Quem preza pelo conforto e praticidade já deve ter se perguntado: carro de aplicativo ou carro próprio? Por isso, o banco BV preparou um conteúdo completo reunindo os principais prós e contras de cada opção para que você faça a escolha que mais combina com suas necessidades!
Ter um carro próprio é uma maravilha, pois é um meio de transporte rápido, prático e cômodo. Além disso, a compra do veículo também representa a realização da tão sonhada independência e pode trazer maior conforto para todos da família.
Segundo a pesquisa “A Relação do Brasileiro com o Automóvel 2023”, da Opinion Box e Serasa, 58% dos brasileiros acreditam que vale a pena ter um carro próprio, enquanto 64% o desejam para ter mais conforto na hora de se deslocar.
No entanto, com a popularização dos apps de mobilidade, já dá para se locomover mantendo o conforto e a praticidade, sem comprar um veículo, como aponta o mesmo estudo, em que 38% dos brasileiros já cogitam usar apenas carros de aplicativo. Por isso, é comum bater aquela dúvida: usar um carro de aplicativo ou carro próprio.
Ambas as alternativas têm os seus prós e contras. O carro próprio pode ser melhor para quem roda muito, leva bastante bagagem e sempre carrega passageiros. Já os apps de transporte são opções mais baratas para quem percorre trajetos curtos e deseja economizar em despesas com o veículo, como manutenções, combustível ou estacionamentos, por exemplo.
Quer conhecer mais os benefícios e as limitações para optar entre carros de aplicativo ou comprar um carro próprio de forma mais assertiva? Continue a leitura e saiba como escolher o mais adequado para você!
Vantagens e desvantagens de usar app de transporte
Quando falamos de aplicativos de transporte, possuímos uma grande variedade de opções. Eles são super práticos, mas não são as melhores opções para todo mundo. A seguir, vamos listar quais são os seus principais prós e contras.
Vantagens dos apps de transporte
Para usar, basta escolher um aplicativo, baixá-lo, cadastrar-se e solicitar um motorista. O melhor de tudo é que você paga apenas pela corrida. Não tem custos com a manutenção do carro, combustível, IPVA, seguro, multas, etc. Há outras vantagens:
- mais barato para percorrer curtas distâncias: ideal para quem mora perto do trabalho e só faz esse trajeto no dia a dia;
- melhor aproveitamento do tempo parado no trânsito: como é outra pessoa que dirige, você pode aproveitar a viagem para navegar pelas redes sociais, fazer ligações, checar o e-mail, etc.;
- economia com estacionamento: você pode ir aonde quiser sem se preocupar com o valor do estacionamento ou se o seu carro estará bem protegido na vaga pública;
- segurança ao voltar da balada: bebida e direção não combinam. Então, quando tomar aquele drink ou uma cervejinha, o melhor é voltar para casa por meio de algum app;
- variedade nas formas de pagamento: é possível pagar com dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito e até usar cupons de desconto.
Desvantagens dos apps de transporte
Normalmente, o custo do quilômetro rodado dos apps de transporte é mais caro se comparado ao deslocamento com carro próprio. Portanto, só vale a pena se o trajeto for curto. Agora, quem percorre muitos quilômetros todos os dias, porque mora longe do trabalho e ainda precisa levar as crianças para a escola, por exemplo, pode gastar bem mais usando esses aplicativos.
Outros contras são:
- necessidade de internet: se o seu pacote de dados acabar ou o celular ficar sem sinal na rua, você não conseguirá chamar um carro;
- risco de atrasos: o serviço depende da disponibilidade de motoristas e da demanda na sua região. Então, em algumas situações, pode haver uma dificuldade de encontrar um carro livre e ainda demorar para chegar;
- oscilações de preços: quando a procura é grande, os preços costumam subir;
- dificuldade para carregar grandes volumes: é mais complicado usar apps quando é necessário transportar equipamentos de trabalho, sacolas do supermercado com as compras do mês, etc.
Agora que você já conferiu os prós e contras dos apps de transporte, que tal conferir essas informações sobre carro próprio? Assim, conseguirá escolher entre carro de aplicativo ou carro próprio de forma muito mais responsável. Acompanhe abaixo!
Vantagens e desvantagens de comprar um carro
A compra de um carro é, para além de uma aquisição com o objetivo de garantir mais conforto e praticidade, é a realização de um sonho que melhora a qualidade de vida da família. Além do mais, muitas vezes, trata-se de uma necessidade, e não de luxo.
No entanto, é preciso avaliar direitinho e ver se vale a pena. Veja, a seguir, quais são os benefícios e as inconveniências.
Vantagens do carro próprio
O melhor do veículo próprio é a liberdade e a independência. Você pode ir aonde e na hora que quiser, sem se preocupar se haverá transporte público ou disponibilidade de motoristas de apps para voltar depois. Tem mais:
- economia nas viagens longas: quem trabalha longe de casa, precisa levar e buscar as crianças na escola todos os dias e costuma viajar aos finais de semana com a família gastará menos se comprar um carro;
- deslocamento mais rápido: como não existe um período de espera pelo motorista, você pode gastar menos tempo para chegar ao destino;
- conforto e privacidade para a família: os deslocamentos em carro próprio são mais cômodos para quem precisa transportar crianças e idosos como passageiros. Sem contar a privacidade, já que não terá um desconhecido dentro do carro.
Desvantagens do carro próprio
Todas as responsabilidades com o veículo são do proprietário. Então, quem decide comprar um automóvel costuma ter mais trabalho se comparar à praticidade dos serviços por aplicativo. Outros contras são:
- custos mais altos: é necessário pagar as parcelas do financiamento, IPVA, licenciamento, seguro, manutenções periódicas, eventuais consertos, multas, entre outras despesas;
- dificuldade de encontrar estacionamentos: está cada vez mais difícil estacionar nos grandes centros. As vagas públicas são arriscadas e as pagas são caras.
Carro de aplicativo ou veículo próprio: o que é melhor?
Não existe uma única resposta para isso. A melhor opção é sempre aquela que atende às suas necessidades, se encaixa na sua realidade financeira e contribui para o alcance das suas metas. Vamos mostrar adiante o que é importante observar para fazer uma escolha certeira entre carro de aplicativo ou carro próprio.
Avalie suas necessidades
Qual será a finalidade do carro? Para sair à noite com mais conforto e segurança? Se você gosta de beber, opte pelos aplicativos de transporte. Agora, quem precisa do automóvel para trabalhar e percorre longas distâncias todos os dias, a compra de um veículo pode ser a melhor decisão.
Percebeu como identificar suas necessidades ajuda a guiar a escolha? Então, leve isso em consideração.
Pense nos seus planos futuros
Você pode não precisar do carro hoje, mas e amanhã? Tem mais filhos a caminho ou deseja ter? Há planos de pegar a estrada mais vezes nos próximos anos? A compra do carro deve estar no seu planejamento financeiro para auxiliar na realização de outros sonhos, em vez de atrapalhar.
Aliás, é bom lembrar que nem sempre o carro só acarreta gastos. Já pensou em ser motorista de aplicativo, por exemplo? É possível fazer uma renda extra com isso. Nesse caso, é importante regularizar a carteira de motorista e incluir o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) nela, combinado?
Entenda o seu momento financeiro
Você pode até precisar do carro agora, mas, se não tiver condições financeiras de pagar por ele, não adianta nada. Lembre que os custos vão além do valor do automóvel. Existem ainda os impostos, o combustível, as manutenções e por aí vai. Tudo isso precisa caber no seu orçamento.
Portanto, veja o seu orçamento e avalie se existe uma folga. Muitas vezes, será necessário fazer alguns ajustes para viabilizar a compra. Inclusive, é interessante pensar em comprar carro usado em vez do zero quilômetro, porque é mais barato.
Para facilitar a compra do seu carro, o BV tem a solução de financiamento de veículos. Com esse serviço, é possível financiar sem entrada ou dar um bom valor no início para suavizar as prestações. As parcelas são fixas até o fim do contrato, e o prazo de pagamento pode variar de 3 a 60 meses. É a flexibilidade que você necessita para adequar o valor das parcelas mensais ao seu orçamento.
Respondemos à pergunta que não queria calar: carro de aplicativo ou carro próprio? Essa decisão é bem particular, pois depende de vários fatores. Logo, examine os prós e contras e veja qual alternativa é mais adequada às suas necessidades e, claro, cabe no seu bolso.
Chegou a conclusão de que comprar um carro ou usar carro de aplicativo é a melhor opção para você? Então, entre em contato conosco e saiba como financiar o seu veículo com o BV. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.