Lançar uma empresa é uma forma de colocar ideias comerciais em prática e ser dono do próprio negócio. Só que é preciso ter uma boa quantia em mãos para fazer o investimento inicial. Por isso, existem diversas maneiras de obter crédito para abrir um negócio.
A variedade de opções disponíveis é compatível com as demandas específicas dos empreendedores. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as principais formas de obter crédito para empresa. Acompanhe a leitura!
Por que ter crédito para abrir uma empresa?
Antes de tudo, falaremos do que não é necessário. Você não precisa esperar anos para começar, não precisa ter concluído uma série de cursos (técnico ou de nível superior) e muito menos precisa ter sócios.
Algumas oportunidades de negócios dependem de dedicação, ideias inovadoras e experiências concretas, como consultorias ou prestação de serviços em geral. Claro que também é possível entrar nos ramos mais tradicionais, como fabricação de mercadorias e varejo. Tudo depende do seu perfil empreendedor.
A seguir, você entenderá por que obter crédito para ter sua empresa pode ser a melhor opção.
Ter poder de negociação e gerar economia
Como as agências bancárias, os fornecedores garantem melhores condições para as empresas, como preços mais acessíveis e bons prazos de pagamento. As operadoras de planos odontológicos e de saúde, por exemplo, oferecem preços reduzidos para as companhias, garantindo que os funcionários tenham acesso facilitado a esses serviços.
A propósito, alguns fornecedores não fecham negócio com pessoas físicas. E, neste caso, ser um profissional autônomo pode dificultar a aquisição de materiais e mercadorias necessárias para revender ou executar trabalhos.
Poder participar de licitações
Quando uma empresa vence uma licitação, pode fornecer produtos ou realizar serviços em grande escala por um período estendido a uma instituição pública. Portanto, ao abrir um negócio, você tem a chance de garantir uma fonte de faturamento recorrente.
Quais as opções de crédito para abrir empresa?
Conheça as principais fontes de crédito para montar um negócio do zero.
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal costuma ser oferecido para as etapas iniciais de um empreendimento. Ele é indicado para lidar com processos burocráticos, contratação de mão de obra, aquisição de equipamentos, aluguel predial, pequenas reformas etc.
No empréstimo pessoal, não é necessário justificar todos os caminhos pretendidos com o dinheiro, mas é preciso comprovar a possibilidade de pagá-lo.
Sócio investidor
O sócio investidor é um empreendedor que oferta seu dinheiro para investir na empresa e obter retorno. Nesse caso, é muito importante que seja uma pessoa de grande confiança, pois o rendimento será dividido entre vocês. Além disso, é preciso que ambos tenham uma convivência harmônica por conta da necessidade de tomar decisões juntos.
Investidor anjo
O investidor anjo patrocina a empresa e oferece conhecimento a fim de fazê-la prosperar. É uma opção bastante atrativa, porém desafiadora. Você terá de convencer o investidor anjo em relação ao seu projeto empresarial. É necessário levantar e compreender todos os riscos, bem como ressaltar as vantagens do seu empreendimento.
Financiamento coletivo (crowdfunding)
O financiamento coletivo também é chamado de “vaquinha virtual”. Existem diversos sites em que você pode se cadastrar, descrever sua ideia de negócio e informar um valor a ser alcançado para tirá-la do papel.
Para obter o dinheiro necessário, você terá que fazer uma divulgação massiva e apresentar uma proposta na qual as pessoas e empresas acreditem no seu projeto. Além disso, é interessante oferecer algum mimo para os doadores, como brindes ou bônus após a concretização do negócio.
Empréstimo com Garantia de Veículo
Nessa modalidade, você usa seu carro quitado como garantia para assegurar o empréstimo. Assim, o banco concede um crédito em troca desse tipo de acordo. O automóvel pode ser usado normalmente por você durante a vigência do contrato e durante esse período não é possível vendê-lo.
Durante o tempo contrato, o automóvel fica alienado à instituição financeira. E após a conclusão de pagamento de todas as parcelas, você pode vendê-lo normalmente.
Por ter uma garantia maior para o banco, esse tipo de empréstimo apresenta taxas mais atrativas para o consumidor, já que o risco de inadimplência é bem menor do que de um empréstimo pessoal, por exemplo.
Além disso, caso a pessoa não consiga manter as parcelas em dia, o banco tem o direito de retomar o veículo. Por isso, é fundamental que o crédito seja feito de maneira consciente, a fim de evitar dores de cabeça no futuro.
Como escolher a melhor opção de crédito para abrir empresa?
Como existe uma grande variedade de opções de crédito para abrir empresa, é preciso analisar alguns fatores importantes para fazer a melhor escolha.
Faça um planejamento financeiro
Antes de “bater o martelo”, monte um planejamento para compreender quanto as parcelas pesarão no caixa da futura empresa. Analise as taxas, o prazo de pagamento e como o negócio lidará com as parcelas.
Não comprometa mais de 30% do orçamento e insira os pagamentos do crédito nas contas da instituição. Veja se será possível arcar com esses compromissos no período inicial, visto que, dependendo do segmento de mercado escolhido, o lucro pode não ser imediato.
Pesquise e faça simulações
Cada produto financeiro contém exigências, restrições, prazos, limites, taxas e encargos, que fazem parte da política de empréstimo. Por isso, faça pesquisas e simulações para identificar a solução mais compatível com a sua necessidade.
Aproveite os recursos tecnológicos e as informações da internet para estudar todas as possibilidades e ter mais poder de negociação.
Por que contar com o empréstimo com garantia de veículo?
Usar o veículo como garantia é uma das alternativas mais populares para quem deseja abrir um pequeno negócio. Esse tipo de empréstimo garante acesso a um crédito com taxa de juros mais baixas que outras linhas de empréstimo! Isso por conta da garantia atrelada.
Para isso, basta que seu veículo esteja quitado para oferecê-lo à instituição bancária fornecedora do crédito até a quitação das parcelas. Mais uma vez, você continua usando o carro normalmente.
No entanto, existem algumas ressalvas sobre como conseguir empréstimo com garantia. Para isso, é preciso que o bem esteja no nome do solicitante do empréstimo, ou seja, não é possível fazê-lo com nomes de terceiros (cônjuge, parentes e amigos).
Além disso, é necessário que o automóvel esteja em bom estado de conservação, pois será feita uma vistoria para avaliar o valor real do veículo, com base no modelo, no ano de fabricação, na mecânica e no aspecto visual.
Entre os benefícios do empréstimo com garantia que também merecem destaque estão:
- processo que antecede a liberação do dinheiro é ágil e simplificado, exigindo poucos documentos;
- não é preciso indicar a finalidade do dinheiro;
- o período de pagamento é maior, ou seja, você pode estabelecer prazos mais longos com parcelas mais baixas.
Nesse sentido, o banco BV pode ajudar você a obter crédito para abrir empresa. Acesse nosso site para simular seu empréstimo com garantia de veículo.
Basta informar o valor que gostaria de solicitar, enviar alguns dados pessoais e do seu carro e aguardar o retorno das propostas de acordo com o seu perfil financeiro.