus laços de amizade.
Permite que você explore outros ambientes
Vale a pena ter um carro também porque ele seus horizontes e permite que você conheça novos lugares. Que tal aproveitar seu final de semana para conhecer um bairro diferente, um parque ou uma cidade vizinha?
As desvantagens de comprar um carro
Comprar um carro é muito bom, não é mesmo? Acontece que essa aquisição requer estudo e planejamento, e você também precisa conhecer os pontos negativos antes de tomar uma decisão.
Em síntese, as principais desvantagens estão relacionadas aos custos. Além do valor do financiamento — a modalidade de compra mais usada no país —, o proprietário deve arcar com algumas responsabilidades, como o IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento.
As manutenções também não podem ser ignoradas, principalmente por quem opta por adquirir modelos seminovos. Afinal, alguns cuidados evitam acidentes e prolongam a vida útil do seu bem.
Por isso, na hora de comprá-lo, não deixe de colocar esses custos extras em seus cálculos.
Utilizar o transporte público é uma boa escolha?
Ônibus, metrô, trem... existem muitas opções para quem opta pelo compartilhamento do meio de locomoção. Mas será que essa é uma boa escolha?
Para ajudá-lo a se decidir se realmente vale a pena ter um carro, separamos os prós e contras do transporte coletivo no Brasil. Acompanhe!
Os benefícios do transporte coletivo
O transporte público, como o nome sugere, não pertence aos usuários. Todos devem pagar uma tarifa para poderem usar e se locomover pela cidade. Essa é sempre uma opção a ser considerada, especialmente porque existem alguns pontos positivos importantes, como:
- é uma alternativa sustentável e ajuda a desafogar o trânsito;
- pode ser mais econômico e rápido em cidades pequenas;
- evita gastos com manutenção e impostos sobre a propriedade.
Perceba que há dois grandes fatores que contam a favor: a redução de gastos e a contribuição para um mundo mais sustentável.
No entanto, precisamos lembrar que os carros mais modernos já estão saindo de fábrica com recursos que emitem menos gases poluentes e existem vários meios de pagamentos para comprar um carro de forma tranquila e organizada.
As desvantagens do transporte público
Assim como a compra de um carro, escolher o transporte público também tem seus pontos negativos e você deve entendê-los para que sua decisão seja segura e coerente às suas necessidades e condições.
Em geral, ficar esperando o ônibus não é nada produtivo. Pior ainda, esse tempo é descontado nas horas que seriam destinadas ao seu descanso, lazer e interação social — o que afeta a sua vida e, até mesmo, sua saúde.
Veja mais alguns dos fatores que devem ser observados ao se analisar se vale a pena ter um carro ou andar de transporte coletivo:
- é uma opção menos confortável, especialmente em horários de picos;
- não há flexibilidade de horários e rotas, o que pode exigir tempo extra de caminhada;
- os dias de chuva podem ser extremamente complicados;
- transportar crianças e idosos em um ônibus coletivo é um grande desafio;
- é um alvo recorrente de bandidos, especialmente durante assaltos e manifestações;
- dificulta o transporte de cargas e compras maiores, como uma feira mensal.
Além dos transportes públicos, outra opção vem crescendo no país e vale a pena comentar sobre ela são os carros por aplicativo. Apesar não ser público, ele pode ser muito útil e com valores em conta.
Com apenas alguns cliques, você contrata o serviço de um motorista através do seu dispositivo e ainda acompanha tudo em tempo real, o que é bastante prático para quem não possui carro próprio.
Entenda mais sobre o assunto em nosso conteúdo “Carro de aplicativo ou comprar veículo? Saiba como escolher!”
Agora que já conhece os prós e contras das opções disponíveis, já pode começar a refletir qual o melhor transporte para você e fazer a sua escolha com consciência!
Se considera que vale a pena ter carro e gostaria de encontrar o veículo ideal para você, simule um financiamento e saiba como dar o pontapé inicial em seus sonhos!