O sistema de freio ABS é uma das tecnologias mais impactantes para a segurança automotiva. Sua presença se tornou obrigatória em veículos fabricados no Brasil a partir de 2014, e tem sido fundamental na prevenção de acidentes.
Esse tipo de sistema proporciona aos motoristas um controle abrangente das situações, além de oferecer maior segurança no trânsito, já que evita o travamento repentino e a derrapagem das rodas.
Você gostaria de saber o que é freio ABS e para que ele serve? No texto, a seguir, apresentaremos todas as informações necessárias sobre esse tema. Acompanhe!
O que é freio ABS?
O sistema ABS (Anti-lock Braking System) opera por meio de sensores localizados nas rodas, os quais evitam o travamento repentino ou a derrapagem das mesmas, sendo parte integrante dos controles de estabilidade e tração.
Portanto, trata-se de um sistema de segurança essencial nos veículos, ativado em situações de emergência para prevenir acidentes.
Estima-se que os veículos equipados com freios ABS são capazes de reduzir a distância de frenagem em até 30%. Isso proporciona ao motorista um tempo maior de reação para desviar de obstáculos durante a frenagem.
Uma curiosidade: o sistema ABS foi introduzido nos carros de luxo na década de 1980, ganhou popularidade nos anos 1990 e, hoje em dia, é considerado indispensável quando o assunto é segurança veicular.
No Brasil, é importante lembrar que o uso do ABS é obrigatório por lei desde 2014, juntamente com o airbag frontal duplo.
Agora que você já sabe o que é freio ABS e como ele chegou na indústria automotiva, veja abaixo como ele funciona, bem como quais são os seus componentes principais!
Como funciona o freio ABS?
O sistema de freio ABS é composto por quatro componentes principais:
1. Sensores de velocidade: estão presentes nas 4 rodas. Eles interpretam as informações de rotação das rodas e enviam sinais para a central eletrônica quando há desalinhamento com a velocidade do veículo;
2. Bomba hidraulica: sua função é pressurizar o fluido de freio após o acionamento do sistema ABS;
3. Controlador eletrônico: responsável pela monitoração dos sensores de velocidade e pelo controle do sistema ABS;
4. Válvulas hidráulicas: controlam a pressão dos fluidos de freio em cada roda, permitindo o ajuste individual do freio para evitar o travamento das rodas.
Ou seja, os sensores instalados nas rodas detectam uma frenagem brusca e enviam essas informações para a unidade de controle eletrônico. A partir disso, a unidade determina a liberação gradual dos freios. Isso permite que as rodas girem sem travar, resultando em uma distância de parada menor.
O sistema ABS realiza um monitoramento contínuo da rotação das rodas e as compara com a velocidade do veículo. A cada seis milissegundos, ele verifica o esterçamento da direção, a força do motor, a aceleração e outros aspectos, garantindo assim uma viagem segura.
Para ativar o sistema, o motorista precisa pressionar o pedal de freio com força. Esse movimento faz com que os sensores identifiquem uma desaceleração das rodas incompatível com a velocidade do veículo.
Como resultado, a válvula hidráulica é ativada no freio da roda, reduzindo a força de frenagem e permitindo que a roda gire mais rapidamente. Em seguida, a velocidade da roda é recuperada e a válvula reintroduz a pressão para segurá-la, repetindo esses dois ciclos do processo em um intervalo de aproximadamente 15 segundos.
Para que serve o freio ABS?
O freio ABS tem como principal função evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas ou emergenciais. Com isso, essa tecnologia permite que o motorista mantenha o controle direcional do veículo, mesmo em superfícies escorregadias ou em situações de aderência reduzida.
Isso significa que o veículo permanece mais estável e manobrável durante a frenagem, reduzindo o risco de derrapagem e perda de controle.
Além disso, o freio ABS ajuda a reduzir a distância de frenagem, pois permite que as rodas continuem girando e tracionando o veículo, mesmo em uma frenagem intensa. Isso proporciona ao motorista um tempo de reação maior para evitar obstáculos ou colisões.
Como saber se o carro tem freio ABS?
Desde 2014, no Brasil, é obrigatório que todos os carros novos vendidos sejam equipados com o sistema de freio ABS. No entanto, se o veículo tiver sido fabricado antes desse ano, é recomendado que o motorista consulte o manual do proprietário para verificar se o carro possui esse sistema instalado.
É importante ressaltar que todos os veículos equipados com o sistema de freio ABS possuem uma luz de alerta no painel. Essa luz tem a função de indicar se há algum problema no sistema, mas é normal que ela acenda por alguns segundos sempre que o motorista ligar o carro. Dessa forma, a verificação é simples: se a luz não acender, significa que o carro não possui o sistema ABS instalado.
Mas fique atento, pois se essa luz permanecer acesa no painel, pode ser um indicativo de que o sistema não está funcionando bem. Pode ser um simples mau contato em alguma parte do sistema de freio até problemas mais sérios.
Um dos possíveis motivos é o mau funcionamento de algum sensor do ABS nas rodas. Também pode ser que o veículo esteja com pouco fluido de freio ou com alguma pane elétrica.
Diante disso, é recomendável levar o carro ao seu mecânico de confiança para uma verificação adequada, a fim de identificar a causa do problema e fazer a manutenção necessária.
Qual a diferença entre o freio ABS para o normal?
As diferenças entre os freios ABS e os convencionais baseiam-se, principalmente, na resposta em situações de emergência.
O sistema ABS permite que, ao realizar uma freada de emergência, o motorista possa controlar a direção do veículo durante a frenagem e que seja possível evitar um obstáculo, algo impossível com os freios convencionais.
Quando o veículo inicia a frenagem e o ABS é ativado, será perceptível a vibração do pedal. Ao contrário dos freios convencionais, essa vibração não indica nenhum problema ou possível falha, é algo normal no funcionamento do sistema ABS.
Quais as vantagens do freio ABS?
O principal benefício do sistema ABS é, sem dúvida, proporcionar maior segurança aos veículos em situações adversas.
Confira as principais vantagens de sua utilização:
- Prevenção de acidentes;
- Ajuda no controle da direção durante manobras;
- Reduz o tempo e da distância de frenagem;
- É eficiente em diferentes tipos de pista, como areia, asfalto molhado, entre outros;
- É possível fazer a integração com outras tecnologias de segurança por meio de conexão em rede, como sistemas como controle de tração e controle de estabilidade.
Quanto tempo dura o freio ABS?
A vida útil do sistema ABS é equivalente à vida útil do sistema de frenagem como um todo. Portanto, é importante realizar manutenção periódica e preventiva do conjunto para evitar problemas futuros.
Além disso, é recomendado a substituição das pastilhas e a verificação do sistema a cada 10 mil quilômetros rodados. Fique de olho nas orientações do fabricante para a troca do fluido de freio, que você pode encontrar no manual do veículo.
E aí, gostou de aprender o que é freio ABS? Então, confira mais conteúdos educativos do blog BV Inspira!