Se você está pensando em adquirir um carro, certamente busca as alternativas que sejam mais vantajosas para o seu bolso e compatíveis com as suas necessidades. Nesse momento, uma dúvida que costuma surgir é a seguinte: carro novo ou usado?
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que tanto um quanto outro têm seus benefícios e desvantagens. Por isso, na maior parte das vezes, a escolha dependerá das necessidades e possibilidades do comprador no momento da aquisição.
Apesar disso, como o nosso objetivo é sempre facilitar a sua vida fazer com que você fique bem-informado, preparamos este artigo destacando os prós e contras dos carros novos e usados. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!
Carro novo ou usado: por que é importante avaliar essas opções?
A compra de um carro é certamente um momento de grande realização e alegria para a maior parte das pessoas. Para alguns, essa aquisição significa mais liberdade, mobilidade e conforto na hora de ir trabalhar, passear com a família e se deslocar no dia a dia. Para outros, uma verdadeira ferramenta de trabalho, contribuindo diretamente com a realização de outros objetivos.
Seja qual for a sua realidade, uma coisa é certa: a compra de um carro é um momento importante e, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para que tudo corra como o esperado. Nesse sentido, existem diferentes questões que precisam ser avaliadas antes da compra, como:
- o valor do bem;
- as formas de pagamentos;
- os custos envolvidos na aquisição — especialmente aqueles que virão depois;
- as necessidades de uso do carro;
- orçamento disponível para a compra, entre outras.
Avaliar os prós e contras de um carro novo e dos usados, na prática, é o primeiro passo para que você faça uma escolha mais eficiente, capaz de atender às suas necessidades e possibilidades.
Além disso, não se pode deixar de destacar os impactos que um carro novo ou seminovo poderão causar no seu orçamento. Nesse ponto, é preciso considerar que o carro novo requer uma série de custos adicionais, como emplacamento e pagamentos dos tributos (IPVA, DPVAT e Licenciamento) e seguro.
Em relação ao seminovo, os custos são menores, já que não é preciso fazer um novo emplacamento e é possível adquirir um veículo já com a documentação paga — o que é o mais comum. Apesar disso, na compra de um seminovo, é necessário pagar uma taxa de transferência, a qual pode variar de um estado para outro.
Quais são as vantagens de cada opção?
Agora que você já compreende por que é tão importante comparar as diferentes opções de compra, é hora de falarmos um pouco mais sobre os ganhos e perda dos carros novos e usados. Acompanhe!
Carro novo
A compra de um carro zero quilômetro é, sem dúvida, uma grande realização para a maior parte das pessoas e os principais motivos para isso são:
- garantia de fábrica;
- menor probabilidade da ocorrência de falhas;
- menor custo com manutenções;
- acesso a tecnologias mais recentes;
- segurança em relação à procedência, entre outras.
Apesar disso, também existem os pontos negativos. Por isso, é muito importante colocá-los na “balança” na hora de tomar a decisão. Entre os contras do carro novo, podemos citar:
- preço e parcelas mais altas;
- grande desvalorização inicial;
- negociação mais difícil;
- custos elevados de seguro e IPVA;
- gastos com emplacamento;
- atenção de criminosos, entre outros.
Carro usado
Assim como o carro novo, o usado também tem seus pontos positivos e negativos. Por essa razão, avaliá-los é sempre o melhor caminho para se tomar a decisão certa. Entre os prós do carro usado, podemos listar:
- custo de aquisição mais baixo;
- menor índice de desvalorização;
- maior flexibilidade para negociar;
- facilidade para a compra de modelos mais equipados;
- parcelas mais baixas;
- seguro e IPVA mais baratos;
- maior custo-benefício.
Por outro lado, alguns pontos negativos também estão presentes nesse tipo de carro. Então, é sempre bom estar atento. Os de maior relevância são:
- desgaste de peças;
- maior probabilidade de ocorrência de falhas mecânicas;
- custos mais elevados com manutenção;
- maior risco na negociação, especialmente quando ela é feita diretamente com particulares;
- maior probabilidade de o veículo já ter sofrido algum dano;
- ausência de novas tecnologias, entre outros.
Como fazer a melhor escolha?
Agora que você já entende os prós e contras do carro novo e do usado, certamente está mais seguro para decidir entre um e outro. Não há caminho mais indicado do que avaliar cada um dos pontos listados e, a partir disso, considerar quais deles fazem mais sentido para o seu momento, para o seu orçamento e para as suas necessidades.
Hoje, o mercado de veículos oferece diferentes modalidades de aquisição tanto para os carros novos quanto para os usados. A exemplo, é possível citar o financiamento, uma das modalidades mais utilizadas para a compra de veículos que facilita bastante a realização do sonho do carro novo.
No entanto, é importante destacar que o financiamento do carro usado tende a ser mais caro do que o do veículo novo. Isso porque os juros cobrados são mais elevados, já que o bem dado em garantia — que é o próprio carro — tem um valor mais baixo, além de estar mais sujeito a falhas e outros problemas.
Por isso, se for financiar o seu carro, é muito importante fazer as contas, avaliando o custo final apresentado em cada uma das opções de compra. Em alguns casos, o veículo usado sai mais caro do que o zero em razão dos juros cobrados no financiamento.
Por fim, como foi possível perceber, há uma série de pontos que precisam ser avaliados na hora de escolher entre o carro novo ou usado. O segredo para fazer a melhor escolha está em identificar quais os pontos mais importantes para você e para o seu orçamento.
Quer realizar o sonho da compra do seu carro de maneira mais organizada e segura? O BV pode ajudar. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como!