Quem nunca se esqueceu de pagar uma conta, mesmo tendo dinheiro no banco? Se este não é o seu caso, provavelmente conhece alguém que já passou por isso! O débito automático é a solução para quem deseja se organizar financeiramente e não quer se perder com as datas de vencimento de cada cobrança.
Há quem pense que o débito automático é só para quem tem muito dinheiro a ponto de não ter que se preocupar com o saldo na conta, mas isso não é verdade. Na realidade, essa funcionalidade se trata muito mais sobre controlar o dinheiro do que ter recursos “sobrando”.
Independente do saldo, as contas continuam a vencer, certo? Por isso, você vai conferir neste texto como o débito automático pode contribuir na relação entre o seu dinheiro e seus planos de vida. Vamos lá?
O que é débito automático?
No débito automático, você autoriza o pagamento programado de cobranças recorrentes. Contudo, para que a conta seja debitada, é preciso ter saldo na conta.
O débito automático serve para contas mensais, como água, luz, plano de celular e serviço de assinatura, por exemplo. Ele também serve para despesas que tenham outra regularidade, como assinaturas semestrais ou anuais de aplicativos ou o caso do seguro do carro.
A maioria dos bancos oferecem este serviço de forma gratuita.
No entanto, vale checar com sua instituição financeira se há cobrança de taxa. Por ser uma funcionalidade opcional, o banco só pode fazer o débito automático de algum pagamento de fatura depois que você o autoriza.
Atualmente, o Banco Central planeja lançar em 2024 a função de Pix automático, que é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.
Como funciona o pagamento em débito automático no BV?
Mas, afinal, como funciona o débito automático no BV? Neste meio de pagamento, a fatura será paga automaticamente em sua data de vencimento.
Não existe um horário padrão para o débito automático ser feito, mas ele será realizado na data de vencimento da sua conta. Caso o pagamento caia no fim de semana ou feriado, o débito acontecerá no próximo dia útil.
E cada instituição financeira define também o tipo de cobrança a ser feita no débito automático. Você pode se organizar financeiramente, cadastrando o pagamento programado para faturas do cartão de crédito e o financiamento de veículo do BV, por exemplo.
É possível cancelar o débito automático?
Sim, você pode pedir o cancelamento do débito automático caso não se identifique com esse formato de cobrança. O Banco Central afirma que o cidadão tem direito de tirar a conta do pagamento programado.
Não existe cobrança de taxa ou prazo para o cancelamento ser feito. Você pode pedir diretamente para o banco, tanto por telefone como pelos canais digitais dele.
Contudo, se você tem uma fatura com débito automático em um banco e deseja transferir essa funcionalidade para outro banco, isso não é possível. Você precisa cancelar o débito automático onde ele está programado atualmente e, depois, solicitar na outra instituição onde deseja que ele ocorra.
Como utilizar o débito automático para organizar minhas contas?
O débito automático é uma forma de garantir que você não esquecerá de pagar nenhuma fatura. Evitar desperdícios com taxas e juros por atrasos também é uma forma de cuidar do seu dinheiro e se organizar financeiramente.
Sabendo para onde vai o dinheiro é possível identificar se está gastando mais do que recebe, se pode economizar algum valor, etc. Este controle possibilita que você faça planos para a sua vida, como fazer um curso, comprar um carro ou planejar uma viagem.
Vantagens do débito automático:
- É uma funcionalidade gratuita e que pode ser cancelada a qualquer momento;
- As contas são pagas em dia;
- Você fica livre de ter que pagar taxa e juros por atraso;
- Passa a ter um controle maior sobre o dinheiro;
- Compra com mais consciência, de forma alinhada com os seus projetos;
- Tem mais possibilidade de fazer uma boa negociação na hora de fazer um empréstimo ou financiamento por ter histórico de bom pagador.
No BV, você pode deixar a fatura do seu cartão de crédito e do financiamento de veículos BV em débito automático. Conheça a importância de ter um planejamento financeiro!
Como colocar a conta em débito automático?
Você pode programar o débito automático de maneira totalmente digital, diretamente no aplicativo do banco. O pedido tem que ser feito pelo titular da conta, e o banco vai conferir quem realmente está pedindo a solicitação.
Essa verificação é necessária, principalmente para quem solicita para pagar empréstimos e financiamentos. Cada instituição financeira possui um prazo para concluir o pedido, pois ele depende da confirmação da empresa que vai receber o valor. Para se ter ideia, isso pode levar de 1 até 45 dias úteis.
Por isso, tenha em mente que o débito automático pode ser válido apenas na cobrança seguinte.
Se você solicitar, por exemplo, no mesmo dia do vencimento de uma fatura, o débito programado só vai acontecer na próxima vez. Cada banco pode ter algum ponto específico de como fazer essa solicitação. Para você entender como é um processo simples, veja como fazer isso no passo a passo BV:
- Acesse o app BV com seu login e senha;
- Na tela inicial, vá em “Débito automático” e depois em “Seguir para ativação”;
- Escolha o que quer colocar no débito automático, como a fatura do Cartão BV ou o financiamento de veículo BV, por exemplo;
- Confirme a ativação;
- Pronto, em alguns dias sua conta estará no débito automático!
O que acontece se eu não tiver saldo para débito automático?
Se a cobrança do débito automático for feita com o saldo insuficiente, o pagamento será recusado. Se a sua instituição financeira contar com a possibilidade de cheque especial, o pagamento poderá ser feito desta maneira. A partir disso, há duas possibilidades:
- Ao ser recusado, acontece o mesmo se você deixar de pagar a conta depois que ela venceu. Começa a valer a cobrança de juros por atraso, de acordo com o tempo que levar para debitar de novo;
- Se a cobrança for debitada do cheque especial, a conta estará paga, mas você pode precisar pagar juros ao banco.
Quando o pagamento é recusado por saldo insuficiente, é importante verificar se a empresa voltou a fazer uma nova tentativa automática. Se não fizer, você precisa avisá-la e informar que a cobrança pode ser feita novamente. No BV, o cliente é avisado quando não há saldo suficiente para realizar o débito automático. Nesse caso, basta depositar o valor na sua conta e o débito acontecerá até às 22h daquele dia.
Qual a diferença entre débito automático e débito direto autorizado?
O débito automático é o pagamento programado das contas que você autoriza seu banco a fazer. Já o Débito Direto Autorizado (DDA) requer que você autorize a cobrança automática a cada boleto.
No débito automático, você pode incluir contas básicas, como faturas e financiamentos, a depender do banco. Além disso, faz o pedido uma única vez e a cobrança começa a ser feita regularmente.
Já no Débito Direto Autorizado, você consegue visualizar todas as cobranças que estejam vinculadas ao seu CPF ou CNPJ. Além disso, nem todo o DDA permite a programação automática de débitos, por isso, na próxima cobrança, será preciso repetir o mesmo processo em cada uma das faturas.
Agora que você já sabe o que é débito automático e como ele funciona, que tal aprender como iniciar um fundo de emergência e evitar imprevistos? E não deixe de conferir outros conteúdos sobre o tema aqui no BV Inspira!