Você ouviu falar que o veículo é aceito no empréstimo como garantia, mas não entende muito bem como funciona essa modalidade? Quais seriam as vantagens de colocar um veículo na negociação? Quais as condições para seja aceito como garantia?
Essas são dúvidas bem comuns entre as pessoas que estão pensando em fazer um empréstimo, mas que nem sempre estão muito familiarizadas com todas as condições oferecidas pelas instituições financeiras.
O uso de veículos como garantia no empréstimo é uma modalidade que pode atender às suas necessidades. Por isso, é importante saber como ela funciona.
Estamos aqui para ajudar você com isso. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona o uso de veículo como garantia?
O veículo (automóveis, utilitários ou pesados) é aceito no empréstimo pela instituição financeira que vai fazer a avaliação do veículo para assim determinar o valor a ser concedido para o proprietário. Quando isso acontece, será concretizada a alienação fiduciária, ou seja, o veículo ficará no nome do banco até que todas as prestações sejam pagas e o contrato seja encerrado.
O valor obtido poderá ser utilizado para qualquer finalidade, e você poderá continuar utilizando seu veículo enquanto o contrato estiver em vigor. Essa modalidade oferece ao banco uma garantia a mais de que todas as prestações serão quitadas.
Vale ressaltar que é possível vender o veículo, desde que você encerre o pagamento total da dívida.
No BV, quando você faz o empréstimo com garantia de veículo, você pode obter até 120% do valor dele, sujeito a análise, pagando prestações mensais, com as devidas taxas decorrentes da operação.
Ao final do contrato, o documento do veículo será transferido para seu nome novamente. Simples, não é mesmo?
Como obter esse tipo de empréstimo?
Obter o empréstimo com garantia de veículo é bem simples. Basta seguir o processo de 4 etapas, a seguir:
1. Analisar as opções
A melhor forma de começar esse processo é usar um simulador online para saber quanto poderá conseguir de empréstimo, avaliar taxas aplicáveis e quais serão os valores das parcelas mensais.
Avalie bem as condições oferecidas e, caso essa modalidade de empréstimo seja adequada para suas necessidades, poderá partir para a contratação.
2. Avaliação de crédito
Nessa segunda etapa, será feita a análise de crédito, que costuma ser simplificada quando o veículo é aceito na operação. Como o veículo é uma garantia extra para o banco, a aprovação costuma ocorrer com mais rapidez e simplificada.
Você pode usar o dinheiro como quiser, até mesmo, para quitação de outras dívidas.
3. Avaliação do veículo
O próximo passo é a vistoria do seu veículo. Algumas instituições oferecem a opção de autovistoria online, na qual não é necessário se deslocar para que seu veículo seja avaliado.
Nessa fase, a avaliação é feita para a instituição saber se o seu veículo está em boas condições de uso, se não possui avarias. Além disso, também é verificado se o seu veículo não está envolvido em outras dívidas, se está quitado e se não há multas e taxas em atraso.
4. Assinatura do contrato
Por fim, com tudo isso pronto, é só partir para a assinatura do contrato e a transferência do documento para que ele fique em nome da instituição financeira. Logo após a assinatura do contrato, o dinheiro vai direto para a conta bancária da sua titularidade.
Regras para um veículo ser utilizado como garantia de empréstimo
É preciso atender a algumas exigências para que o veículo seja aceito no empréstimo como garantia. Saiba quais são elas para poder preparar a documentação e conseguir passar pelo processo de análise com mais tranquilidade:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter o carro quitado, ou seja, ele não pode ter dívidas de financiamento anterior;
- O veículo também não pode estar alienado em outra transação financeira, ou seja, deve estar no seu nome e não de outra instituição financeira;
- O veículo deve estar em boas condições mecânicas, na lataria e interior;
- Não pode ter multas ou IPVA, licenciamento e seguro obrigatório em atraso.
Quais são as vantagens de utilizar um veículo como garantia?
Existem muitos benefícios em usar seu veículo como garantia no momento em que precisar de um crédito junto ao banco. Por isso, sempre vale a pena procurar uma instituição financeira com credibilidade e solidez no mercado para entender bem as condições e fazer a negociação.
Veja quais são as vantagens desse tipo de operação.
A avaliação e a aprovação do crédito costumam ser mais rápidas
Como seu veículo ficará no nome do banco, a instituição tem uma garantia maior de que não haverá inadimplência.
Você pode usar o dinheiro como quiser
O dinheiro pode ser usado para que você conquiste seus objetivos, independente do que é prioridade na sua vida no momento. Por isso, é possível utilizar esse empréstimo para qualquer finalidade, sem necessidade de comprovação.
Documentação descomplicada
A documentação exigida para o empréstimo com garantia de veículo costuma ser mais simplificada, como a identidade (RG ou Carteira de Habilitação e CPF), além dos documentos do veículo.
Juros mais baixos e prazos maiores para o pagamento da dívida
Oferecer o veículo como garantia dá mais segurança à instituição financeira. Em troca, ela concede melhores condições na contratação, como taxas de juros mais atrativas em relação aos outros tipos de empréstimo, além de mais opções de prazos para sua melhor escolha.
Dessa forma, você tem mais chances de encontrar uma alternativa adequada à sua situação financeira, sem que traga problemas para o seu orçamento mensal, optando sempre por parcelas que você consiga absorver mensalmente.
No BV, por exemplo, é possível obter empréstimo para pagamento em até 72 meses, com parcelas fixas.
Possibilidade de conseguir até 120% do valor do veículo
As instituições financeiras costumam avaliar cada caso como único, mas, de forma geral, ao ter o veículo aceito no empréstimo com garantia, você poderá obter até 120% do valor de mercado dele no BV.
Ou seja, além de ser uma modalidade acessível, ela dá a você a oportunidade de conseguir mais dinheiro para o que precisar: pode ser a entrada em um financiamento de imóvel, quitar dívidas que possuem taxas maiores, o pagamento de um curso ou da faculdade, etc.
Viu como pode valer a pena ter o veículo aceito em empréstimo como garantia? O processo é mais simples do que muitas pessoas imaginam e apresenta vantagens bem atraentes.
Quer saber se essa é mesmo a melhor alternativa para você?