Recorrer ao crédito costuma ser, em geral, mais do que uma escolha, pois pode ser necessário obter dinheiro para ajudar na organização financeira. Mas a dúvida surge na hora de escolher a melhor opção: qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal?
Quando se avalia o limite de crédito, o “pessoal” é mais atrativo para empréstimos maiores. No que se refere a taxas de juros, o “consignado” parece mais atrativo. Cada um tem os seus diferenciais.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Nele, você vai entender quais as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, bem como descobrir qual é o mais compatível com o seu perfil. Confira!
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma alternativa de crédito que normalmente tem juros menores do que de um empréstimo pessoal, isso porque o valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento (holerite) do indivíduo, ou seja, a instituição financeira consegue se resguardar um pouco mais quanto à possível inadimplência.
A quantia liberada no empréstimo não pode superar 35% da renda total (considerando descontos financeiros e todos os empréstimos contratados). Essa regra está prescrita na Lei 10.820/2003, que explica sobre a permissão para desconto de mensalidades em folhas de pagamento.
Quem tem direito a fazer empréstimo consignado?
Para conseguir o empréstimo consignado, você precisa se encaixar em uma das seguintes modalidades:
- Ser funcionário público (municipal, estadual ou federal);
- Ser aposentado ou pensionista do INSS;
- Ser militar das Forças Armadas;
- Trabalhar em empresas privadas com carteira assinada (empréstimo consignado privado).
O abatimento no salário é feito e registrado no holerite para comprovar que o empréstimo está sendo pago todo mês.
Já a análise e aprovação desse tipo de empréstimo considera alguns fatores importantes, como:
- Estar dentro da faixa etária permitida (18 a 80 anos de idade);
- Estar em uma das categorias elegíveis;
- Se a fonte pagadora (empresa ou INSS) é conveniada com a instituição financeira de interesse;
- Se existe margem de empréstimo disponível.
Após a aprovação, basta assinar o contrato e a averbação, uma reserva do valor da parcela mensal do empréstimo consignado a favor do banco, para o crédito ser liberado na conta bancária informada.
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
O empréstimo consignado tem algumas vantagens bastante tentadoras. Confira abaixo:
Juros mais acessíveis e pré-fixados
Os juros do consignado são mais baratos em relação ao empréstimo pessoal, sem contar que as taxas são pré-fixadas, ou seja, serão as mesmas até o pagamento da última parcela.
Prazo maior para pagamento
No empréstimo consignado, os Bancos conseguem oferecer prazos mais longos para pagamento do que no empréstimo pessoal, por ter menos risco, mas a regra do consignado privado não é fixa.
O que é o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é um dinheiro concedido por uma instituição bancária e/ou financeira, que tem como principal diferencial a liberdade para o seu uso. Ou seja, não é necessário informar como essa quantia será utilizada.
Não existe uma finalidade específica para o empréstimo pessoal, e as parcelas devem ser pagas diretamente por quem o contratou, não havendo desconto em folha de pagamento. Ele é um empréstimo que pode ser concedido para qualquer necessidade, seja ela pessoal para investir em uma reforma, ajudar a regularizar algumas contas ou até mesmo, iniciar um projeto como montar um negócio, etc.
Como funciona o empréstimo pessoal?
No empréstimo pessoal, o dinheiro é liberado para uma pessoa física portadora de documentos de identidade e comprovantes de renda. Já que não é preciso informar o que será gasto, é só negociar as condições da operação, como número de parcelas e taxa de juros. Os critérios de empréstimo variam em cada instituição financeira.
Quais as vantagens do empréstimo pessoal?
Veja a seguir as principais vantagens dessa modalidade.
Solução para emergências
Está precisando pegar uma boa quantia para comprar algo em poucos dias? Nesse caso, o empréstimo pessoal é a melhor saída, devido à sua facilidade.
Basta apresentar os documentos necessários para a instituição poder fazer a análise de crédito. Por fim, é só negociar as formas de pagamento e receber o dinheiro.
Utilização para qualquer finalidade
Como não é preciso informar os motivos do empréstimo pessoal, você pode gastá-lo em qualquer finalidade. Isso quer dizer que você tem autonomia para fazer o que quiser com o dinheiro, ao contrário dos financiamentos, em que as compras ficam condicionadas ao pagamento das parcelas do bem adquirido.
Solicitação pela internet
Outra vantagem interessante é fazer o pedido de empréstimo pessoal online. Existem instituições financeiras que oferecem empréstimos pela internet, para facilitar o processo e dar mais comodidade às pessoas. Para isso, vale pesquisar se a empresa tem nome e experiência no mercado.
Qual o melhor: empréstimo pessoal ou consignado?
Para resumir qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal, trouxemos os principais pontos para você decidir qual o melhor.
Por exemplo, no empréstimo consignado, as parcelas não poderão comprometer mais de 35% do salário líquido ou benefício INSS da pessoa para ser liberado.
Já o empréstimo pessoal não considera esse limite, e sim a situação financeira do solicitante, porém terá maiores juros. Ou seja, a categoria “pessoal” não obriga a descontar as mensalidades do empréstimo na folha de pagamento. Para isso, o titular do empréstimo pessoal deve realizar os pagamentos das parcelas, seja autorizando o banco onde possui conta para quitar os valores por meio de débito em sua conta, seja por meio de boletos.
Agora que você já sabe qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal, já tomou a sua decisão? Sempre analise as suas condições e escolha a opção que melhor se encaixa no seu perfil.
Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco para conhecer as nossas modalidades de empréstimo. No BV, você tem vários canais de contato (chat, e-mail e telefone) com uma equipe preparada para tirar dúvidas e sugerir o melhor produto financeiro para você. Não deixe de conferir!